Attan- Que dança é essa?

Quem me conhece, sabe que eu adoro estudar sobre culturas diferentes e sobre as quais não temos muita informação no Brasil.

Recentemente, você viajou comigo até o bairro afegão em Delhi, através do meu canal do Youtube. Os vídeos no bairro afegão receberam muitos comentários e, decidi abordar mais um pouco sobre a cultura deste país sobre o qual a maioria das pessoas têm uma imagem não muito positiva: o Afeganistão.

Assim como a Índia, o Afeganistão é composto de diversas etnias, sendo a maior delas os Pashtun (ou pathan). Os pashtun também são encontrados no norte da Índia e, sobretudo no Paquistão. Já falei sobre os pashtuns aqui no blog uma vez. Há diversos pashtuns em Bollywood, como os já conhecidos Sharukh Khan, Aamir Khan, Salman Khan e outros, que já mencionaram em entrevistas, que seus ancestrais vieram do Afeganistão.

Há diversos pashtuns espalhados pelo globo afora, mas uma coisa lhes é comum: o Attan. O Attan é uma dança folclórica, realizada sobretudo em grandes celebrações, como casamentos, noivados e outros.Apesar de ser de origem pashtun, esta dança é executada por outras etnias no país e, hoje, é considerada a dança folclórica que representa o Afeganistão.

Então,  empurre os móveis da sala para o canto e vamos aos passos! Repare na beleza das roupas dos participantes!

Aqui, provavelmente, em um casamento:

Esta modalidade de atta já é bem conhecida no Rio de Janeiro.

E aí? Gostaram?

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: