DUOLINGO ENGLISH TEST X TOEFL

Olá, pessoal!

   Hoje eu venho falar sobre algo que muita gente tem que me perguntado: o Duolingo English Test, conhecido pela sigla DET.

   Como muitos de vocês já sabem, o Duolingo, que era aquela plataforma para praticar o inglês, lançou um teste de proficiência em 2016 e este teste têm se tornado muito popular aqui no Brasil, também.

    O teste começou a ganhar espaço, justamente por oferecer praticamente a mesma coisa que o já conhecido e temido TOEFL, por um preço muuuuito mais camarada. (Apenas $49!!)

    No nosso canal do Youtube, deixei um vídeo sobre este teste, explicando como fazer e as principais vantagens dele. Também procurei fazer uma comparação com o TOEFL para que nossos inscritos possam refletir e decidir qual o melhor teste para si.

   Porém, caso você prefira ler, eu continuo o post explicando como funciona o DET, ou Duolingo English Test.

     Por ser um teste novo, ainda há muita gente suspeitando da qualidade dele, mas eu fiz o DET em setembro deste ano e, super indico! Mas, espere! Tudo vai depender de qual o motivo para você ter que prestar um teste de inglês. Você precisa comprovar proficiência através de um certificado para alguma empresa? Se sim, o DUOLINGO serve, a não ser que eles tenha exigências de que só possa ser o Camdridge, IELTS ou TOEFL. Se este não for o caso….se joga!

    Lembro que conversando com a gerente do meu banco, comentei sobre o DET e ela ficou super animada em fazer, ainda mais porque o preço do TOEFL, quando convertido para a nossa moeda, nas atuais condições, é de fazer qualquer um chorar!E, ela precisava comprovar proficiência em inglês para subir de posição dentro da instituição.

     O preço, sem dúvidas, foi um dos motivos pelos quais eu fiz o DUOLINGO primeiro. Lembrando que o TOEFL custa 200 dólares e que isso convertido para a nossa realidade daria mais de 1.000 reais (lágrimas caindo). Em compensação, o DET custa apenas 49 dólares! Ou seja: muito mais acessível que o TOEFL.

      Além disso, para o DET, você não precisa ir até um centro aplicador do teste, pois ele é feito no conforto da sua casa, na frente do seu computador. Mas, certifique-se de que está tudo funcionando direitinho no seu PC e que não há nenhum barulho durante a prova, pois já vi depoimentos de quem foi eliminado porque tinha barulho de fundo. Porém, tirando isso, o teste é realmente conveniente, prático e o melhor: tudo termina em apenas 1 hora. Comparando com o TOEFL que dura cerca de 3 horas, o DET dura apenas 1 hora e avalia as mesmas competências que o TOEFL. Não está convencido ainda? Tem mais: O resultado sai em 2 dias!

      Você, que está a procura de um teste de inglês, já deve ter ouvido falar no TOEFL Home Edition, que é a versão dele feita em casa. Se quiser saber mais, faça uma busca no Youtube e você encontrará vários vídeos sobre o Home Edition. Mas, o preço dele e o do TOEFL tradicional é o mesmo.

    Como uma tentativa do TOEFL de frear o DET, que estava expandido seus territórios e angariando mais e mais alunos, a ETS, empresa responsável pelo TOEFL, GMAT, GRE, etc., criou o TOEFL ESSENTIALS, uma versão enxuta do TOEFL com a metade do preço do original. Porém, vale ressaltar que muitas universidades estrangeiras não aceitam o Essentials ainda e vão exigir que você faça o TOEFL tradicional, seja no centro ou em casa.

    Muita gente pergunta se o DET tem o mesmo “nível” do TOEFL e se analisa as competências da mesma forma. Aqui, temos um exemplo do resultado do teste. Porém, se você quiser verificar como é feita a comparação com o TOEFL, no próprio site do Duolingo você encontra.

   Vale lembrar, também que a pontuação total de ambos é diferente. Enquanto o TOEFL vale 120 pontos no total, o DET vale 160 pontos.

  Agora, a pergunta de ouro: vale a pena fazer o DET ao invés de TOEFL ou IELTS?

  Bem, como expliquei no início do post, tudo depende de qual o motivo para querer fazer um ou outro. Se você pensa em estudar no exterior, há 4000 de instituições pelo mundo que aceitam o DET, sendo mais da metade delas nos EUA.

   Porém, se você der uma olhada na longa lista de instituições e cursos, vai perceber que aparecem membros da Ivy League como Columbia University e Yale, além de outros nomes de peso como Duke and John Hopkins University. Isso, claro, salta aos olhos! Porém, se estudar nos EUA é o seu objetivo, fique atento a estes nomes, pois muitos dos que aceitam o DET, aceitam somente para cursos de graduação.

   Abro um parênteses aqui, para explicar que quando falamos de graduação, em português, é diferente da palavra “graduate” em inglês. Cuidado para não se confundir com os termos. Graduação como conhecemos em português, no sentido de bacharelado, é undergraduate em inglês. E, a nossa pós-graduação (mestrado e doutorado) é que é o graduate deles. Portanto, fiquem atentos a este detalhe!

    Vale mencionar aqui que para cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), a maioria das universidades americanas vai pedir o TOEFL e IELTS. Mas, isso também depende da área a qual você pertence. No meu caso, que sou de Letras, a maioria pede TOEFL ou IELTS e algumas, uma pequena parcela, aceita o DUOLINGO para quem quer se candidatar a uma pós-graduação. Sendo assim, o DET geralmente é aceito para cursos de undergraduate (bacharelado).

  Porém, sempre vale a pena verificar com a faculdade /departamento para o qual você deseja se inscrever.

      Agora vamos entender como é o teste:

   Na página do DUOLINGO, você consegue faze um simulado para poder se familiarizar com a prova. Aliás indico esta estratégica seja qual a prova que você for fazer: DET, TOEFL, HSK, JLPT, DELF, etc. É muito importante conhecer a prova e o tipo de questão que ela pede. Já vi muita gente fluente no idioma se dar mal nestes testes simplesmente porque achou que não precisava estudar por já ser fluente! Ledo engano! Mesmo que você seja fluente, é sempre bom saber o que esperar de uma prova. Tanto o TOEFL como o DET oferecem simulados online, sendo que o TOEFL, por ser uma prova mais conhecida e tradicional, vai ter diversos materiais online gratuitos para download.

    Basicamente, o que é pedido no TOEFL, também é pedido no DET. Só que em uma hora de prova. Enquanto no TOEFL você tem as partes de listening, speaking, writing and reading bem definidas e divididas. No DET, não. Você vai ler alguns textos no início, depois vem uma questão de listening, depois de speaking, depois de reading de novo, depois de writing….e é adrenalina pura!

     Agora, vamos falar de uma vantagem do DET. Como ele é um teste relativamente jovem e que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, ele compete de maneira ferrenha com o TOEFL. E quem leva vantagem nisso? Você, candidato! Como? Se você fez o DET e depois resolve fazer o TOEFL também, você pode informar suas notas do TOEFL para o DET e, depois de algum tempo, eles vão analisar e te pagar em dólar! Sim, você vai ganhar 35 dólares?? (que dá quase 200 reais) só porque você informou suas notas do TOEFL para eles. Eu fiz isso e há duas semanas, ganhei esta quantia em um reward card, o qual você pode usar na Amazon, no Uber, na Apple, etc.

       Enfim, o DET pode ser uma ótima opção dependendo dos seus objetivos, por isso, leia bastante sobre os testes de inglês disponíveis no mercado, quais são os aceitos e por quais universidades e, se joga!! Best of luck!

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: