Contos da Índia – Sua impura!!!

Dependendo da comunidade ou grupo étnico ao qual uma pessoa pertença aqui na Índia, os costumes, crenças e superstições variam. O mesmo, infelizmente, acontece com a menstruação. E, dependendo da comunidade à qual a indiana pertença, ela pode ficar restrita a uma série de atividades, tendo que ficar isolada em algum cômodo da casa até seus dias terminarem.

Isso me lembra muito aquelas regras lá no Antigo Testamento, no livro de Levítico, o qual cita coisas tipo:

“Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.”
Levítico 15:19

Naquele contexto cultural judaico, as mulheres também eram proibidas de participar de qualquer cerimônia religiosa e, muito menos de entrarem em lugares sagrados.

Resultado de imagem para menstrual period india
Deusa menstruada

Esta prática também existe no Islã, como mostra o link abaixo, caso estejam interessados em ler.

http://www.avozdoislam.com.br/site/?p=941

Eu já sabia desta prática aqui na Índia e já escrevi um post alguns anos atrás falando sobre a campanha do picles. Mas, quando você ouve isto de uma pessoa próxima a você, o problema ganha uma nova dimensão. Para relembrar:

https://tabibitosoul.com/2014/09/19/incomodada-ficava-a-sua-vo/

Então, vamos à estória de hoje!

Resultado de imagem para menstrual period india

Minha colega de trabalho, indiana, ficou menstruada enquanto estava no escritório e não tinha absorventes. Muito discretamente, ela veio pedir minha ajuda e perguntou se eu tinha algum absorvente comigo. Felizmente, eu tinha dois na bolsa e, imediatamente, dei para ela. Depois de ir ao banheiro, ela sentou perto de mim e comentou:

Lá no vilarejo da minha mãe, a gente tem que ficar isolada no quarto e não pode sair para nada quando está menstruada. Por isso eu não gosto de ir lá quando eu estou nestes dias. Na sua família também tem isso? “

“Não…não que eu saiba – respondi ainda passada.”

Na mesma hora lembrei que quase todas as minhas visitas à casa dos meus sogros coincidem com meu período menstrual, mas isto nunca foi um empecilho e, graças a Deus, apesar da minha família indiana ter várias manias e pensamentos retrógrados, a menstruação de uma mulher não está incluída nisto. Talvez até esteja, mas ninguém fica restrito a um quarto, sem poder se comunicar com os outros ou pisar na cozinha.

Resultado de imagem para menstrual period india
Absorventes típicos da zona rural da Índia, feitos de trapos de sari e roupas.

O vilarejo da mãe desta moça, é na costa de Maharashtra, a poucas horas de Mumbai. Como eu sempre digo: Basta se afastar uns 40 minutos de Mumbai para entrar em um outro contexto, geralmente, bastante hostil para as mulheres.

Imagem relacionada

Para encerrar, deixo mais um link, em inglês, sobre a situação das adolescentes em Maharashtra quando começam a menstruar (sem nem saber o que é) e como tudo ainda é encarado como impureza e vergonha, tornando-se um tabu.

https://sanitationupdates.wordpress.com/2012/10/04/we-dont-talk-about-it-at-all-the-taboo-of-menstruation-in-rural-maharashtra/

Um abraço e até a pŕoxima!

por Banjara

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Contos da Índia – Sua impura!!!

  1. Acho que essa noção de coisa impura se formou porque antigamente não existiam absorventes modernos de cobertura suave e abas anti-vazamentos kkk. Aí imagina o constrangimento de vc estar lá no templo sentadinha e de repente vem o “chuaaaa”. Eu ficaria com a cara mais vermelha que o fluxo em si kkk! Então acho que a mulher se abster de aparições públicas no período menstrual era uma forma de poupa-la de situações embaraçosas – até pq naquela época, nem adiantava perguntar pra colega ao lado se ela tinha absorvente pra emprestar!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s