Olá, pessoal!
Hoje venho tratar de um assunto que muito tem me incomodado. Um país sobre o qual mal se comentava e que andava um tanto esquecido, do nada, passa a aparecer na mídia incessantemente. Estou falando do Afeganistão. E, antes que você me pergunte….não, ele não fica no Oriente Médio.
Mas, o que tem me incomodado, não é o Afeganistão. Tampouco, os talibãs. O que tem me incomodado e, muito, é a quantidade de gente que do dia para a noite virou expert do país, de sua história e cultura sem nunca nem ter pisado lá!
Infelizmente, minha viagem ao Afeganistão, que era para acontecer em 2018, teve que ser abortada, pois tive problemas na empresa onde eu trabalhava e não pude levar a viagem a cabo. Porém, é impossível morar na Índia e ficar alheia ao Afeganistão, pois além de ambos estarem próximos um do outro geograficamente falando, também o estão culturalmente. E, para quem não sabe, há uma população afegã imensa na Índia, sobretudo de estudantes universitários, já que a Índia tem um sistema todo especial para afegãos. Isto, claro, sem contar as famílias que visitam a Índia para turismo médico, buscando tratamento de ponta de baixo custo ainda não disponível em seu país.
Entretanto, eu venho aqui hoje, apenas alertar os nossos leitores para que não acreditem em qualquer notícia sobre o Afeganistão veiculada na mídia. Nem de repórteres e comentaristas que nada sabem sobre o país e vivem em seu mundinho eurocêntrico. Nem de outros que acham que os EUA vão salvar o Afeganistão, as mulheres e as crianças e todos terão um final feliz. É preciso compreender a história do Afeganistão, o surgimento do Islã no país, o surgimento do talibã, a questão das mulheres e tantos outros aspectos antes de abrir a boca para falar besteira.
Como nosso intuito aqui é passar conhecimento e não só criticar, aproveito para indicar dois vídeos muito bons e esclarecedores para quem quer saber o que acontece no Afeganistão. O primeiro vídeo, é da Profa.Muna Omran, que pesquisa a questão feminina nos países islâmicos e é um dos nomes mais importantes nesta área aqui no Brasil.
O segundo vídeo, é para quem gosta de história. O vídeo, é do também Prof. Emiliano Unzer, da Universidade Federal do Espírito Santo. O professor Emiliano é talvez o nome mais importante quando se trata de história da Ásia aqui no Brasil. Super recomendo o canal dele para quem deseja iniciar seus estudos asiáticos. Um dos vídeos mais recentes do canal foi até um em que ele falou sobre a independência da Índia. Vale muito a pena. Sempre utilizo os textos deste professor para preparar minhas aulas de história e civilização japonesa.
Mas, voltando ao assunto do Afeganistão….deixo dois vídeos com vocês. No primeiro, uma breve contextualização da situação do país. E, no segundo, o vídeo no qual o professor conta um pouco da rica e antiga história deste país.
E, para quem quer saber mais sobre o assunto, indico os vários posts que temos aqui no blog sobre o país, além de dicas de livros.
Um abraço e até a próxima!
Juliana