Contos da Índia – Disputa de castas

Que a questão das castas é algo complicado e polêmico aqui, vocês já sabem e já assistiram o meu vídeo sobre as castas.

Porém, ontem, ouvi uma estória de uma amiga minha que mora aqui em Mumbai, que me deixou boquiaberta. Sim! Após quatro anos morando na Índia e na mesma cidade, ainda é possível se surpreender! Ou seja: o choque cultural nunca acaba!

Bem, mas vamos à estória.

O indiano conhecido da minha amiga, estava em uma grande dilema. Ele, como dono da empresa, tinha duas funcionárias muito boas e capacitadas. Uma, é bem estudada e se mata de trabalhar para poder comprar uma casa, já que o marido não ganha tão bem no que faz e nem é tão capacitado quanto ela. Já a outra, o marido tem uma boa condição financeira, mas ela além de gostar de trabalhar, é bastante talentosa. Além disso, entrou antes na empresa do que a sua rival.

 

Já na hora da entrevista, a riquinha deixou claro para o chefe que não aceitaria que dessem o mesmo cargo dela para a outra. Ela poderia até ter as mesmas funções, mas ela não iria se submeter a ela. Motivo: ela diz ser se uma casta superior a da sua rival.

Mas, acontece que a outra, mesmo sendo de casta inferior, tem talento e o dono da empresa, desde então, tem passado noites em claro para poder decidir o que fará com as duas. A quem promover? Como fazer isso?

 

A resposta parece óbvia para um não-indiano: que vença a melhor. Porém, na cabeça do chefinho indiano, isto também é um grande problema, pois ele também acredita nas castas e acha que seria injusto não promover a moça que é de casta superior.

Enfim…qual a decisão que ele vai tomar, minha amiga deve me contar da próxima vez que nos encontrarmos. Mas, este texto serviu só para mostrar ao nosso leitor, que tudo aquilo que parece fácil nas outras culturas, torna-se difícil aqui na Índia. Casamentos, acordos, trabalhos, promoções, nomeações…tudo porque a bendita da casta está envolvida e tão enraizada na cultura deles que é ainda muito difícil se livrar dela.

Imagem relacionada

 

Imagem relacionada

O assunto das castas é, sem dúvidas, polêmico e, assim como o dote, inicialmente, as castas não foram criadas para oprimir as pessoas, mas apenas para dividir uma sociedade, como na Europa Medieval. Para quem estiver interessado no assunto, sugiro duas leituras:

Resultado de imagem para caste

Um interessante texto, retirado da revista eletrônica Sanskriti.  O texto faz uma alusão ao sistema social dos Mayas, como ilustrado abaixo:

Imagem relacionada

http://www.sanskritimagazine.com/india/when-caste-was-not-a-bad-word/

Enfim…fica aí a reflexão.

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

 

Anúncios

4 comentários sobre “Contos da Índia – Disputa de castas

  1. Agora me veio alguns pensamentos se fosse uma estrangeira e uma indiana? Será que ele teria dúvidas? O mundo aí a fora é bem mais interessante e complicado do que eu imaginava… Rsrs 🤔🤔

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não dá para acreditar que em pleno século XXI em um país que embora exista muita pobreza e contrastes, mas onde há pessoas muito bem instruídas como essas moças ainda haja esse tipo de pensamento tão arcaico. Acho que o ser humano tem por necessidade se sentir superior em relação a alguém para ter o sentimento mínimo de importância para sociedade. Ai, Ju! Desculpa, acabei me colocando no lugar da moça de casta inferior. Eu achei que em Mumbai como toda megalópole as pessoas fossem muito modernas para se importar com essas classificações de casta.
    Ju, quero te contar que fico esperando um post no blog ou no canal todo dia antes de dormir, eu sei que você tem seus compromissos e faz de tudo para conciliar o blog e o canal e isso me consola quando não há nada novo, hahaha. Um beijo diretamente da Bahia e eu sou sua fã!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aisha, querida!!Obrigada pela participacao e pelas palavras. Eu entendo perfeitamente o que voce sentiu ao ler o post, pois senti ao mesmo quando ouvi a estoria. Na India, eh muito importante (e nao me agrada em nada) esse lance de querer se sentir melhor que o outro, como se so um titulo ou uma “casta” fizesse a pessoa mais iluminada ao algo do tipo. Mas, este pensamento eh tao enraizado que fica complicado mesmo erradica-lo. Um abraco e beijos para essa terra linda que eh a Bahia!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s