Tem chá de bebê na Índia? Descubra aqui.

Olá, pessoal! Aqui, com o sem pandemia, o pessoal tem uma certa fixação por chás de bebês e chás de fraldas. Me perdoem a sinceridade, mas eu sempre achei um besteirol danado tudo isso. E agora, no final da gravidez, com tudo o que aconteceu, desanimei mais ainda. Porém, como a minha família está super animada organizando tudo vamos fazer. Ainda mais porque, se estivesse aqui, minha mãe ia amar toda essa agitação. Afinal, ela amava dar festas e receber pessoas.

Mas, e na Índia? Tem chá de bebê? Tá aí uma coisa que muita gente tem me perguntado. Na verdade, eu também não sabia responder, já que há muitas cerimônias para grávidas na Índia, mas todas diferem de acordo com a religião ou casta. Na minha família, pelo menos, nunca ouvi falar em nenhuma cerimônia durante a gravidez. Há uma cerimônia feita para a nova mamãe, quando ela chega com seu bebê em casa. Caso eu vá para a Índia em 2021, provavelmente farão esta cerimônia para mim. Prometo registrar em vídeo para vocês.

Aqui, a atri Esha Deol com sua mãe, Hema Malini e a nojenta da Jaya Bachchan.

Porém, para responder a pergunta sobre o chá de bebê na Índia, tive que pesquisar um pouco no nosso querido Google. E, realmente, parece que tem!! Como mencionei anteriormente, varia de região, de casta, de religião, mas em hindi, é chamada de Godh Bharai. No sul da Índia, ganha outros nomes, como Semanatham, Valakappu, etc.

Como acontece?

O Godh Barai, geralmente é celebrado a partir do 7o mês de gravidez, podendo acontecer até o final do 8o mês. Como todo ritual que se preze, há a oração (puja), aplicação de óleo na grávida, bençãos dos mais velhos e tal. Além disso, ela geralmente veste um saree novo, pulseiras (bangles) novos, podendo também ser adornada com jóias. Vale lembrar também que, no geral, o Godh Barai é uma cerimônia na qual, geralmente, só mulheres participam. Algumas brincadeiras para adivinhar o sexo do bebê também acontecem e, é uma cerimônia bem alegre. Os convidados, geralmente presenteiam a mamãe com jóias, dinheiro, doces, etc. O interessante é que o bebê geralmente não recebe presentes, pois as pessoas preferem dar depois que ele nasce.

E não tem comidinhas? Sim! Com certeza! E muita! Isso, também, vai variar de acordo com os hábitos alimentares e a religião da família. Já viu festa indiana com pouca comida? Não existe, né? Além de tudo isso, assim como acontece nos casamentos, a família pode decidir contratar algumas moças para fazer o mehendi (tatuagem de henna) nas convidadas e também presentear os convidados com tecidos finos, echarpes, lenços, doces ou outras itens.

Infelizmente, ainda não tive a chance de participar de um chá de bebê indiano, mas achei algums vídeos no Youtube e deixo aqui para vocês conhecerem:

O próximo vídeo, é de uma Youtuber indiana que mora nos EUA e fez o seu Seemanatham (Chá de bebê) por lá. Pelo nome, eles devem ser de Andhra Pradesh ou Telangana. Mas como eles moram nos Estados Unidos, a festinha está mais moderninha do que as que mostrei acima.

E aí? Curtiram?

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

Um comentário em “Tem chá de bebê na Índia? Descubra aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: