Olá, pessoal!
Desde que comecei a trabalhar como intérprete da área médica aqui na India, meu interesse pelo assunto cresceu muito e, prometi que em breve faria um post falando e apresentando os principais hospitais de Mumbai para vocês. E, também, falando de forma geral, sobre os hospitais indianos. Afinal, ninguém merece ficar doente no exterior, né?
Na Índia, não é muito difícil ficar doente. Em Mumbai, por exemplo, a poluição extrema aliada a poeira excessiva causas danos aos ouvidos, olhos e ao aparelho respiratório.Em Delhi, a situacao é ainda pior.Isto, claro, sem falar da famosa Delhi Belly!
Desde que chegamos em Mumbai, meu esposo começou a sofrer de dores de ouvido. Causa: poluição.
Eu fiquei quase 6 meses em tratamento para me livrar de uma infecção causada pela poluição + poeira+ kajal de longa duração+ lente de contato. Essa combinação foi terrível para meus pobres olhos e, graças a isso, tive que dar adeus às lentes de contato e usar óculos novamente.(aff!)
Isto, claro, sem contar nas inúmeras crises de sinusite que já tive ( e volta e meia tenho) por aqui, as diarréias, as infecções gastrointestinais e, claro, as intoxicações alimentares, que volta e meia, nos apanham (e aos indianos, também) de surpresa.
Então, a pergunta que não quer calar: em qual hospital devo ir?
Bem, geralmente as pessoas escolhem hospitais perto de sua residência. Eu também, certamente. Há muitos hospitais públicos em Mumbai, mas a maioria não é muito apresentável e, mesmo tendo médicos top de linha em seu time, a falta de higiene é um dos aspectos que faz com que um estrangeiro tenha medo de ir a um hospital indiano. Há hospitais públicos nos quais cães de rua e pacientes dividem o mesmo espaço, há aqueles cujos banheiros estão entupidos e falta de tudo.
Porém, certamente, você, amigo viajante ou morador da Índia, não irá a um desses hospitais medonhos.
Por esta razão, venho apresentar aqui alguns dos hospitais mais populares e onde há uma excelente estrutura de deixar qualquer paciente estrangeiro boquiaberto.Falo com experiência, pois nossos clientes japoneses ficam absurdamente impressionados com a teconologia de ponta dos hospitais indianos!
Para quem não sabe, o turismo médico na Índia é muito grande, pois aqui há tratamentos com tecnologia de ponta a baixo custo, se comparado com outros países, incluindo os EUA. Conheço gente que vem à Índia todos os anos apenas para tratamento ou check up médico, já que, mesmo incluindo as passagens de ida e volta, ainda sai bem mais barato!!
Mas, deixemos de papo e vamos conhecer alguns dos melhores hospitais de Mumbai. Meu foco será em Mumbai, mas note que muitos destes hospitais fazem parte de uma rede e podem ser encontrados em outros estados da Índia, como o Apollo Hospital, por exemplo.
Hiranandani Hospital
O hospital fica no afluente bairro de Powai, onde moram centenas de expats de diversas nações. Além da higiene, o hospital conta com excelente médicos e com todos os equipamentos necessários para que o paciente possa receber o melhor tratamento possível. Uma consulta neste hospital costuma sair por volta de 850 rúpias. (cerca de 44 reais). Porém, 850 rúpias, apesar de ser barato para os padrões brasileiros, ainda está muito longe do alcance da maioria da população indiana.
HN Reliance Hospital
Este hospital foi fundado pela esposa do bilionário Ambani, com o intuito de escapar da taxação do governo (rs…). É uma mistura de hospital + fundação+ centro de pesquisas. O prédio é suntuoso e parece um hotel 5 estrelas. Apesar de ter bons médicos, não possui médicos em tempo integral e ainda precisa melhorar alguns pontos em matéria de prestação de serviço. Porém, a infraestrutura do hospital impressiona até os estrangeiros. Os meus clientes japoneses ficam boquiabertos ao entrar no local. O hospital fica no bairro de Grant Road e a consulta para estrangeiros é mais cara e varia entre 1,200 a 2,500 rúpias (de 63 a 130 reais). Esses valores são exorbitantes para a maioria do público indiano. diga-se de passagem.
Saifee Hospital
O Saifee Hospital impressiona já desde o lado de fora: sua suntuosa arquitetura mais lembra uma mesquita no melhor estilo Dubaico. Pessoalmente, nunca visitei o hospital, mas ouvi ótimos comentários a respeito. Porém, como o hospital foi fundado por muçulmanos milionários de Mumbai e é frequentado pela maioria dos muçulmanos da cidade, muitos hindus preferem não ir até lá. Mas, há muitos estrangeiros que moram na zona sul de Mumbai, frequentam o hospital e têm saído satisfeitos com o serviço prestado. E, é isso que importa.
Jaslok Hospital
Nunca visitei o Jaslok, mas sei que há um grande público vindo do Golfo Pérsico, para o chamado turismo médico. O hospital fica em Worli, uma das zonas mais nobres de Mumbai, próximo à casa do bilionário Mukesh Ambani. Já ouvi comentários positivos e negativos sobre o hospital, mas como nunca estive lá, não posso dizer com mais detalhes. Porem, há muitos artistas e familiares de Bollywood que se tratam nele, só para sua informação.
Lilavati Hospital
O Lilavati Hospital fica em Bandra, o bairro prediletos das celebridades indianas. Apesar de ter ouvido algumas críticas em relação ao hospital, tive uma experiência positiva quando levei um paciente lá para um check up. É um hospital antigo e bastante conhecido pela população. Celebridades, como o veterano ator Dilip Kumar, frequentam o Lilavati Hospital.
Fortis Vashi Hiranandani Hospital
Não, não….mil vezes não! Apesar do nome de duas marcas imponentes (Fortis e Hiranandani), o hospital é 50% particular e 50% público. Portanto, não espere serviço de qualidade. Não sei se posso falar isso aqui, mas…a maioria dos médicos que trabalha lá não são top de linha e, para ser sincera, estão bem abaixo da média. Os enfermeiros e médicos residentes sabem pouco ou nada sobre prescrição de remédios. Eu sei, porque eu estive lá várias vezes, pedi explicação para os remédios receitados e nenhum deles sabia me explicar. Nosso cliente ficou passado com o ocorrido! E, eu também! Além disso, os médicos têm a mania de querer internar tudo que é paciente, só para ganhar uma graninha extra, mesmo que a internação não seja necessária. Só para ficar algumas horas na emergência, eles cobram cerca de 15,000 rúpias (790 reais) o que equivale a um salário mensal de muitos indianos. Um absurdo!!
A boa notícia é que em breve, em Navi Mumbai, teremos o Apollo Hospital, que é uma rede de hospitais muito famosa e respeitada aqui na Índia.
Breach Candy Hospital
Este é um dos hospitais mais antigos e famosos da cidade. Famoso pelos médicos que lá trabalham e, sobretudo, por ser frequentado por diversas celebridades de Bollywood, como o superstar Sharukh Khan. Muitos estrangeiros usam o hospital, também. Estive lá duas vezes e achei o sevriço bom, além de ter gostado bastante do médico que nos atendeu, um senhor de uns 80 anos, mas muito sábio e paciente. O hotel é muito frequentado pela comunidade parsi da cidade. Outro ponto forte do hospital, é que ele fica bem ao lado do Mar da Arábia e, enquanto espera ser atendido, você pode apreciar a vista.
Hinduja (Mahim & Khar)


O Hinduja Hospital em Mahim é um dos hospitais mais antigos da cidade e um dos mais completos. Fica também ao lado do Mar da Arábia, com uma vista fenomenal. Recentemente, eles abriram outra branch, a Hinduja Khar, em outro bairro de classe alta. O hospital é excelente, parece um hotel 5 estrelas, mas não possui uma máquina de Ressonância Magnética e, os pacientes que necessitam deste exame, são enviados para o hospital mãe, Hinduja Mahim. Porém, a última vez que visitei o local, me informaram que em breve o exame de ressonância magnética seria possível dentro do hospital. As taxas são caríssimas para os padrões indianos, mas bastante baratas se convertidas em reais.
Seven Hills Hospital
Não! Mil vezes, não!!! Apesar de Aishwarya Rai ter dado a luz neste hospital porque eles pagaram uma enoooorme quantia para a estrela, o hospital não vingou. Hoje, está jogado às moscas, tentando salvar a conta de luz, deixando quase todos os corredores escuros, dando a impressão de estarmos em um filme de horror. O banheiro, então, daria uma cena de filme de terror perfeita, daquelas que você olha no espelho e vê um fantasma atrás de você. Bem, esta foi a minha impressão ao visitar o local. Para coisas simples como gripes e dores de barriga, talvez até sirva, mas para qualquer tratamento mais longo ou coisas mais sérias, melhor gastar um pouquinho mais de gasolina e ir para o Hiranandani Hospital.
Global Hospital
Outro hospital ” de marca” e que recebe pacientes vindos da África e Golfo Pérsico. Nunca atendi nenhum paciente lá. Então, não posso dizer muito a respeito. Mas, o hospital recebe um bom público e, pelo menos, não está jogado às traças como o Sevem Hills.
Kokilaben Hospital
Um dos melhores hospitais da cidade, com excelentes médicos. Porém, o tempo de espera é longo e você pode se estressar. O preço da consulta sai em torno de 800 a 1000 rúpias e, apesar de o serviço de atendimento não ser lá estas coisas, a qualidade dos médicos e do tratamento fazem valer a pena. Passar um dia no Kokilaben é ver diversas celebridades indianas. Muitos jogadores de cricket frequentam o local, já que o ortopedista de lá operou já vários joelhos dos atletas indianos e conseguiu recuperar vários deles, que já tinham tido o fim da carreira decretado.

