Esta semana, terminei de ler um dos livros que comprei com um gift card da Amazon que ganhei no Diwali. Se trata do livro Girls of Riyadh, ou, em português, Garotas de Riad. Riad, para quem não sabe, é a capital da Arábia Saudita.
A autora é Rajaa Al Sanea, uma estudante da faculdade de Odontologia, que inspirada na estória de suas próprias amigas sauditas, decidiu escrever e expor o que acontece entre as jovens mulheres de uma das sociedades mais fechadas do mundo.

O livro foi muito criticado no país de origem da autora e até proibido de circular, sendo publicado, primeiramente, no Líbano. As estórias relatadas no livro retratam com fidelidade, o perfil de várias mulheres sauditas e, isto, claro, trouxe muitas críticas e fez com que a autora ganhasse muitos inimigos. Mesmo assim, o livro é um sucesso, best-seller e não pode faltar na estante de quem quer conhecer mais o que acontece na Arábia Saudita.
Até mesmo uma das personagens do livro, quando soube que sua estória seria aberta ao público, mesmo com seu nome trocado, cortou os laços com a autora e não aceitou o pedido de perdão, pois temia represálias dentro de sua família e, claro, da sociedade saudita.
O livro em português, ganhou o nome de Vida Dupla, mas não gostei do título e acho que uma tradução do original ficaria bem melhor. Se bem que muita gente no Brasil não deve ter idéia do que seja Riad.
Terminei o livro em menos de uma semana e, já vou começar mais um! Em breve, trago mais dicas de leitura!
Nossa querida Andréia Simões fez uma ótima resenha sobre o livro. Vamos assistir!
Um abraço e até a próxima!
por Banjara