Contos da Índia – Chocando na Índia!

Olá, pessoal!

Ainda sobre os dias passados em Uttar Pradesh….

Estava eu mostrando algumas fotos do Brasil para a minha família, quando recebi uma notificação do Facebook. Era uma foto de uma família muito querida de amigos lá do Rio. Abri para ver e mostrar ao meu esposo, já que ele conhece toda a família da tal foto. Minha sogra e cunhada também quiseram ver.

Mostrei e, foi aí que percebi que talvez não devesse ter mostrado.

Na foto, a família brasileira toda estava reunida. Filhos, netos, pai e mãe.Porém, um dos homens estava sem camisa. Foi a primeira coisa que minha sogra reparou e…comentou! (como não poderia deixar de ser!)

Resultado de imagem para homem sem camisa

“Sem camisa? Porque ele está sem camisa?”

Nessa hora, fingi que não entendi hindi e deixei meu marido explicar. Ele disse:

– “Ai, mãe….super normal no Brasil! Você não sabe o calorzão que faz lá no verão. Todo dia 40 graus…”

Apesar da tentativa, a sogra não parecia convencida. Mas, não falou mais nada. Lembro também, uma vez que mostrei fotos da minha família para ela. Era uma festa de aniversário da minha mãe, que tinha sido comemorada em um restaurante. Muitas pessoas estavam usando jeans, mas todas bem arrumadas.

Resultado de imagem para jeans chique

Mas, bastou o jeans aparecer, para desagradar a sogra.

– “Jeans?? Todo mundo está usando jeans…Eles não tem roupa, não?”

Não lembro bem o que meu esposo disse na época, mas lembro nitidamente da cena e do comentário. Não tem jeito, gente: minha sogra odeia jeans. Nem conto para vocês o que ela fez com um jeans Calvin Klein, estilo destroyed, peça rara, que meu marido comprou quando era jovem e solteiro. O jeans destroyed, claro, para minha sogra, era um pano velho e desagradável. Não deu outra: na mesma hora, ela rasgou o jeans todo e fez de pano de chão. Meu marido conta que quase surtou e só não bateu nela porque, afinal, de contas, é a mãe dele.

Resultado de imagem para jeans destroyed

Engraçado é que quando mostro fotos da minha família indiana para a minha mãe, incluindo as fotos da sogra, minha mãe só tece elogios, como:

“Nossa….sua sogra é bonitona! É jovem!”

“Nossa…que interessantes estas roupas (sari). Bonitas, né?”

– “Nossa…que cor bonita que ele tem! (se referindo ao meu sogro!)”

Mas, assim como o homem sem camisa chocou minha sogra, ver minha sogra e cunhada com roupas tradicionais também choca minha mãe que sempre me pergunta:

– “Elas não sentem calor com estas roupas, não?”

Fico imaginando o que minha mãe diria se visse como as muçulmanas andam aqui.

Ou seja: tudo aquilo que foge ao nosso padrão, a princípio, nós temos a tendência a criticar e rejeitar. E, na maioria das vezes, leva muito tempo para aceitarmos. Dependendo do berço cultural da pessoa, pode levar uma vida toda.

Pelo menos, através do nosso blog, eu procuro mostrar às pessoas, que existe um mundo muito maior que o nosso próprio mundinho.

por Banjara

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Contos da Índia – Chocando na Índia!

  1. Juuu você é ótima…sim o que nos tira da zona de conforto temos duas reações, mais váh…tem o espanto, rejeição, e também achamos lindo e gostaríamos de ser/usar….mas secretamente pois como muitos pensam…”se eu sair assim o que vão falar de mim”?…haha…eu adoro nosso planeta pela diversidade, e amo o jeito que escreve e nos enriquece com seu dia dia…aqui no interior do Paraná, sou atração turística, o povo nunca se acostuma com minhas tatuagens, é sair de roupa curta que aparecem as tattoos e “nossa”….eu rio, mais já tive momentos que fiquei irada! Ahhh mas é tão legal quando vou na praia e vejo mulheres de biquini minúsculo aqui no Brasil e quando nos E.U.A fazem top less, mas tem biquinis enormes…haha….viva a diversidade!!! Imagina se sua sogra visse eu meus irmãos e cunhadas…todo mundo é tatuado…haha….e usa jeans, saias curtas…haha…. beijos e grata pelo seu post!
    Namaste

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s