Contos da Índia – A mente sã

Porém,mês passado, quando estive na casa dos meus sogros, eu percebi algo muito lindo: que não há divisão entre as crianças indianas até certa idade.

Meu sobrinho tem 5 anos e é hindu. Não porque escolheu, mas porque assim nasceu, em uma família hindu e, provavelmente, pouquíssimas chances terá de mudar de religião, algo que é considerado um ultraje à família e a nação. Mas, em sua pureza pueril, ele me dizia o nome de seus melhores amiguinhos na escola: Farhan, Rehan e mais um outro que não lembro, mas cujo nome, também era muçulmano. Todos os dias eles brincam juntos, comem juntos, conversam….

No Ramadã, um de seus amiguinhos, inocentemente disse: ” Ei, vai ter festa lá em casa hoje. Vem brincar comigo!”. Quando chegou em casa, meu sobrinho estava impaciente, perguntando ao avô como faria para chegar até a casa do amiguinho muçulmano. Meu sogro, também não sabia o endereço e, provavelmente, jamais cumprimentou os pais dos meninos muçulmanos. Mas, no desesperado anseio do meu sobrinho hindu pela festinha do amigo muçulmano, meu sogro ligou para uns muçulmanos conhecidos e consegiu levar meu sobrinho à uma festa de Ramadã. Porém, chegando lá, meu sobrinho disse: – “Mas, vô, eu não vejo meus amigos aqui. Acho que estamos na festa errada. “

Resultado de imagem para hindu and muslim kids

Todos nós choramos emocionados com esta estória: minha família hindu, meu marido e eu. Isso prova que não há divisões no coração de uma criança. Porém, sei que chegará um dia o qual ele talvez perca esta pureza e comece a agir como a grande maioria dos seus compatriotas. Só o tempo dirá.

A variedade de crenças e religiões talvez seja o que há de mais belo na Índia, mas quando a religião e o governo se mesclam é que o perigo acontece. A beleza dá lugar à um sentimento de nacionalismo exacerbado e violência extrema. Religião e política- a mais mortal das combinações. Desde que o homem descobriu isto, a humanidade jamais fora a mesma.

Resultado de imagem para hindu and muslim kids
Muitas mães muçulmanas vestem seus filhos com trajes hindus para participar das atividades escolares.

por Banjara Soul

 

 

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

3 comentários em “Contos da Índia – A mente sã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: