Olá, pessoal!
Hoje nós vamos viajar bem longe, até a Coréia do Sul, para falarmos sobre o problema do álcool naquele país e a motivação por trás dele.
Na Coréia do Sul, assim como no Japão, beber é significado de relaxar e é uma arma poderosa de comunicação entre subordinados e chefes, devido as rígidas hierarquias existentes em ambos os países.
No Japão, por exemplo, meus colegas de trabalho achavam muito estranho o fato de eu não beber. Eu sempre colocava a culpa na religião, para que eles não insistissem muito no assunto. São muito comuns as festas chamadas nomikais, enkais e tantos outros “kais” por aí.
Beber o famoso saquê, chamado no Japão de Nihonshu, é algo tradicional e sempre existiu na cultura japonesa. Há diversas canções de estilo enka que tratam do assunto e basta ir ao interior do país, para ver muitos velhinhos tomando aquela dose diária. Porém, quando foi que eles começaram a passar dos limites e a se tornarem alcóolatras?
Se você já foi ao Japão e teve a oportunidade de pegar um trem depois das 21:00, você vai entrar e imediatamente sentir o cheiro horrível de álcool, já que diversos funcionários de empresas estarão lá, jogados pelos bancos, completamente bêbados.
O Japão cresceu, desenvolveu, as pessoas começaram dar suas vidas pelo trabalho e, o preço tem sido alto.
A Coréia do Sul, hoje, passa pelo mesmo problema. Um país extremamente desenvolvido hoje, na Coréia, estuda-se demais, trabalha-se demais e….consequentemente, bebe-se demais! A maioria, claro, consome Soju, que é a bebida alcóolica nacional e, cerveja. Isso, quando não misturam os dois.
A indústria do álcool cai em cima, com muito marketing, enquanto, o Ministério da Saúde e entidades locais tentam fazer o que podem para colocar um freio no hábito que os sul coreanos adquiriram e que está a lhes roubar a saúde.
Recentemente, a Al Jazeera fez um documentário interessantíssimo sobre o assunto e, eu gostaria de compartilhar com vocês. O documentário tem legendas em inglês, então, creio que muita gente poderá acompanhar.
E, num país onde a pressão extrema sobre seus cidadãos prevalece, um outro problema alarmante tem chamado atenção da mídia internacional: O altíssimo índice de suicídio. Parabéns, Coréia do Sul! Vocês acabaram de superar o Japão no quesito suicídio!
Para tirarmos o clima pesado do assunto, vamos assistir ao engraçado clip do Psy, cujo nome não poderia ser nada mais nada menos que Hangover!
Um abraço e até a pŕoxima!
por Banjara
o que fazer para nao beber???
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Ju! Nossa, não sabia que a Coréia do Sul tinha ultrapassado o Japão na taxa de suicídio… Que coisa.
Sobre o lance da bebida, o que reparei no documentário e o que me lembro da minha estadia no Japão é que orientais em geral bebem MUITO rápido. Parece que eles não apreciam a bebida. Eu gosto de tomar minha cervejinha gelada num dia quente na praia, ou um vinho numa noite fria – mas é para apreciar, e não para virar tudo de uma vez na boca. Realmente, há muita diferença cultural nesse quesito, eu acho.
CurtirCurtir