Ela fez a cobra subir, a cobra subir..

Quem era criança ou jovem no final dos anos 90, deve se lembrar desta canção do grupo É o Tchan.

Porém, jamais tinha percebido como ela tem relação com a Índia. Como assim?- você deve estar se perguntando.

Aqui na Índia, há uma cultura muito forte sobre o tema cobra ou serpente e, nem sempre, ela é associada a coisas ruins, como nós aprendemos nas aulas de domingo na igreja.

Há diversas palavras usadas para expressar a mesma coisa, mas a mais conhecida delas, seria a Naga. Naga é uma entidade ou deus, que se transforma em serpente e é muito comum no Hinduísmo e em outras religiões que vieram do mesmo, como o Budismo, por exemplo. Quando esta entidade é do sexo feminino, ela recebe o nome de Nagin.

Estas entidades serpentes foram registradas, pela primeira vez, no Mahabharata, o grande épico hindu. Há diversos templos pelo país que celebram esta entidade, também.

Naga182.JPG

Vale lembrar que a cobra ou serpente está sempre associada ao deus Shiva, já que ele sempre usa uma serpente (naga) envolta em seu pescoço.Em outras versões, além da naga sobre o pescoço, ele também aparece com uma serpente de três cabeças. Não vou entrar em detalhes sobre o significado da serpente em Shiva, mas citei apenas para conhecimento geral.

Lord Shiva

O nome Nagin ou Nagina tem sido usado para diversos filmes e seriados indianos, cujo tema, claro, é uma mulher que se transforma em serpente. Há várias cidades e vilarejos com este nome, também. Dentre os filmes, o mais famoso, sem dúvida, é Nagina, interpretado pela estrela Sridevi, na década de 80. A coreografia e a canção são um clássico de Bollywood! Vamos assistir!

Aqui, uma outra versão do mesmo filme, ainda com a diva Sridevi.

Um outro clássico de Bollywood, com a brilhante Meenakshi Sheshadri.

Mais recentemente, a Colors Tv tem exibido um seriado chamado Nagin (como não poderia deixar de ser).

O seriado, claro, é líder de audiência nas noites indianas. O mais engraçado foi quando uma de nossas clientes japonesas aguardava ser atendida na sala de espera e o comercial de Nagin passou na tv. Muito atenta, ela não piscou o olho até o comercial acabar. Quando terminou, ela me soltou a pérola:
É verdade que os indianos se transformam em cobra?

Depois disso tudo, só me faltava citar a nagin dance, a dança da serpente, bastante executada por homens e mulheres em festas. A nagin dance é geralmente executada pelos homens, depois que o álcool já tomou conta das idéias.Como neste interessante vídeo, por exemplo:

Em um vídeo mais estiloso, podemos ver uma nagin dance executada pelo ótimo ator Farhan Akhtar.

Um abraço e até a próxima!

por Banjara Soul

 

Anúncios

2 comentários

  1. Pra vc ver como no Brasil o povo confunde as coisas: a cobra que sobe eh indiana, mas a musica do Tchan eh sobre o Egito – e olha o quibeeeee!! Cumpadi Washington num sabe de nada, mainha kkkk!,,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s