Dica de leitura- Dollar Bahu

Olá, pessoal!

Quem me conhece sabe que eu simplesmente amo livrarias e bibliotecas e posso facilmente passar meu dia inteiro em uma.

Em uma de minhas idas à uma livraria em Bandra, vi um livro que me chamou a atenção pelo nome: Dollar Bahu. Bahu, para quem não sabe, é a palavra em hindi para “nora”.

Resultado de imagem para dollar bahu

Peguei o livro e comecei a folhear. A autora, eu também não conhecia, apesar de depois ter descoberto que ela é muito famosa na Índia. Seu nome é Sudha Murty.

Resultado de imagem para sudha murthy

Sudha conta em seus livros, estórias de gente como a gente, só que todas, passadas em Karnakataka (de onde ela veio) ou Mumbai (onde trabalhou muitos anos). Dollar Bahu, não é diferente. A estória começa no interior de Karnataka, vai até Bangalore e de lá, até os EUA.

 

Dollar Bahu, basicamente, conta a estória de uma sogra de classe média, obcecada com dólares que vêm de sua nora que mora nos EUA, tratando-a então, quase que como uma deusa. Porém, sua outra nora, é uma moça indiana, simples e trabalhadora. Porém, com um grande defeito:  ganha em rúpias, o que a faz ser mal tratada pela sogra, apesar de ser quase uma escrava dentro da casa e jamais recusar nenhum pedido de sua sogra. Resumindo: uma batalha entre dólares e rúpias.

Resultado de imagem para dollar bahu

Quem ganhará a disputa no final da estória?

Acredito que o livro não tenha tradução em português, mas a tradução em inglês é bastante simples de ler, além de Sudha escrever de forma clara e que nos faz imediatamente, começar a imaginar o cenário e a fazer parte de toda a trama. Um livro sincero, que retrata e critica a obsessão de muitas famílias, sobretudo mulheres, por poder, jóias e o prazer de se sentir sempre superior aos outros, mesmo que isso signifique destruir os laços familiares.

Resultado de imagem para dollar bahu
Curiosamente, o livro tem uma tradução em italiano.

Dollar Bahu virou uma novela no início dos anos 2000. Quem conhece um pouco da mentalidade indiana e a realidade do país, vai associar a sogra da Dollar Bahu com muitas mulheres por aí.

Imperdível!

Um abraço e boa leitura!

por Banjara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s