Ganesha – chegou a hora dele!

Olá, pessoal!

O blog andou meio parado nos últimos dias, mas eu estava trabalhando de 08:00 às 22:00, com uma porção de relatórios médicos para fazer, clientes para atender (estamos com um pequeno surto de dengue em Mumbai!), fora uma viagem à Pune para dar suporte ao staff de lá. Enfim… dias de muito trabalho, pouco sono, mas…consegui entregar todos os relatórios em dia! Yes!!!!Missão cumprida!

Agora, continuamos na correria, mas pelo menos, hoje consegui chegar às 17:00 em casa e me dedicar um pouco ao nosso blog. Êeee!!

Mas, deixemos de conversa e vamos ao que interessa:

Desde ontem, começou o Ganesha Chaturthi, que é o festival do deus Ganesha. Não conhece o Ganesha? Bem, ele foi mencionado várias vezes na novela Caminho das Índias, mas se você não está ligando o nome à pessoa, vou refrescar sua memória:

Ganesha é aquele deus com corpo de humano e cabeça de elefante.

Resultado de imagem para ganesha

E, aqui em Mumbai e em toda o estado de Maharashtra, é ele quem manda! Ganesha é considerado o removedor de obstáculos, o deus da fortuna e fartura e, em uma cidade como Mumbai, onde todos chegam com o sonho de prosperar, ele é mais que adorado!

Resultado de imagem para ganesha chaturthi

Durante estes 10 dias (se não me engano), a cidade fica mesmo um pequeno pandemônio, com o já caótico tráfego ainda mais caótico, mas também, um deleite para aqueles que querem experimentar e conhecer um pouco mais da cultura e da fé dos indianos.

Resultado de imagem para ganesha chaturthi
O astro Hrithik Roshan e seu pai, Rakesh Roshan, carregando a estatua de Ganesha.

Resultado de imagem para ganesha chaturthi

Não importa a classe social ou casta: Ganesha é adorado e celebrado por todos! Aqui no meu prédio, por exemplo, fizeram um pequeno altar com uma estátua do Ganesha na entrada do prédio e lá, todas as noites, as pessoas tem se juntado para fazer suas orações e dar oferendas ao simpático deus. Hoje, desde umas 17:00, uma pequena banda se juntou aqui no prédio e começou a batucar. O ritmo me fez lembrar os dos blocos de Carnaval do Rio, apesar de eu não gostar de Carnaval. Mas, morando a vida toda no Rio de Janeiro, não tem como não lembrar!

Resultado de imagem para ganesha chaturthi mumbai
Ta ou nao ta com cara de Carnaval na Apoteose?

A fé em Ganesha é tão grande, que hoje, o motorista da minha empresa trocou o trajeto de sempre e parou no meio do maior templo do Ganesha em Mumbai. Quando parou o carro, pensei que ele quisesse ir ao banheiro. Mas, ele me disse: – “Espera um pouquinho. Já volto. Vou fazer uma oração para o Ganesha e já volto.”

 

Eu, claro, concordei e fiquei observando aquele momento tão peculiar de dentro do carro.

Quando o nosso querido motorista voltou, ele me disse: – “Estou com muita sorte hoje, madam. É muito difícil conseguir fazer uma oração aqui. Se fosse em outro horário, eu jamais conseguiria. Tem muita gente e gente que vêm de todos os cantos da Índia. Por isso, hoje, estou muito feliz.”

Resultado de imagem para ganesha chaturthi mumbai

Fé é mesmo terreno que ninguém penetra. Para a maioria dos ocidentais, adorar um deus gorducho com corpo de gente e cabeça de elefante não é mesmo tarefa simples. Mas, será que um indiano se sentiria bem em uma igreja com imagens que remetem ao sofrimento? O diferente sempre causa estranhamento em todos. Eu mesma, antes de vir à Índia, não sentia muita intimidade e simpatia pelos deuses indianos. Mas, ao chegar aqui e conhecer a personalidade e característica que cada um representa, assim como mais da mitologia e história indiana, minha opinião sobre eles mudou bastante. Não sou hindu, mas hoje, me acostumei com eles e até já tenho os meus prediletos.

Por isso, cada vez que Ganesha ou qualquer outro deus indiano é celebrado, eu celebro também. Celebro o fato de ter me tornado uma pessoa mais tolerante, menos julgadora e até diria, mais espiritualizada, ao invés de religiosa.

Vamos assistir a um video de uma musica muito famosa que celebra o Deus Ganesha.

Mais um video para voces!

Um abraco e ate a proxima!!!

por Banjara

Anúncios

8 comentários sobre “Ganesha – chegou a hora dele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s