Novelas asiáticas e o público brasileiro

Outro dia, conversava com uma das professoras lá da faculdade e seu marido, quando eles me disseram que o filho deles costumava assistir novela asiática e, que por influência do filho, eles começaram a assistir e hoje, não conseguiam ver outra coisa!

Novelas coreanas

Não só este casal, mas com as plataformas de streaming, vejo que o audiovisual asiático tem que se tornado cada vez popular no Ocidente e já caiu no gosto do brasileiro. Novelas coreanas, japonesas, chinesas. Eu já era fã desde a década de 90, quando assisti a primeira novela japonesa. Demorou para cair no gosto do público, mas caiu. O que falar, então, das novelas turcas que tiveram seu apogeu há uns 5 anos na tv brasileira? Sila, Fatmagül, Mil e uma noites….novelas que tiveram grande audiência e que mostraram que uma boa trama é feita com atores magníficos e com um bom script, sendo totalmente desnecessária a apelação sexual, tão exacerbada nas novelas brasileiras.

Sang e-mah

Se você curte este tipo de novela, que não mostra cenas de sexo explícito, mas cuja força está nos atores e suas interpretações, eu venho te apresentar um outro país que produz novelas incríveis: o Paquistão!

Já comentei aqui no blog sobre vários filmes e novelas paquistanesas, pois costumava assistir muito quando estava na Índia. E, pasmem! Elas fazem o maior sucesso na Índia, também. Apesar da animosidade entre os dois países, a verdade é que o povo reconhece quando algo é bom. Sendo assim, vou apresentar para vocês uma novela bem recente, ainda de 2022, cujo último capítulo terminei de ver hoje. Afinal, férias é pra isso: pra maratonar muitas séries e doramas.

A novela em questão se chama Sang-e-mah e é baseada em nada menos que Hamlet, de Shakespeare. Passada nas montanhas do Paquistão, a novela trata de questões envolvendo tradições tribais e questiona a manutenção destas tradições do país.

Pra quem não conhece, em algumas tribos no Paquistão, ainda há a tradição do ghag, uma espécie de anúncio, no qual o rapaz vai até o portão da casa da moça na qual tem interesse e atira 3 vezes para cima. Com isso, ele proclama que ela pertence a ele e que não estará disponível para aceitar nenhuma proposta de outro pretendente. E caso isso, aconteça, um duelo entre os pretendentes acontece. Soou como algo medieval para você? Pois esta tradição ainda existe, ficando a mulher totalmente subjugada a decisão do pretendente e, caso ela o rejeite, ninguém terá coragem de pedir a mão dela novamente. Sendo assim, ela ficará solteira para sempre na casa dos pais, algo considerado uma desgraça para estas comunidades tradicionais.

A novela vai abordar o fato de como a vida das pessoas pode tornar miserável em nome de uma tradição. Não vou dar mais spoiler, mas a novela vai levantar diversas outras questões sociais junto, além de trazer diálogos fortes e em algumas partes, cheios de poesia.

O ator principal, que faz o papel de Hilmand, é ninguém mais ninguém menos que o grande cantor e compositor Atif Aslam. Quem curte Bollywood, certamente deve conhecer pelo menos uma música dele, já que ele já recheou diversas trilhas sonoras.

Um dos sucessos de Atif Aslam

É muito interessante ver um cantor tão consagrado se consagrando como ator, pois a atuação dele está próxima do impecável.

A novela inteira, com seus 26 episódios se encontra no Youtube, com legendas em inglês e, eu super recomendo para você, que quer um entretenimento de qualidade sem cair na vulgaridade.

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: