Madurai – A Atenas do Oriente

Com este título bastante chamativo, alguns até diriam que exagerado, Madurai é uma das cidades mais antigas do mundo e, devido a sua riqueza cultural e histórica, é chamada de “A Atenas do Oriente”.

Meenakshi is strongly connected with the city of Madurai, pictured.

Madurai fica no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia e, é a terceira mais populosa cidade do estado. Nela, você sente a cultura Tamil de raiz, seja nos monumentos históricos, no jeito das pessoas ou na culinária local.  Madurai é, definitivamente, uma cidade que não pode faltar na sua lista.

Já sonhava em conhecer a cidade há anos, desde que vi as fotos dos majestosos gopuram (torres) do Meenakshi Amman Temple. E, também, porque tenho uma ligação com o nome Meenakshi, a qual poucos sabem. Quando me casei no templo, na cerimônia hindu, o monge me pediu para escolher um nome indiano, para facilitar na hora de conduzir as orações. Nada de errado com meu nome, mas já que assim ele pediu, eu comecei a pensar em um nome que combinasse comigo. E, escolhi Meenakshi. A escolha foi apenas porque o som do nome me pareveu belo, mas mal imaginava eu que este nome tinha muito mais coisas a revelar. Mal imaginara que Meenakshi, a deusa, na verdade, fora uma princesa.

Related image

Meenakshi é conhecida como a deusa invencível, já que quando princesa, foi treinada nas artes marciais, arco, flecha e luta com espadas. Ela era considerada invencível e indomável, fato comprovado na época, quando seu pai, o rei, decidiu casá-la aos 21 anos. Meenakshi, então, respondeu a ele que só se casaria com o homem que conseguisse derrotá-la em uma batalha.

Os pretendentes trouxeram vários presentes e peças valiosas para a princesa, mas isso não a impressionou e ela continuou relutante, dizendo que só de casaria com quem conseguisse derrotá-la em uma batalha. Como nenhum dos pretendentes conseguiu vencê-la, seu pai desistiu de casa-la e fez com que ascendesse ao trono, como lhe era de direito.

Alguns anos depois, Meenakshi viaja para o Monte Kailash, onde finalmente encontra alguém à sua altura: O guerreiro Sundareshwara, quem acredita- se ser o próprio Shiva. Assim, os dois voltam para Madurai e se casam.

Ou seja, Meenakshi era uma princesa à frente de seu tempo, um modelo a ser seguido hoje, sobretudo pelas indianas, que ainda não podem, em sua maioria, escolher seu futuro parceiro.

Hoje, Meenakshi e seu marido, Sundareshwara são lembrados e adorados no Meenakshi Amman Temple, um dos maiores ícones do Hinduísmo.

Image result for meenakshi temple madurai

O templo tem mais de 2500 anos, mas a forma atual, foi reconstruída no século 17, pela dinastia Nayak, já que grande parte dele havia sido destruído pelos invasores muçulmanos e, suas estátuas e obras valiosas, saqueadas.

Se o templo chama a atenção por fora, com suas torres coloridas e cheias de detalhes, por dentro, ele ainda é mais impressionante, com os milhares de pilares e as esculturas que decoram o santuário. Um lugar místico, um lugar onde é proibido entrar com celulares ou cãmeras. Um lugar onde você consegue ter uma experiência quase transcendental.

Quer saber mais sobre o templo?Não perca a nossa série de vídeos sobre Madurai, que começa com este aqui:

por Banjara Soul

Um comentário sobre “Madurai – A Atenas do Oriente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.