Tirando a poeira!!

Olá, pessoal! Há tempos não apareço por aqui. Acho que já tem quase um ano desde que escrevi o último post aqui. No canal do Youtube, também tenho publicado bem menos vídeos. Mas, como a Ásia continua morando meu coração e eu continuo trabalhando com este continente, eu decidi escrever esporadicamente aqui sobre ele.

Mapa do continente da ásia com cores diferentes | Vetor Premium
Ásia não é só China e Japão, tá?

Percebi que tanto o blog quanto o canal têm servido de fonte de informação sobre a Ásia desde que foram criados e, isso me orgulha muito. Não é fácil mostrar para as pessoas que a Ásia é muito mais rica culturalmente e interessante de ser estudada, pesquisada, quando nosso eixo é totalmente eurocêntrico. Estudamos sobre filosofia grega e outras áreas do conhecimento as quais julgamos ter nascido na Ocidente, quando na verdade, elas já existiam há milênios, em um continente chamado Ásia, por exemplo. Me lembro que outro dia estava lendo algo sobre a teoria literária, assumindo este conceito como se tivera sido criado na Europa. Mas, quem já ouviu falar sobre Panini, o grande gramático da Índia antiga, que considerava a teoria literária como a 4a categoria do discurso? Quem já ouviu falar sobre a Teoria de Rasa, criada por Bharata? Pois é….o assunto é extenso, mas deixei apenas estas questões acima para aguçar a curiosidade de vocês.

Sendo assim, a área de Estudos Asiáticos no Brasil ainda tem muito o que conquistar, mas já vejo alguns grupos e núcleos de pesquisa sendo formados e tentando desmistificar que a Ásia está mais próxima de nós do que pensamos. Afinal, a maioria do conhecimento que você acredita ter vindo da Europa, na verdade, já existia na Ásia há milênios. Eles apenas deram um nome ocidentalizado para conceitos já existentes.

Portanto, sigo com minha tarefa de compartilhar conhecimento sobre a Ásia com vocês e assim, ampliar a sua visão de mundo, pois a minha, foi ampliada desde o primeiro momento no qual comecei a aprender uma língua asiática.

Sendo assim, o blog segue com sua missão.

Um abraço e até a próxima!

Juliana ou…como vocês estão acostumados…Banjara Soul.

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

Um comentário em “Tirando a poeira!!

  1. Que bom que está de volta. Sobre o tema de hoje, em algumas disciplina na Universidade os professores abriram várias discussões sobre esse assunto e foi muito enriquecedor, assim como os seus posts. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco. Um abraço querida ❣

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: