Dica dos amigos – Pesadelo na cozinha

Esta semana, um de nossos inscritos no canal, me enviou um link do programa Pesadelo na Cozinha, sobre comida indiana. Pensei que fosse apenas a versão dublada do Kitchen Nightmares um programa que acompanho às vezes aqui. Mas, qual não foi minha surpresa ao ver que o programa é versão brasileira do mesmo, todo em português e com um chef francês muito carismático que mora no Brasil há anos.

No programa em questão, o chef Jacquin visitou um restaurante indiano em um bairro nobre de São Paulo e o resto, vocês já devem ter uma idéia. Achei o programa muito interessante, mas gostaria de fazer alguns comentários a respeito.

1. Eu nunca visitei o tal restaurante do programa nem qualquer outro restaurante indiano no Brasil. Porém, eu acho que a carne servida no restaurante indiano do programa está exatamente como é feita na Índia, sobretudo os kebabs. O kebab é um prato muito apreciado entre vegetarianos e não vegetarianos aqui no país. Os melhores kebabs são aqueles considerados molinhos e que derretem na boca. Isto, claro, aqui na Índia. Mas, no programa, o chef criticou o fato de o Kebab estar muito mole. Mas, será que alguém explicou para ele que Kebab não é churrasquinho de frango que vende na esquina?

Resultado de imagem para lucknowi kebab
Kebab– um dos meus pratos indianos prediletos

2. Entendo o conceito do chef Jacquin de querer adaptar a culinária indiana ao paladar brasileiro e, por isso, criticou a textura do kebab e tudo mais. Mas, em uma coisa preciso concordar: não dá para usar a mesma quantidade de pimenta quando o cliente é ocidental. Muito menos, brasileiro. Mesmo os brasileiros que curtem uma pimentinha, não têm capacidade de encarar a pimenta indiana e todos os condimentos. Eu, morando aqui há 4 anos, ainda não consigo encarar, mesmo comendo comida indiana quase todo santo dia.

download (3)

3. Em relação ao shrikhand, que é um doce indiano muito famoso, acho que não explicaram para o chef que os doces indianos são extremamente doces sim, justamente para fazer o contraste com o sabor super apimentado da comida. Os doces indianos, todos, são extremamente doces e caem como uma luva após ter queimado o estômago com tanta pimenta.

Resultado de imagem para shrikhand
Uma delícia de sobremesa e que pode ter vários sabores diferentes

4.  Ainda em relação a pimenta, eu acho que deveriam ter servido dahi (coalhada) junto com a comida, como é feito aqui na Índia. Assim, cortaria bem o efeito da pimenta e amenizaria o estrago da pimenta no estômago e intestino do peão. E, não, limão, como foi sugerido pelo garçom indiano.

No mais, achei o programa muito bom mesmo e, agradeço novamente o nosso inscrito no canal do Youtube, Toninho, por ter enviado esta pérola!

Um abraço e bom entretenimento

Juliana

 

Anúncios

6 comentários sobre “Dica dos amigos – Pesadelo na cozinha

  1. Apesar de achar que esse programa é manipulado( como quase todos da tv) eu gosto de acompanhá-lo.Também nunca tive oportunidade de ir em um restaurante indiano ,mas fiquei sabendo que em B. Horizonte tem um bem tradicional.Pretendo ir lá conferir da próxima vez que for á capital (moro no interior}depois posto o que achei aqui. Obrigado Ju por ter escrito mais esse ótimo post á respeito desse programa que muito me interessou.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Toninho! Sim…uma amiga que morou em Belo Horizonte me disse que o restaurante indiano de la eh delicioso e bastante tradicional, com sabores bem autenticos. Caso va, nao deixe de nos contar como foi sua experiencia. Um abraco!

      Curtir

  2. Amei seu post – como todos, são objetivos e mandam o recado.
    Acho esse chef um cara sem noção, e algo sem educação no trato com as pessoas – já o vi em programas reclamar pq “ele” não gosta de determinado ingrediente e classifica o prato ruim por isso – muito egocêntrismo.
    E me desculpe, mas só um brasileiro pra adaptar os pratos de outra cultura ao paladar brasileiro, por mais tempo que more aqui sua genética, as memórias afetivas relacionadas a comida e outras variáveis contam muito.
    Grata por me dizer que é para nós é dificil “o corpo” aceitar os condimentos indianos, pq sofri e a maioria me dizia que era frescura: é real; vc é real e me contou!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentario, Elen! Sim…nao sei se o chef Jacquin esta atuando ou se ele eh daquele jeito mesmo, mas deu para ver que ele nao entende eh nada de culinaria indiana, viu? Sim, sim!Eh dificil aguentar os condimentos indianos. Eu como comida indiana quase todo dia, mas tem uns 2 dias na semana que eu preciso me “desintoxicar” dos condimentos, porque acho muito forte e, tambem, porque as vezes, enjoa. Entao, nestes dias, nada melhor do que uma boa macarronada ou um penne..Hehehe.. Um abraco!

      Curtir

  3. Já assisti alguns programas do Jacquin, acho que é o jeito dele duro de ser, bem crítico. Nunca comi nenhuma comida indiana, nem chá… Nada rsrsrs
    Ai Ju ensina alguma coisa pra gente um chai, romali roti, biryani… Rsrsrs
    Bjos😘

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Ju!
    Que bom que assistiu, eu não conheço muito da culinária indiana mas achei o Eric Jacquin muito duro com as críticas já que as pessoas que vão ao restaurante estão indo para comer comida indiana.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s