Olá, pessoal!
Recebo muitas mensagens de pessoas me perguntando se é permitido ser cristão na Índia e se há igrejas aqui.
Bem, já escrevi outros posts sobre o assunto, mas, basicamente, Índia não é Arábia Saudita. Aqui nós temos dezenas de religiões politeístas e monoteístas e a pessoa é livre para seguir o que bem entender. Não há uma lei que proíba a abertura de igrejas, templos ou mesquitas. Então, se você é cristão e pensa em vir morar na Índia, pode ficar tranquilo, pois poderá exercer sua fé sem problemas.
Semana passada, visitei uma igreja cristã aqui em Bangalore. Igrejas cristãs há várias, para todos os gostos e modalidades. Porém, esta que eu fui, é daquelas que aí no Brasil vocês chamam de igreja evangélica “avivada”. O nome da igreja é AG Bethel (Assembly of God Bethel- Assembléia de Deus Betel) e, quando cheguei lá pela primeira vez, fiquei impressionada com o tamanho da igreja e da infra-estrutura. Estava acostumada a ver igrejas assim no Brasil, mas não tinha visto algo assim na Índia. Há cultos em inglês, Hindi, Kannada (a língua do estado de Karnataka, onde fica Bangalore) e Malayalam (língua do estado de Kerala). Até meu marido ficou impressionado e tirou várias fotos.
Além do tamanho, o que mais me impressionou foi o fato de todos os cultos sempre estarem lotados dentro e fora da igreja! Pessoas assistem ao culto até mesmo do lado de fora do recinto, onde acompanham a mensagem e os cânticos através de um telão.
Apesar de toda a infraestrutura que citei, o que percebi que faz mesmo a diferença naquela igreja é a profundidade das mensagens ou pregações. Fiel à Bíblia, sem inventar moda, um evangelho simples e descomplicado. As mensagens são dadas em forma de estudo, como se fossem uma grande aula, o que facilita o entendimento de todos.
Ontem, consegui gravar algumas cenas, só para vocês terem uma idéia do que estou dizendo, mas, caso queiram ver mais, esta igreja tem vídeos em sua página principal e, vários vídeos no Youtube. Compartilho aqui com vocês, a página deles e, o pequeno vídeo que fiz e postei lá no meu canal do Youtube.
Então, fica aí a dica para quem quiser conferir:
Um abraço e até a próxima!
por Banjara
Os malditos evangélicos chegaram até Índia que droga…
CurtirCurtir
Que bom ver o evangelho explodindo pelo mundo a fora.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não é sobre religião, mas sobre a India. Sou tradutor de material audiovisual para dublagem e tem bastante material de bollywood sendo traduzido. Nos próximos dois meses deve ficar pronta a dublagem do filme Hum Aapke Hai Kaun. Acredito que será exibido para televisão em português nos EUA, mas mesmo no Netflix tem vários filmes que traduzi. Quem gosta da cultura indiana pode esperar que vai chegar bastante material para vermos na nossa língua.
Abraços,
Ernesto
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Ernesto!! Obrigada pela mensagem e parabens pelo trabalho! Eu tambem sou tradutora e interprete, mas nunca trabalhei com dublagem.Deve ser bem interessante. Um abraco e sucesso!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Ju!
Eu não fazia nem idéia de que Chennai pudesse ter algum relíquia de São Tomé. Eu já amava o estado de Tamil Nadu, agora então… RS
Em qual vídeo do seu canal está este fato? Gostaria muito de poder assistir e descobrir em qual igreja ele esta e quais relíquias estão aí.
Muito obrigada por compartilhar conosco esta informação.
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
OI, Sarah!!! Aqui esta o video. Espero que goste! Um abraco!
CurtirCurtir
Que interessante Ju. Obrigada, bjus
CurtirCurtir
Olá, tudo bem? Meu marido é do Kerala e também me espantou saber que ele era evangélico. Parece que lá pelo Sul é onde mais encontramos cristãos.
CurtirCurtir
Oi, Juliana! Eh verdade. No Sul o numero de cristaos eh maior porque foi justamente pelo sul que comecou o evangelismo, com Sao Tome. Ate hoje, os restos mortais dele estao em uma igreja em Chennai, no estado de Tamil Nadu. Tem o video no meu canal do Youtube, caso voce esteja interessada em assistir. Um abraco e ate a proxima!
CurtirCurtir
Que bacana.
CurtirCurtir
Nossa muito bacana
Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
CurtirCurtido por 1 pessoa