Procura-se um apê em Bangalore

Olá, pessoal!

Desde domingo, dia que cheguei a Bangalore, tenho procurado apartamentos, mas as coisas não andam fáceis.

Primeiro, tentamos achar apartamentos através dos proprietários, sem termos que utilizar os agentes, mas não conseguimos e acabamos contratando um broker ou agente imobiliário. Ele me mostrou vários apartamentos, mas todos sempre na mesma região. Falei a ele que queria um apartamento ou casa na área de Malleswaram. Ele me disse que seria quase impossível, já que eu não sou hindu, não sou vegetariana e nem brahmin. O agente, é muçulmano. E, para variar, de quase todos os apartamentos que ele me mostrou, os donos eram também, muçulmanos. Não que isso seja um problema para mim, mas infelizmente, na Índia, é.

Até aí, tudo bem. Já estavamos fechando um acordo com um dos apartamentos que vi, quando a digníssima empresa a qual eu trabalho, me avisa que não iria pagar a tal da brokerage fee, que é a comissão do agente, geralmente, o valor de um mês de aluguel.  Fiquei indignada. Me mandam para Bangalore para trabalhar para eles, me deixam distante do meu esposo e, ainda nem me pagam a comissão do agente??? Quando falei isso para o agente, claro, ele ficou chateadíssimo e me coagiu a pagá-lo 2,000 rúpias pelos dois dias dele jogados fora, me mostrando apartamentos aqui e acolá. Tive que pagar.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para bangalore malleswaram 2bhk

Ele ainda me disse: – “Você pode até tentar procurar sozinha, mas as pessoas nesta área só alugam para os nativos de Karnataka . Eles não alugam nem para indianos de outros estados! Então, por fim, você terá que contratar um agente.”

Achei que ele estava mandando um papo típico de agente. Mas, depois de muito conversar com meu esposo, chegamos a conclusão de que teríamos que pagar a tal comissão para o agente e, o contactamos mais uma vez. Finalmente, parecíamos ter chegado a um acordo. Até me mandaram o rascunho do contrato, mas hoje, quando abri e li, lá dizia algumas coisas bem estranhas e com as quais não concordei.

1. Quando deixássemos o apartamento, teríamos que pintá-lo todo e arcar com esta despesa, é claro. Geralmente, na maioria dos contratos na Índia, a pintura é bancada pelo dono do imóvel e não pelo inquilino.

2. O dono teria direito de entrar no apartamento a hora que quisesse para ver se estava tudo em ordem. Como assim?? Eu lá morando sozinha e, de repente, chega o dono, do nada? Nem pensar! Disse que até concordava, já que ele é o dono (e mora no andar de baixo), mas disse que teria que ser com aviso prévio. 

Como estes dois itens não puderam ser negociados, nós cancelamos o contrato e tivemos que pagar mais 500 rúpias ao agente só pela papelada.

Mas, sabe quando você não sente paz no coração com algo? Pois é…eu não estava alegre com aquele prédio e nem com o apartamento, mesmo já parecendo que iríamos morar lá.

Hoje, quando cheguei na pousada (Airbnb) onde estou hospedada, contei esta estória aos donos e, eles imediatamente me disseram:

Ainda bem que o contrato não deu certo. Aquela área não é boa. Tem muito muçulmano (foram eles que disseram…não eu! Antes que vocês me atirem pedras..) e muita gente sem educação. Melhor você procurar um apartamento aqui nesta área onde estamos. Mas, como esta área é dominada por hindus brahmins, a maioria não aceita que os inquilinos consumam ou cozinhem comida não-vegetariana em casa.

Como eu consumo comida não vegetariana mais fora de casa do que dentro, o fato de não poder comer um franguinho em casa não vai me afetar muito. E, assim, a saga do apartamento em Bangalore continua. Mas, pelo menos, agora, vejo que estou sendo aconselhada por pessoas de boa índole. Quando contei o que tinha acontecido, imediatamente a família indiana da casa onde estou ficando, se prontificou a procurar apartamentos na região e a me passar alguns números de agente confiáveis.

Agora, acho que estou na direção certa. Mesmo que isso signifique abrir mão do meu franguinho. Mas, por um bom imóvel e em uma boa localidade, estou disposta.

E, continuem comigo nesta saga do apartamento em Bangalore!!!

Um abraço e até breve!

por Banjara

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Procura-se um apê em Bangalore

  1. Nossa q isso Ju! Vc vai pg o aluguel e outras coisas e n tem a liberdade de fazer um frango assado q abuso! Imagine aquele churrasquinho de domingo na churrasqueira elétrica ! Q tristeza.Mas estou fazendo pensamento positivo q vc vai achar seu cantinho especial! Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mais um capítulo da sua “Saga Indiana”. Isto ainda vai virar um livro. Por aqui, já é obrigatório deixar o imóvel pintado ao sair. Meu filho teve que pagar uma multa quando saiu do imóvel em que estava, porque não pintou. Agora, essa do proprietário fazer vistoria no imóvel quando quiser, não é nada bom. Se você aluga a casa, tem direito à privacidade. Mas, é na Índia, né? Acho que nunca iremos entender esses costunes malucos que interferem até na sua escolha de cardápio. A gente reclama, mas, Viva o Brasil! Que tudo dê certo aí! Paciência e determinação querida, que renderão boas estórias no final. Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s