Contos da Índia – A indiana controversa

Olá, pessoal!

Mal comecei a nova vida aqui em Bangalore e já tenho caso para contar. Tirando o meu chefe, que é japonês, os meus outros colegas de trabalho são todos indianos. Três de Delhi e um aqui de Bangalore. Uma moça e três rapazes. A moça, é a protagonista do nosso Contos da Índia de hoje.

Natural de Delhi, 25 anos, bonita, nossa protagonista é o protótipo da indiana moderninha. Vive cortando o cabelo, usa jeans super rasgado, vestidos curtinhos, namora, fuma, bebe…mas é vegetariana. Além de ser vegetariana, nossa colega diz ser contra casamento arranjado e sistema de castas. Em um de nossos primeiros encontros, este assunto veio à tona e, ela disse: – “Eu acho esse negócio de castas uma palhaçada!”

Imagem relacionada

Porém….semana passada, fizemos uma pequena festa aqui em casa e convidamos o pessoal do escritório. Ela também veio e foi a primeira a chegar. Estávamos nós três sentados (eu, meu marido e ela), quando ela vira para ele e solta:

– “Qual a sua casta“?

Meu marido ficou até desconcertado, já que geralmente não é assim que se começa uma conversa. Nem mesmo na Índia. Para não ser grosso, ele respondeu.

Aí, ela completou: – “Ahn..você sabe..nós somos indianos. Nós temos que perguntar isso.

Ela parou por uns instantes e disse: – “Nossa…deve ter sido muito difícil para a sua família aceitar seu casamento com uma estrangeira, já que vocês só casam com gente da mesma casta!”

– “Nem tanto“. – respondeu meu marido, já meio sem paciência.

Quando a festa acabou (a melhor parte é o pós-festa), imediatamente, ele veio até mim e disse: – “Aquela menina…não é má pessoa, mas…isso é lá jeito de se começar uma conversa?”

Mas, o choque maior mesmo, foi ver aquele contraste todo: uma moça bancando a moderninha, mas, ainda assim, pergunta do sobre castas. Coisa que, aliás, nenhum dos rapazes presentes na festa jamais perguntara. Nem na festa e nem fora dela. Não que a casta precise ser ocultada, mas convenhamos que já melhores maneiras de abordar uma pessoa e iniciar uma conversa.

Resultado de imagem para modern indian girl

A mesma moça, teve um comportamento meio estranho no sábado, quando fomos assistir Baahubali 2. Cinema lotado, todo mundo extasiado com o filme e, de repente, ela começa a rir alto. Ou melhor, gargalhar. A indiana do meu lado, uma adolescente, até levantou um pouco do assento para ver o que estava acontecendo. Nossa protagonista estava debochando do filme, porque achou ridículo os efeitos especiais e toda a estória.

Quando o filme terminou, nosso outro colega, deu uma bronca nela, dizendo:

Você gosta de Harry Potter, Fast and furious, e outras coisas. Acha legal, né? Então, porque não acha Baahubali legal? A estória é muito mais interessante que todos estes e, ainda por cima, é made in India!

Ela continuou dizendo que achava patético e ridículo, apesar de não ter um argumento sólido para se defender. Meu colega virou para ela e disse: -” Você é metida a firangi!”

Eu estava p…..da vida com ela, mas apenas disse: – “A firangi aqui sou eu e, eu simplesmente amei o filme!”

Aí, depois disso, parece que ela entendeu o recado, logo chamou um táxi e deu o fora dali.

Mas, apesar de toda esta fachada e de tentar ser americanizada, ter iniciado uma conversa perguntando sobre castas, só prova que, a modernidade dela é só de fachada. No final das contas, ela será mais uma para a estatística dos casamentos arranjados aqui na Índia. Escrevam o que tô dizendo.

Por Banjara

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

4 comentários em “Contos da Índia – A indiana controversa

  1. Julianaaa, que situação, porque você não deu uma voadora nela? kkkk, sem educação essa pessoa, coitada é uma iludida e debochando da cultura dela, estou namorando um indiano e ele fala português, e estamos planejando nosso casamento, espero não passar por isso ou coisa parecida, e não terei dúvidas quanto a isso kkk, mas como você disse, ela será a próxima vítima kkkk sempre acompanho suas estórias, tudo de bom pra vc. bjsss.

    Curtir

  2. Já conheci parecida, aqui nos EUA… a moça tinha acabado de chegar da Índia, com tatuagem no braço, me contou que namorou por anos antes de casar (e o marido era da mesma casta… “por coincidência”). Um dia fomos num happy hour com o chefe (indiano) e pensando no que pedir pra comer, ela comenta que come de tudo… “mesmo sendo Brahmin”. Affff peguei bode instantâneo!

    Curtir

  3. Nossa, que horror, isso parece coisa de adolescente revoltado (tardiamente né, pois com 25 anos já deveria se comportar como adulta)!! Enfim, é como vc mesma disse, vai ser mais uma estatística indiana…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: