Indianos – Eita povo romântico!

Olá, pessoal!

Talvez você esteja pensando que vou falar sobre como os homens indianos são românticos e tudo aquilo que vocês estão mais que fartos de saber. Não. Não vou falar sobre o romantismo masculino indiano, porque o romantismo aqui atinge é algo que atinge todos o gêneros.

Resultado de imagem para indian romance

Minha inspiração para o tema aconteceu hoje, no escritório. Depois do almoço, estávamos todos sem muita coisa para fazer e, decidimos tocar algumas músicas no Youtube. Os colegas que estavam presentes, são todos fãs de música indiana mesmo, de canções Bollywoodianas e, eu, claro, fiz a festa!

Foi aí que percebi que, eles só escolhiam canções beeeem românticas e, a cada música, era um tal de suspirar para cá, um exclamação para lá…. De repente, uma das colegas se levantou da cadeira e começou a dançar e cantar. O outro, lá de dentro da outra cabine, começou a cantar bem alto, também. Quando falei algumas de minhas canções românticas prediletas, eles foram à loucura.

Só para vocês terem uma idéia do tipo de romantismo que há nas letras das músicas…na Ae Dil Hai Mushkil, tem uma parte que diz:

ye rooh bhi meri, ye jism bhi mera
utna mera nahi, jitna hua tera

Tanto minh’ alma como este meu corpo
Já não são tão meus assim, pois tornaram-se seus.
(mais ou menos isso em português, tá?)

Agora me falem: é ou não é lindo?

Mas, o nível de romantismo só atingiu seu nível máximo quando eles começaram a tocar canções históricas de Bollywood, da década de 60, 70… Aí, o escritório parou.

Talvez nosso leitor esteja pensando: – “Mas se eles acabam fazendo casamento arranjado, como podem ser tão românticos?” Para quem não sabe, a poesia era muito apreciada durante o Império Mughal e, de lá para cá a Índia tem sido casa de talentosíssimos poetas e escritores. Hoje em dia, o urdu é a principal língua usada pelos poetas e, a maioria das canções de Bollywood românticas que vocês conhecem, bebem na fonte do urdu. As palavras em urdu, em sua grande maioria, tiveram origem no idioma persa (farsi). Palavras como mohabbat, ishq, aashiqui, manzil, fanaa, mulakaat, khwaab e por aí vai. Aliás, uma das formas de poesia cantada mais admiradas aqui na Índia é o ghazal.  Geralmente, os ghazal falam de amores perdidos, de corações partidos e feridos.

E, não é porque a maioria dos casamentos aqui são arranjados, que os indianos nunca se apaixonaram uma vez na vida. A maioria já se apaixonou sim, antes de casar, mas pelas pressões sociais e da tradição, tiveram que sacrificar seu amor em algum momento. E aqui, para encerrar uma das canções atuais mais belas, cheia de palavras em urdu para o deleite dos românticos de plantão!

Certas experiências, só podem ser vividas na Índia mesmo! Bem, um post curtinho, mas que mostra mais uma faceta do povo indiano.

Resultado de imagem para indian romance

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

Anúncios

13 comentários

  1. Oi Ju, pelo que dá entender nos posts o ambiente de trabalho é bacana aí… faz um post sobre o ambiente de trabalho, como é hierarquia, coleguismo, se tem puxação de saco e tapete (rs)… Obrigada! bju

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Eu vou visitar a Índia em agosto, durante treze dias. Como é a primeira vez que vou visitar esse país que tanto me atrai, vou numa viagem de grupo com regime de pensão completa. (mais que completa pois a empresa trata de tudo desde os bilhetes para monumentos até ao visto ;-)). As únicas coisas que terei de pagar serão as bebidas às refeições, presentes que queira comprar e snacks ao longo do dia. A minha questão é: acha que 400€ (cerca de 29.000 rupias) será suficiente? Como não faço ideia dos preços achei que me poderia ajudar.
    Beijinhos de Portugal

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu acho que sera suficiente, Lili, ja que voce nao tera tantos gastos. 29.000 rupias da bem sim para comer e comprar presentes. Mas, fique atenta aos precos dos presentes para o pessoal nao tentar meter a mao. Um abraco e boa viagem! Depois me conta como foi a viagem, hein!?

      Curtir

  3. Oi Ju! É verdade. Também gosto muito das músicas indianas. Baixei muitas no Youtube e escuto direto. Tem uma particularmente, que amei desde o primeiro momento em que ouvi. É: ” Tu Na Jaana Aas Paas Hai Khuda”, do filme AnjaanaAnjaani. Aliás, a trilha sonora toda do filme é muito legal. Consegui baixar todas as músicas e o filme com legendas em inglês. O filme também é gostoso de assistir. Sou eclética em matéria de música, indo das eruditas ao rock, mas a nossa música brasileira atualmente está pobre em talentos. Tenho escutado alguns trabalhos alternativos na internet, porque o que toca nas radios, não dá para ouvir. Meu filho manda sons de cantores e bandas que descobre e eu mando as que descubro, para ele. Mandei um vídeo de uma banda indiana de rock progressivo, para ele e foi muito apreciado. Algumas músicas que você postou eu já tinha baixado e outras me trouxeram novas experiências auditivas. Continue nos atualizando, por favor. É muito bom! Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Rosana!!!Obrigada pelo comentario! Sim…infelizmente, no Brasil, a situacao musical anda complicada. Eu geralmente, ouco musica indiana ou arabe e, sempre tento divulgar aqui no blog. Um abraco e em breve trarei mais novidades!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s