Índia – Quem quer dinheiro?

Olá, pessoal!

Me pediram para fazer um vídeo sobre o caos econômico que tomou conta da Índia nas últimas semanas. Como não deu para fazer um vídeo, resolvi escrever um post a respeito. E, caso você esteja de viagem marcada para a Índia neste fim de ano, preste bastante atenção.

Estava a assistir o noticiário há duas semanas quando de repente, me aparece o Modi (primeiro-ministro indiano) para dar um pronunciamento sobre as novas cédulas da moeda indiana. Até aí, tudo bem. Quando prestei atenção e vi do que se tratava, fiquei surpesa. De repente, todas as notas de 500 e 1000 não iam mais valer! E isso, da noite para o dia! O caos estava instalado!

Resultado de imagem para 500 1000 rupees banned

Você verá mais detalhes na matéria abaixo, em português.

http://oglobo.globo.com/economia/india-tira-de-circulacao-notas-de-500-mil-rupias-para-combater-corrupcao-20433317

Além disso, entrou em vigor a nova nota de 2,000 rúpias e, a nova nota de 500 rúpias.

Resultado de imagem para 2000 rupees

 

Os primeiros dias foram muito complicados, já que não tínhamos dinheiro em casa e os caixas eletrônicos estavam fora do ar. As filas nos bancos eram quilométricas e precisamos catar moedas para pagar passagem e outras coisas de pequeno valor, onde não poderíamos usar o cartão de débito eletrônico.

Resultado de imagem para queue bank india

Além disso, muita gente teve que sair correndo de casa para o banco para depositar todo o dinheiro escondido debaixo do colchão. Nesta brincadeira, as donas de casa é que foram pegas no flagra, já que a maioria dos maridos não sabiam que elas tinham tanto dinheiro guardado em casa e, de repente, receberam uma mala cheia de dinheiro para ser depositado no banco. Uma dessas, foi minha sogra, que tinha uma quantia até bem alta em casa e deixou meu sogro chocado.

Resultado de imagem para queue bank india

A atitude de Modi, claro, pegou a todos desprevenidos, mas era esta mesma a intenção dele, para poder combater o black money no país e combater, sobretudo, grupos terroristas do Paquistão, nosso vizinho. Muita gente achou a atitude do primeiro-ministro o máximo e não se importou de fazer o sacrifício.

Não vou dizer que não foi uma dor de cabeça e ainda está sendo, mas as coisas já estão melhorando e hoje, por exemplo, após esperar apenas 20 minutos (rs), eu consegui sacar dinheiro e, já com as novas notas de 500 rúpias.

Não sei dizer no momento se este audacioso passo de Modi foi certo ou errado, pois os resultados só serão vistos um pouco mais à frente, mas, se for pelo bem geral da nação, realmente, o sacrifício deve valer a pena.

Eu, como moradora e hoje, cidadã indiana, espero realmente, que o governo de Modi venha trazer melhoria na qualidade de vida dos indianos mais necessitados, porque os intocáveis aqui, na verdade, são os ricos.

Enfim…apesar de todo o pandemônio criado nas últimas semanas e ter que catar moedas até nos bolsos das calças para poder pagar a passagem até o escritório, as coisas estão melhorando aos poucos.

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

 

Anúncios

2 comentários em “Índia – Quem quer dinheiro?

  1. Oi Ju, eu ia justamente te perguntar sobre os efeitos destas medidas drásticas e como vocês estavam convivendo com as mudanças nesta parte inicial> Mas é aquilo, toda medida desta espécie, traz muitos transtornos até a adaptação. O Primeiro Ministro Indiano é um visionário, muito perspicaz e audacioso. Não é à toa que nos últimos dois anos a economia da India é a que mais cresce no mundo, passando á frente até da China.
    Tive que rir sobre as mulheres que escondem seu dinheiro dos maridos. Aqui já é assim, a maior parte das minhas amigas não contam para os maridos quanto têm no banco, mas como a maioria das indianas não têm conta no banco, têm que guardar “debaixo do colchão” mesmo, hahaha…
    Beijinhos,
    Ana
    http://www.viagensebeleza.com.

    Curtir

  2. Oiie Banjara eu fui uma das que pediu para saber mais sobre a economia justamente por essa mudança repentina, obrigado por atender meu pedido… E deu para esclarecer bastante o que aconteceu,mais confesso que estou meio no ar ainda kkkk eu imagino o caos que vcs passaram rs beijos obrigada 😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s