Madurai – Episódio 2- Explorando a cidade

   Como comentei no artigo anterior, comecei minha visita a Madurai bem cedo, começando pelos arredores do Meenakshi Amman Temple, onde busquei os melhores ângulos dos belos gopurams para eternizá-los em uma foto. Terminada a volta ao redor do templo, eis que decidi entrar para fazer o famoso darshan. Há duas filas: a fila de quem quer entrar de graça e a fila de quem quer desembolsar uma graninha para entrar mais rápido. Eu só percebi isto na hora que já estava na fila do 0800. Portanto, fiquei por ali mesmo. Para visitar o templo, você precisa deixar todos os seus pertences (incluindo celular e todos os apetrechos de um vlogger) em uma das entradas do templo, assim como seus sapatos, já que é obrigatório entrar sem sapatos. 

  Fique sabendo você, que as filas (mesmo a fila do pessoal que pagou mais pra ir mais rápido) são grandes e você vai demorar  bastante tempo para conseguir entrar e mais tempo ainda, para chegar até o altar principal. Mas, com muita paciência (sobretudo com os indianos sem noção de espaço) e vontade de visitar um lugar histórico, você chega lá! Aconselho a fazer este passeio pela manhça, bem cedo, entre 6:00 e 8:00 da manhã. Depois disso, prepare-se para encarar longas filas  e ficar estressado.

Porém, se você pensa que Madurai se resume ao Meenakshi Temple, está muito enganado. Há muito mais para explorar. Em frente a entrada principal do templo, já se encontra um dos lugares mais icônicos da cidade: o Pudhu Mandapam Market. Como o nome, é um mercado, mas já foi um lugar muito frequentado pela realeza da dinastia Nayak. Hoje, o local é abarrrotado de lojinhas, mas ali, já passou até um canal. A grandiosidade do que outrora fora o local, ainda é percebida através da belíssima arquitetura e das esculturas de guerreiros montados em cavalos, além das deusas que ali são adoradas. Um lugar mágico, fascinante. 

Image result for puthu mandapam madurai tamil nadu
As belíssimas esculturas do Pudhu Mandapam Market

Image result for puthu mandapam madurai tamil nadu
Os tradicionais alfaiates do mercado

 Conheça mais do mercado através do vídeo que gravei no local.

Outro local imperdível para quem visita Madurai, é o Thirumalai Nayakkar Palace, um dos palácios da dinastia Nayak, construído em 1636 pelo rei Thirumalai Nayak. 

Image result for thirumalai nayakkar palace
O belo palácio que mais parece saído de uma pintura.

O palácio já foi usado em vários filmes e vídeos musicais famosos, sendo um deles, o Tera Bina, do filme Guru.

 Apesar de estar mal conservado e com muitas pixações em seus pilares, o palácio ainda consegue nos remeter ao século 17 e fazer nossa imaginação correr solta. No interior do palácio, também há um pequeno museu, com esculturas interessantes. Mas, a parte mais interessante, para mim, foi saber que aquele espaço, no passado, era usado pelas dançarinas da corte, que se apresentavam para o rei. 

Image result for thirumalai nayakkar palace dance hall
Aqui, neste espaço, as dançarinas se apresentavam para o Rei Thirumalai.

Fechei os olhos e comecei a imaginar a beleza e grandiosidade de tal cena. Ah, se pudéssemos viajar no tempo!! Conheça mais deste belo palácio, através do vídeo que fiz lá.

Tendo coberto os principais pontos da cidade, agora era voltar pro hotel, me refrescar e tentar sair à noite, para ver o mercado de Madurai, uma outra atração da cidade. O mercado ferve e naquele dia, especialmente, estava a mil! Não percam o próximo episódio de nossa viagem por Madurai!

por Banjara Soul

contato: canalbanjarasoul@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.