Banjara Soul em Pondicherry

Olá, pessoal! Tudo bem??

   Gosta de praia, andar a beira mar, cafes e bons restaurantes? Então, não pode deixar de ir a Pondicherry, a antiga colônia francesa na Índia. Já falei de Pondicherry aqui no blog quando estive lá há 6 meses, mas foi uma visita curta, pois queria fazer Mahabalipuram e Pondicherry no mesmo dia.

Porém, desta vez, fui levar meu marido, que sempre falou que queria conhecer Pondicherry e passamos dois dias tranquilos por lá.

   Se você esta de passagem pelo sul da Índia, não pode deixar de visitar a charmosa cidade, que em muito vai te lembrar alguns lugares do nosso Brasil.

   Então, pegue um café e sente-se, porque lá vem estória!

Pondicherry – Um breve resumo

DSCN3052

Pondicherry é um Estado da União, localizado nas proximidades de Tamil Nadu. Pondicherry já teve presença holandesa, inglesa e portuguesa, mas foi a presença francesa, a que mais se destacou e deixou marcas profundas na cultura local. A famosa French East India Company, definiu a cidade como sede de seu governo, em 1674, dividindo a cidade em French Quarters (Bairro francês) e Indian quarters (bairro indiano). Hoje, quase 500 anos depois, Pondicherry é um destino turístico bastante popular entre indianos e estrangeiros. Não é difícil encontrar franceses e outros europeus vivendo na cidade. Além da presença marcante da arquitetura francesa, Pondicherry também tem várias outras atraçõe2qs como Auroville e Paradise Beach.

Como chegar

DSCN3046

Pondicherry ou Pondy, como é carinhosamente chamada, está bem conectada pelo ar e pela terra com as maiores cidades indianas. Há alguns vôos diretos para Pondicherry, mas são escassos e costumam ser caros. Por isso, a maioria das pessoas acaba optando por voar até Chennai e, de lá, pegar um ônibus ou táxi até Pondy. São pelo menos 3 horas de estrada até chegar na Riviera Francesa indiana. Caso queira o telefone e nome do taxista, me mande uma mensagem inbox, que eu passo para vocês.

  Mas, caso  já estejas no sul da Índia, como eu, você pode optar pelo trem ou ônibus. Há, pelo menos, três agências rodoviárias que fazem o percurso Bangalore- Pondicherry, sendo elas SRS Travels, Sharma Travels, Royal Travels e Greeline Travels. A maioria delas oferece onibus leito noturno. Quando falo onibus leito, é leito mesmo, com camas e travesseiros, para você ter uma viagem bem comfortável.  Saindo de Bangalore, são 7 horas de ônibus. Você sai de Bangalore às 22:30 ou 22:00 e chega às 5:00, 6:00 da manhã em Pondy.

Resultado de imagem para greenline travels

Onde ficar

DSCN3048
Hotel Promenade- Um dos melhores hoteis da cidade

Há uma enorme variedade de hotéis e guesthouses para todos os tipos de turistas e bolsos. Como só iríamos ficar uma noite e o hotel seria apenas para dormir, escolhemos um local simples, mas limpo e bem localizado, chamado La Ville Creole. É uma casa antiga, em estilo francês, na White Town, pertinho da praia. Ótima localização e dá para ir andando até os principais pontos turísticos da cidade.

Resultado de imagem para la ville creole pondy

Resultado de imagem para la ville creole pondy

Imagem relacionada

Como se locomover em Pondy

  Para conhecer a parte turística da cidade, a maioria dos turistas opta por fazer o trajeto a pé ou de bicicleta. Praticamente quase todos os hotéis da região oferecem aluguel de bicicletas ou tour guiado, para quem quiser aprender mais sobre a história do local. Como iríamos visitar alguns lugares que ficavam 25 ou 30 mins do centro de Pondy, decidimos alugar uma scooter, ou lambreta, e, foi realmente a melhor opção. O aluguel da lambreta saiu pela bagatela de 300 rúpias por dia. Você pode optar também, pelos autoricksaws, mas como é um lugar turístico, a maioria vai acabar cobrando muito mais do que o normal para te levar por aí.

Resultado de imagem para cycling pondy

Onde comer em Pondy

Como Pondy é um pequeno paraíso gastronômico, melhor você não incluir o café da manhã em sua reserva no hotel. Assim, poderá se aventurar pelos diversos cafés da cidade e experimentar os deliciosos croissants e doces franceses que eles oferecem. Se você chegar bem cedo na cidade, como nós, corra para a orla e procure pelo Le Café. O Le Café é um restaurante bem na beira-mar, que funciona 24 horas, onde você pode tomar seu café, comer um omelette e assistir ao pôr do sol. Porém, no horário que visitamos o local, por volta das 7:00, o cardápio estava meio fraquinho. Eles só tinham pão com omelette e café au lait.

Resultado de imagem para le maison rose pondy

   Mas, se quiser tomar um café da manhã divino, daqueles que estamos acostumados no Brasil, com muita fartura, corra para o Hotel Promenade. Eles servem um buffet no café da manhã, que inclui, croissants divinos, doces saborosos, omelete feito na hora, salsichas com ervas, batatinhas sautée, frutas, sucos e pratos do sul da Índia. Achei o preço bom para o que eles servem, ainda mais porque no final, você ainda é contemplado com um forte e encorpado café espresso. O preço? 540 rúpias, ou cerca de 26 reais.

Para almoçar e jantar, há outros restaurantes maravilhosos, também. Destaque especial para:

  1. Le Dupleix – O tenderloin steak é simplesmente maravilhoso

Resultado de imagem para le duplex pondy

Resultado de imagem para le duplex pondy

2. Le Maison Rose – Destaque para a torta de amêndoas. O ambiente é maravilhoso, também, especialmente à noite.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para le maison rose pondy

3. Satsanga – Pratos da culinária italiana e francesa muito bem feitos. Atendimento excelente, também.

DSCN3109

O que ver e fazer em Pondy

Há muitas atracoes em Pondy e aconselho o viajante a tirar dois dias para Pondy.

No próximo post, conto para vocês sobre as atividades disponiveis em Pondicherry!

Enquanto isso, nao deixem de visitar meu canal no Youtube e conferir os videos de Pondicherry!

Um abraço e ótima viagem!

por Banjara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s