Banjara Soul em Colombo (Sri Lanka)!!

Resultado de imagem para sri lanka

   Você sabe onde fica o Sri Lanka?Já ouviu falar? Bem, confesso que a primeira vez que realmente me dei conta da existência deste país,foi em 2000, quando estive no Japão pela primeira vez e havia um casal do Sri Lanka morando no mesmo alojamento que eu. Lembro apenas que eram muito simpáticos e que a moça do Sri Lanka, tinha feito um curso no Japão, anos antes, com a minha professora de japonês. Mundinho pequeno!

  Porém, jamais imaginaria que alguns anos (exatamente 18), eu estaria pisando em terras cingalesas. Sim, quem nasce no Sri Lanka não é Sri Lankês, mas sim, cingalês.

  Após minha vinda à Índia, comecei a ouvir bem mais sobre o Sri Lanka e fiquei com vontade de conhecer. Mas ainda não tinha chegado a hora. Com minha transferência, ano passado, para o sul da Índia, o Sri Lanka ficou bem mais perto. Meu marido esteve em Colombo, capital do Sri Lanka,  a trabalho ano passado, mas como emitiram o visto dele muito em cima da hora, nossos planos de eu acompanhá-lo, foram por água abaixo o Oceano Índico.

   Mas, finalmente, a grande hora chegou! Minha empresa, decidiu me mandar pro Sri Lanka, mais precisamente para Colombo, para treinar uma nova funcionária e visitar alguns hospitais. 

Antes de começar a contar a vocês a minha saga em terras singalesas, deixe-me fazer uma breve introdução do país a vocês:

 Onde fica exatamente o Sri Lanka

Imagem relacionada

 O Sri Lanka é uma ilha no Oceano Índico.Pense no mapa da Índia. Agora, vai até o final do mapa, no sul. No final do mapa, você encontrará o Kerala, o último estado indiano, no extremo sul do país. E, logo abaixo, vem o Sri Lanka. 

Que língua eles falam?

Resultado de imagem para sinhalese alphabet

 A língua nacional é o cingalês, mas por todas as partes, você encontra placas em Tamil, devido a grande população de Tamilians no país. O inglês também, pelo menos na capital, é falado pela maioria das pessoas e também presente em todas as placas.

Imagem relacionada

 Influência européia

Resultado de imagem para sri lanka galle
Nordeste brasileiro? Nao….esta é Galle, uma turística cidade do Sri Lanka.

O Sri Lanka já teve presença portuguesa, holandesa e britânica ao longo de sua história e, esta influência é visível sobretudo na arquitetura das cidades costeiras do país. Até não muito tempo atrás, era chamado de Ceilão, como você já deve ter lido por aí.

Religião

Apesar de abrigar várias minorias étnicas e religiosas, a maioria da população professa o budismo, que chegou ao país no século III a.c. O Budismo Theravada é o estilo de budismo pregado no país.

Resultado de imagem para gangaramaya temple sri lanka

Alto Índice de Desenvolvimento

Sim, eu sei que por esta você não esperava. Para falar a verdade….nem eu! No famoso ranking de IDH, o Sri Lanka tem atingido resultados notáveis, deixando até (pasmem!), o nosso Brasil para trás. O IDH, analisa, entre outras coisas, o nível de escolaridade, expectativa de vida, entre outros fatores. E, em todos, o Sri Lanka ficou bem colocado, já que seu governo oferece sistema de saúde gratuito e educação gratuita desde o primário até a universidade. Ficou chocado? Eu também!

Guerra Civil

Resultado de imagem para sri lanka civil war

O Sri Lanka viveu uma sangrenta guerra civil por 26 anos (de 1983 a 2009), entre cingaleses e tamilians, com direito a ataques terroristas, mulheres bombas com seus ataques suicidas, tirando a vida do primeiro ministro da Índia, naquela época. Dizem que tudo começou ainda na época dos britânicos, que davam preferência aos Tamilians do que aos cingaleses. Quando o Sri Lanka ganhou independência dos ingleses, os cingaleses, rapidamente, começaram a se impor e a tentar ganhar o lugar ao sol que tinham perdido graças aos ingleses. Sendo assim, colocaram a língua oficial do país como o cingalês, tirando automaticamente, qualquer Tamilian dos cargos do governo e, assim, o conflito se arrastou de forma violenta por 26 anos. Para entender mais do conflito, acesse o link abaixo:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/02/090220_qanda_srilanka_cq

Mesmo após as quase três décadas de conflito intenso, o país têm se reerguido de forma sensacional e hoje, o que encontramos, é um país seguro, belo, com pessoas amáveis, sempre com um sorriso no rosto para oferecer.

Resultado de imagem para sinhalese people

Aqui no blog, não deixe de acompanhar os próximos posts sobre minha viagem a Colombo e, claro, não perca os vídeos lá no nosso canal do Youtube (Canal Banjara Soul).

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

 

 

 

6 comentários sobre “Banjara Soul em Colombo (Sri Lanka)!!

  1. Alto Índice de Desenvolvimento

    Sim, eu sei que por esta você não esperava. Para falar a verdade….nem eu! No famoso ranking de IDH, o Sri Lanka tem atingido resultados notáveis, deixando até (pasmem!), o nosso Brasil para trás. O IDH, analisa, entre outras coisas, o nível de escolaridade, expectativa de vida, entre outros fatores. E, em todos, o Sri Lanka ficou bem colocado, já que seu governo oferece sistema de saúde gratuito e educação gratuita desde o primário até a universidade. Ficou chocado? Eu também!
    Banjara, fico ainda mais chocado, vendo este governo golpista em vigor no Brasil, fazendo de tudo para acabar com a saúde e educação gratuitas em nosso país.
    um ótimo exemplo vem de longe, de um país teoricamente mais pobre que o Brasil.

    Curtido por 1 pessoa

    1. OI, Flavio! Eh verdade…..eu tambem me surpreendi com estas informacoes sobre o Sri Lanka e, pensei com pesar no nosso Brasil, que tem tudo para ser uma potencia, mas esta longe de ser. Um abraco e obrigada pela participacao!

      Curtir

  2. banjara, gostei do post………….
    recomendo DHEEPAN, O REFÚGIO………….um filme, sobre a imigração ilegal e o asilo político, narra a fuga de três pessoas dos horrores da violentíssima guerra civil do Sri Lanka.
    é um lindo filme!!!

    Curtir

  3. Muito legal conhecer esse país! Lembro que conheci uma criança cingalesa, um menino de mais ou menos 10/12 anos, quando morei na Itália. Eu e mais duas amigas ficamos encantadas por conhecer alguém do Sri Lanka, realmente só nos damos conta da existência de alguns lugares quando conhecemos alguém de lá ou viajamos para lá!
    Adorei sua postagem, que você conheça muitos lugares e mostre aqui pra gente também!
    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s