Contos da Índia – O saree polêmico

Olá, pessoal!

Agora, morando no sul da Índia, tenho aprendido (e me surpreendido) a cada dia com a cultural local, seus dogmas, seus hábitos e suas, podemos até dizer, loucuras!

Hoje, no Contos da Índia, trago a estória contada pelo motorista da nossa empresa sobre o que aconteceu no casamento dele.

Estávamos no carro, indo para o escritório, enquanto ele me explicava sobre os festivais que estavam por vir, como Dusshera e, então, entramos no assunto das vestimentas.

Foi aí, que nosso amigo condutor se lembrou de algo que aconteceu em seu casamento, envolvendo o saree de sua esposa, a noiva.

No dia da cerimônia de casamento, tudo parecia muito bom, até que finalmente, a noiva chega. Quando a família do nosso motorista viu o jeito que ela estava usando o saree, eles imediatamente reclamaram e chamaram a atenção dos pais da noiva e da noiva, é claro.

Vocês devem estar se perguntando que raios de saree ela estava usando, não é mesmo? Seria indecente? Transparente?

Não, meu amigos. O pallu (a borda do saree, a qual a mulher usa sobre o ombro), estava do lado direito e, não do esquerdo, como a maioria das comunidades (leia-se castas) fazem.

Pronto! O barraco estava armado! A família do noivo achou um insulto a noiva colocar o pallu do saree do lado direito, já que eles não são Iyers, que são os que usam o pallu do lado direito. A família da noiva, por sua vez, achou aquilo tudo um absurdo, já que mesmo não sendo Iyer, muitas das mulheres da família gostavam de usar o pallu do saree do lado direito.

b8e8fd8c4e4d284cc60badbfd2754bcc

Como tudo na Índia envolve muito drama, o casamento do nosso amigo não foi diferente. O casamento quase foi cancelado por causa de uma simples maneira de vestir o saree, o que parece uma besteira para nós, mas que para eles, diz muito, já que a maioria das castas do sul da Índia, especialmente em Tamil Nadu (de onde é nosso motorista) e aqui em Karnataka, não suportam os Iyers. Iyer é um dos grupos pertencentes a casta Brahmin, e a qual foi acusada de ter controlado o poder e os cargos altos nestes estados por muitos séculos, menosprezando e ostracizando as castas inferiores a eles, que nunca conseguiam ascender ao poder e ao status social.

Volto a falar dos Iyers e do problema das castas no sul em um outro post, mas, só para vocês terem uma idéia de como a coisa por aqui é complicada!

No norte da Índia, as castas são sim importantes, mas elas são levadas em consideração apenas na hora do casamento e de alianças familiares, por exemplo. Mas, aqui no sul, casta é algo muito forte e que ainda causa muita tensão entre as pessoas. Tanto que vocês acompanharam a minha saga para alugar um apartamento em Bangalore no bairro de Malleswaram, já que eles apenas queria alugar para brahmins e vegetarianos. Coisas que nem eu e nem meu marido somos.

Para você que ficou curioso sobre o jeito de vestir o saree, eu separei um vídeo, onde você pode tirar suas dúvidas.

Quando ouço estas estórias, eu penso que nós, brasileiros, somos simplórios demais.

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

Anúncios

Um comentário

  1. Oi Ju! A Índia é realmente um país complicado. Faz tempo que tenho uma curiosidade em relação a como as mulheres vão ao banheiro com esse monte de pano enrolado no corpo e ainda mais com os vasos sanitários no chão, tendo que ficar de cócoras. Para mim não daria tempo. Aliás, acho que nem conseguiria me mexer com tudo isso de pano. Imagino as mulheres aqui em São Paulo, subindo em ônibus, trem e metrô, sempre com muita pressa, assim todas enroladas. Fora, o tempo necessário para a preparação do traje. Enfim, elas vivem em uma realidade diferente da nossa. Brigar por causa do vestido da noiva é totalmente ilógico para nós . Só pode ser coisa de indiano, mesmo. Bem, deixemos cada um com sua cultura. Para nós, esses acontecimentos são lúdicos. Bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s