Banjara professora mais uma vez

Olá, pessoal!

Este post aqui, é para compartilhar com vocês, com muita alegria, o começo da realização de um sonho: Fui selecionada para ensinar dois idiomas aqui na Universidade de Bangalore!!

image3
Curso de japonês realizado em Mumbai, para os funcionários da empresa Namco.

Quem me conhece, sabe que sempre amei dar aula e que apesar de sempre estar envolvida com traduções e com o trabalho de intérprete, desde que me formei na UFRJ, nunca parei de dar aula, nem que fosse aula particular. Desde que cheguei na Índia (há quase 5 anos), mandei meu currículo para todas as faculdades que têm cursos de língua portuguesa, entrei em contato com vários professores que me desanimaram, falando que era difícil e que o salário era muito baixo, etc. Tentei mandar meu currículo de professora até para o Oriente Médio, mas a preferência deles, é sempre, por professores europeus ou americanos. Nem que seja para ensinar português e espanhol. Vejam só que absurdo!

image1

Mas, como diz o ditado: quem espera sempre alcança. Depois de tantas tentativas frustradas de entrar em uma universidade daqui, eis que finalmente a chance bateu à minha porta. Este ano, em março, fui convidada pelo Consulado do Japão para fazer parte do júri de um concurso para uma bolsa de estudos. Lá, teria que entrevistar os candidatos em japonês e ver se estariam aptos para a tal vaga. No júri, quem estava lá, não era ninguém mais ninguém menos que a Chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade de Bangalore. Conversa vai, conversa vem, comentei com ela que ela brasileira e que era professora. Ela ficou animada e disse que, na verdade, eles estavam há anos tentando achar um professor de língua portuguesa para começar o curso na universidade, mas que desde que o último foi embora, não haviam conseguido encontrar. Sendo assim, dei meu cartão e ela disse que assim que abrissem as vagas, ela me informaria e eu deveria mandar meu currículo.

Assim fiz, em junho, quando as vagas de seleção para professor abriram. Como viram no meu currículo que eu havia ensinado não só o português, mas também a língua japonesa por muitos anos, eles me chamaram para a entrevista. A entrevista, se deu no final de julho e, muito me lembrou aquela cena clássica do filme Flashdance, já que a banca estava sentada daquele jeito mesmo. -” What a feeeling!!

Confesso que estava um pouco apreensiva, mas graças a Deus, todos do júri foram muito agradáveis e ao final da entrevista, me disseram: – “Bem-vinda à nossa universidade!

E, o melhor de tudo: me contrataram para ensinar ambos os idiomas: português e japonês. As aulas começaram em agosto e, os alunos, graças a Deus, são bem dedicados e interessados. Aliás, tenho alguns projetos com a turma de português e, assim que eles tiverem mais vocabulário, nós vamos gravar uns vídeos e jogar lá no vlog.  Eles estão animados com esta estória.

Enfim…está sendo puxado dar aulas nos fins de semana, já que praticamente perdi todos os fim de semana até é o final do semestre. Mas, sempre creio que todo sacrifício vale a pena, ainda mais quando se trata dos nossos sonhos.

Desde já agradeço a todos vocês do blog, vlog, Instagram, Face, que sei que sempre torcem por mim e sempre me enchem de carinho. Beijos no coração!

por Banjara

 

 

A entrevista

Anúncios

7 comentários em “Banjara professora mais uma vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s