Todos os hospitais citados acima são particulares. Os hospitais públicos indianos são eficientes sim, mas assim como os nossos hospitais brasileiros, a fila é enorme e, infelizmente, em muitos, a higiene é precária. Os hospitais públicos indianos também possuem médicos de primeira categoria, muitos deles, com carreira internacional. Muitos, trabalham lá, simplesmente para dar algo de volta para sua nação, já que alguns que conheço, ganham em milhões, em suas cirurgias ao redor do mundo.
Os hospitais citados acima ficam em Mumbai, mas caso você more em outra cidade, como Delhi, Bangalore ou Chennai, poderá encontrar muitos deles por lá, já que fazem parte de uma rede, como Apollo Hospital, Seven Hills, Global, Fortis, etc.
E os dentistas, Juliana?? Será que se eu tiver uma dor de dente na Índia terei que recorrer a este dentista aqui?
Calma, gente!!!! Deixo a parte do dentista para um próximo post!!!
Um abraço e até a próxima!
por Banjara
Bom dia.
Poderia me passar seu contato?
Obrigado
CurtirCurtido por 1 pessoa
OI, Marcelo. juinjapansince2007@gmail.com
CurtirCurtir
Ola Banjara, Sou Arlindo do Rosario e fui diagnosticado Artrose no Quadril, gostaria de contacta-la para mais detalhes
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola, Arlindo! Peco desculpas pela demora em responder. Meu e-mail eh juinjapansince2007@gmail.com. Um abraco.
CurtirCurtir
Olá como é para uma médica estrangeira trabalhar na índia, eles respeitam ou eles tem preconceito por ser mulher e estrangeira? Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola! Os medicos sao bastante respeitados aqui, independente da nacionalidade ou sexo.
CurtirCurtir
Oi Juliana eu adorei conhecer seu blog. Eu sou brasileira e moro em São Paulo. Estou fazendo algumas pesquisas sobre a India, porque eu pretendo no ano de 2017 viajar para conhecer este país. No início de 2016, eu conheci un hindiano que mora em Amreli/Gujarat. Somos amigos agora e ele fez o convite para eu ir conhecer este país. Achei sensacional. Pretendo ir sim para conhecê-lo. Suas informações estão me ajudando muito. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esses hospitais indianos particulares são realmente coisa fora de série! Quem nos dera termos hospitais do mesmo nível pelo mesmo preço aqui no Brasil. E mesmo na China também porque lá os hospitais eram um horror, apesar de baratos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sao mesmo, Fabi! O turismo medico aqui na India eh enorme. Vem muita gente da Africa e Golfo Persico. Beijos
CurtirCurtir
Namaste!!! Oiiieee Ju, estava meio sumida, mas sempre leio seus post…e os amo….adoro o jeito que escreve, pois fala tudo, você se abre, como diz, como um “para-quedas”, haha, sem medo….te admiro…Sobre um post anterior, de seu casamento, seu marido teve sorte, mas diria que “o que é nosso uma hora ou outra o Universo traz para perto”, então vcs tinham mesmo que viver juntos!!! É lindo tudo o que nos conta sobre a Índia, louca maravilhosa e beeeemmm diferente daqui…(ou não?)…hahaha…Mas esse post, fiquei “de cara” com esses hospitais parecendo super hotéis em arquitetura! Mas fiquei curiosa e a medicina ayurvédica?? É utilizada?? É isso, aqui eu sou da medicina natural, por isso pergunto, sempre tive problemas alérgicos, e sempre me tratei com florais, homeopatias, terapia multidimensional, acupuntura (…), mesmo quando tive problemas graves, tive de suspender remédios alopatas…
beijos Gratidão!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Ana!! Eu to devendo mesmo um texto sobre medicina ayurvedica. Conheci uma doutora a minha ultima viagem a Pune e estou querendo me consultar com ela. Assim que a consulta acontecer, eu escrevo aqui. Um abraco.
CurtirCurtir
Oi Ju, fiquei impressionada com a quantidade de hospitais que têm em Mumbai. Bom, a população também não é nada pequena…
Ia mesmo te perguntar onde o SRK ia, se ele vai no Breach Candy Hospital, então é mais do que confiável. Se eu precisar, vou lá também.
Deve ser tão bom que você até o chamou de hotel no meio do texto, ahahha
Beijos,
Ana
http://www.viagensebeleza.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ainda assim, eu prefiro o Hiranandani e HN Reliance. Breach Candy eh bom, mas como aqui na India, eles pagam aos atores para que eles usem seus hospitais e assim, o hospital fica famoso. Foi o que aconteceu com a Aishwarya Rai e seu parto no Seven Hills Hospital. Mas, infelizmente, nem o nome dela conseguiu salvar o hospital!
CurtirCurtir