Mozhdah Jamalzadah – Mais uma estrela afegã

Volta e meia, o Afeganistão aparece aqui no nosso blog, seja através de sua música ou de algum fato interessante acontecido no país.

Ao passar dos anos, em nosso blog, nós temos apresentado a vocês, incríveis mulheres afegãs, que, através de seu talento musical, têm ajudado a mudar a imagem das mulheres em seu país, após a tenebrosa era regida pelo Talibã.

Resultado de imagem para mozhdah jamalzadah

 

A figura de hoje, Mozhdah Jamalzadah, é uma belíssima moça afegã, cuja família fugiu emigrou para o Canadá quando ela tinha apenas 5 anos, em busca de uma vida onde pudessem ter mais oportunidades, liberdade e paz.

Sendo assim, Mozhdah passou a maior parte de sua vida no Canadá, onde pode estudar jornalismo e música e descobrir seu talento como compositora, oportunidade que, talvez, não tivesse em seu país se lá permanecesse.

Uma de suas canções, Dukhtare Afghan (Menina afegã), virou hit nas tvs e rádios afegãs, ganhando assim, reconhecimento e fama em seu país natal. A canção Dukhtare Afghan tem um conteúdo heróico, político e social, fazendo com que os olhos se voltassem novamente, para os problemas das mulheres de seu país. A canção, na verdade, foi baseada em um incidente no qual o Talibã jogou ácido em três estudantes (mulheres, claro) da cidade de Kandahar. O sucesso foi tanto, que Mozhdah foi convidada para representar seu país em um evento na Casablanca, onde Obama e sua família, claro, estariam presentes.

Em 2009, sua carreira deslanchou ainda mais, quando foi convidada para apresentar um programa da tv afegã, chamado Mozhdah Show, sendo comparada com Oprah Winfrey, por abordar assuntos sensíveis e tabus na sociedade de seu país.

Resultado de imagem para mozhdah jamalzadah

Mozhdah, assim como todas as outras afegãs que temos lido aqui no blog, já foi ameaçada várias vezes e está sempre correndo riscos. Mas, nada disso a impede. Ela quer ter sua voz ouvida e trazer mudança para as mulheres de seu amado país.

A matéria abaixo é um pouco antiga, mas vale a pena ler para conhecer os feitos desta corajosa afegã.

Afghanistan's 'Oprah' helps heal country's wounds

Agora, vamos conhecer um pouco do trabalho da bela moça.

Ela é poderosa ou não é?

por Banjara

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s