E os crimes de honra continuam…

Muita gente ficou chocada com o filme Sairat, indicado aqui no blog há duas semanas, cujo tema era crimes de honra. O filme, para quem não sabe, foi baseado em fatos reais que aconteceram no vilarejo onde o direitor do filme nasceu e foi criado, no interior do estado de Maharashtra (cuja capital é Mumbai).

É um tanto paradoxal. Mumbai é extremamente moderna, com seus shoppings, arranhas- céus, jovens fumando, bebendo, usando roupas ocidentais, namorando e….a 1 hora e meia da cidade, uma outra Índia convive com esta modernidade toda.

No dia seguinte após ter visto o filme, eu abri o jornal de manhã e me deparei com mais uma notícia envolvendo crimes de honra. E, novamente, aqui no estado. E, para piorar, em um distrito que fica a menos de 2 horas aqui de casa, na parte da cidade conhecida como Navi Mumbai (Nova Mumbai). Desta vez, a vítima foi um adolescente de 15 anos que estava envolvido com uma menina de 17, do mesmo cursinho. O adolescente já havia sido ameaçado pelos homens da família da menina, que haviam entrado em sua casa, quebrado seu celular e ameaçado jogá-lo do terraço, caso ele não se afastasse dela. Depois, pediram que os pais dele e ele fossem até a casa da família da moça pedir perdão e prometer que não iriam incomodá-la mais.

Esta é mais uma vítima dos chamados crimes de honra no estado de Maharashtra

Porém, já era uma emboscada e, ao chegar lá, um grupo de homens estava esperando eles e deram uma surra no rapaz até que ele se encontrasse desacordado. Quando chegou ao hospital, ele já estava morto, pois não resistiu aos ferimentos em várias partes vitais do corpo.

Os acusados de terem assassinado o rapaz foram presos e, entre eles estão: o pai e mãe da moça, os dois irmãos e mais três amigos.

A família do rapaz já tinha tentado dar queixa à polícia, mas como o pai (macho) do rapaz não estava presente, a polícia não quis registrar o caso. Que absurdo, né?

Os jornais diziam que o crime fora cometido devido ao fato de o rapaz ser de uma casta mais baixa que a da menina. Porém, eu acredito que o verdadeiro motivo não foi só a casta, mas a religião, já que o sobrenome dos pais da menina é muçulmano e, a vítima, provavelmente, devia ser hindu. Porém, se isso é publicado no jornal, iria se tornar pano de fundo para uma rebelião no vilarejo e mais vidas seriam ceifadas. Por isso, creio eu, que o tema “casta”foi usado apenas como desculpa esfarrapada.

Para quem quiser ler a notícia na íntegra, aqui está:

http://www.dnaindia.com/mumbai/report-seven-arrested-for-honour-killing-of-15-year-old-dalit-boy-in-nerul-2236550

Pensam que acabou por aqui?

Semana passada, quando estive em Uttar Pradesh, adivinhem a estória que ouvi da minha família?

Uma vizinha (que mora na mesma rua que meus sogros), havia sido assassinada pelos homens da própria família, porque estaria manchando o nome deles, já que ela era alcóolatra e estava envolvida com prostituição, também. Os motivos que levaram esta moça a tornar-se alcóolatra e se envolver com prostituição, ninguém sabe (nem ninguem se importou em saber,claro!),  mas todos sabem que quando a honra entra em questão, só há um jeito de limpá-la. Esta é a lei dos clãs, por mais que seja chocante para muitos ocidentais.

Mais um nome limpo e, infelizmente, para isso, mais uma vida ceifada.

por Banjara Soul

 

 

 

Anúncios

5 comentários

  1. Nossa que triste! 😦 por mais que fiquemos chocados com isso, acaba sendo uma coisa normal para eles. Muito triste, podia ser mais uma estoria de amor..
    Sobre o sistema de castas eu fico confusa, pois perguntei para o meu indiano qual era a casta dele várias vezes e ele sempre fala ‘hindu’ . Aí fica difícil rs. Gosto muito do seu blog estou sempre aqui lendo e aprendendo muito sobre a Índia. Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muitos deles confundem casta com religiao. Melhor perguntar a qual comunidade ele pertence. Talvez ele entenda melhor e te diga. Mas, pelo sobrenome dele (se ele usa o sobrenome verdadeiro), da para saber a qual casta ele pertence. Obrigada pelo carinho e volte sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s