Olá, pessoal! Como muitos de vocês já sabem, eu sou uma grande fã da cultura afegã e tenho sérios planos de conhecer o país. Enquanto este dia não chega, nós vamos compartilhando um pouco aqui no blogue sobre os fatos interessantes que acontecem por lá. (Se tiver alguém do Brasil ou outro país de língua portuguesa com a mesma loucura que eu, favor entrar em contato!)
Em uma cultura totalmente machista, as mulheres ainda dão lentos passos para conseguir seu lugar de volta na sociedade, coisa que era comum, antes do governo Taliban.
No ano passado, três destemidas moças afegãs abriram o primeiro café apenas para mulheres, chamado Barana Café.
As três moças estudaram aqui na Índia, na Delhi University, já que o governo indiano sempre oferece grande ajuda aos irmãos afegãos. A idéia de abrir um café foi inspirada nos dias de universitárias das três moças, já que após a aulas, elas e os colegas indianos sempre iam beber café ou chai e um café local.
Sendo assim, elas voltaram para o Afeganistão, viraram funcionárias do governo e, alguns anos depois, abriram o Barana Café, com o próprio dinheiro das três.
Hoje, o café atende somente mulheres, apesar de ter 6 funcionários do sexo masculino, fato que elas já estão cogitando em mudar, substituindo-os por funcionárias.
O menu varia entre cafés, sucos, pizzas, salgados, sanduíches e tudo o que encontramos nos cafés em qualquer lugar do mundo.
Como nada é fácil no país das moças, uma parcela da mídia criticou a iniciativa, mostrando descontentamento no fato de as mulheres estarem saindo de suas casas para irem aos cafés para encontros ou reuniões de negócios. Muitos ainda acham que se uma mulher realmente quer trabalhar, ela deveria fazê-lo em casa.
Mas, as donas do café pensam exatamente o oposto e, querem que as mulheres sonhem alto e se sintam à vontade para ir ao café, seja para bater papo com amigas ou para reuniões de negócios.
Ainda falta muito para que as mulheres do Afeganistão alcancem os mesmos direitos de uma ocidental, mas, pelo menos, a mudança para isso, já começou.
E aí?Ficaram com vontade de tomar um cafezinho em Cabul?
Um abraço e até a próxima!
por Banjara
Que legal… apesar de não conhecer muito eu também gosto muito de ler sobre o Afeganistão e sua cultura.
CurtirCurtir
Já gostei do nome, se separamos, é o meu bar “BAR ANA”, hahaha
Tõ me vendo lá, somos cidadãs do mundo, não é mesmo, Ju?
Beijos,
Ana
CurtirCurtir
Oi Ju!É como diz a música de Martinho da Vila Devagar devagarinho agente chega la.👏👏👏
CurtirCurtir
Acho triste que trabalhar fora ou não, ter um negócio ou empreender ainda seja algo a discutir caso a pessoa seja ou não uma mulher.
CurtirCurtir
Nossa que alegria poder ver que elas tiveram coragem! Fico feliz de verdade por elas, desejo que tudo vá bem, que prospere. Abç.
CurtirCurtir