Monções – a pior época para viver na Índia

Olá, pessoal!

Monções para quem faltou à aula de geografia da escola, é um fenômeno que acontece aqui no Sul e Sudeste da Ásia, onde chove para burro durantes vários meses.

As monções na Índia são famosas no mundo todo, mas algumas cidades do país sofrem mais com isso, como Mumbai, onde moro, por exemplo. Mumbai recebe mais chuva que muitos outros estados do país. Além disso, é uma cidade extremamente populosa e caótica, o que faz com que as monções façam tudo parecer o fim do mundo!

bandra-worli

mumbaitrain

Os indianos gostam das chuvas, acham que chuva é sinônimo de romance e, até bem pouco tempo, muitos nem usavam sapatos fechados, capas de chuvas ou guarda-chuva para se protegerem.

As chuvas podem até ter um quê de romantismo e, realmente há alguns locais no país que você deve visitar justamente nesta época, como algumas estações montanhosas e plantações de chá, pois o verde das plantas ganha uma cor especial e é lindo de se ver.

Porém, a parte linda fica por aqui. Desde que as monçoes começaram, minha rinite+ sinusite não passa. E, para completar, este fim de semana, ainda peguei uma gripe, que me deixou de cama ontem e ainda hoje. Neste momento, escrevo diretamente da minha caminha para vocês.

E, claro que não poderíamos deixar de citar as outras inúmeras doenças que são comuns na época das chuvas, como a nossa já velha conhecida Dengue! Aqui na Índia, a dengue é bastante comum e, este ano, já atendemos vários casos de estrangeiros com dengue nos hospitais da cidade.  É difícil ficar longe da dengue, mesmo tomando os cuidados necessários dentro de casa, já que o mosquito pode estar em qualquer lugar que nós vamos. Tão pouco há um remédio para acabar com ela, depois da picada. Mas, caso contraia dengue, há alguns remédios bons e eficazes que vão proteger teu sistema imunológico para que ela não faça muitos danos à ele.

Caso você esteja pensando em visitar a Índia nesta fase, eu gentilmente o aconselho a desistir, pois você terá problema com atrasos de vôos, trens, táxis, tráfego interminável e para completar, poderá contrair diversas doenças. Quer mais? Preparei uma listinha com as doenças mais comuns desta época para nosso leitor viajante:

1. Malária

Febre alta que não vai embora, calafrios, dores musculares…assim que chegar no hospital, os médicos vão pedir exame de sangue para ter certeza de que você não está com Malária. Afinal, a Malária é a top das doenças das monções.

2. Diarréia

Eu diria que a diarréia não é comum apenas às monções, pois ela afeta vários turistas e até mesmo os nativos. Porém, na época das chuvas, é altamente aconselhável que você evite comer comida de rua na Índia (com exceção do chai, talvez), mesmo que elas pateça, apetitosas e o preço seja bem baixo. (ouviram, backpackers?) Cuidado com a água dada nos restaurantes, porque não sabemos se ela é fervida ou se vem do filtro. Eu, nunca bebo, somente nos restaurantes que tenho certeza de que a água é filtrada. Se estiver em dúvida não hesite e peça água mineral.

3. Dengue (clássica)

Ela é nossa velha conhecida desde o Brasil, não? Já conhecemos de cor e salteado o que devemos fazer para prevenir o mosquito de chegar perto da nossa casa. Porém, nunca sabemos se o vizinho ou outros lugares que visitamos tomam a mesma precaução, né? Aqui na Índia, você encontra repelentes de vários tipos e extremamente eficazes. Outra dica é comprar um cortinado ou rede para colocar em volta da cama para evitar que qualquer outro mosquito visite seu quarto ou o das crianças. E, procure usar roupas que não deixem a pele de fora, para evitar a picada.

4. Chikungunya

Apesar de nunca ter ouvido falar dela quando morava no Brasil, esta doença é bem comum aqui na Índia na época das chuvas e é bastante parecida com a dengue. É também transmitida por um mosquito (aedes albopictus) e causa febre repentina e dores musculares. O método de prevenção é o mesmo da dengue.

5. Febre tifóide

Esta aqui também pode acontecer em qualquer época do ano, com mais incidência na época das chuvas. A febre tifóide é transmitida através da água e de alimentos contaminados. Para se prevenir, lave as mãos regularmente, evite o consumo da chamada street food aqui na Índia e jamais beba água que não seja mineral, filtrada ou fervida. E, para quem não sabe, a vacina contra febre tifóide é mandatória para quem quer visitar a Índia. Apesar de eu nunca ter tomado, para ser sincera.

6. Febres virais

Elas podem acontecer durante o ano todo, mas a incidência maior é durante as monções. As febres podem variar entre média e alta e acompanham sintomas de gripe, como tosse e nariz entupido.Podem durar de 3 dias a 1 semana.

7. Cólera

 

O meio de contaminação e os sintomas são parecidos com a febre tifóide, mas a diarréia é bastante severa e requer tratamento médico imediato. Pode levar à óbito se não tratada direito.Porém, antes que você entre em pânico, a cólera não é tão comum assim, ainda que esteja no top 10 de doenças das monções.

8. Leptospirose

Leptospirose, como você deve ter estudado na escola, é transmitida através da urina do rato ou de água e lama contaminadas com a mesma. O contato da água contaminada com algum corte ou ferimento que você tenha, pode fazer com que você contraia a doença. Outra forma de contaminação é através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são bem parecidos com os da malária, febre amarela e outros.

9. Hepatite A

Transmitida através da água ou alimentos contaminados, ela causa náusea, dores abdominais, febre, entre outros sintomas. Muitas vezes, o paciente pode apresentar a pele bastante amarelada. A vacina contra Hepatite A faz parte da lista obrigatória de vacinas para quem deseja visitar a Índia.

10. Infecção estomacal

Infecções intestinais e estomacais são muito comuns durante o ano todo em estrangeiros morando na Índia. Porém, a coisa se agrava na época das monções. Os sintomas mais comuns são diarréia, vômitos, náusea, dor no estômago. Para evitar tudo isso, novamente, fique longe das street foods e consuma água mineral ou fervida.

Antes que você entre em uma crise de pânico e queira cancelar seu bilhete para a Índia…calma!!!!

Tudo pode ser evitado se tomamos as devidas precauções. Eu moro aqui há quase 4 anos, confesso que às vezes até como street food, mas com exceção das minhas crises de rinite e sinusite que já me assolavam desde os tempos de Rio de Janeiro, nunca tive outros problemas. Gripes, sim, são comuns e, geralmente na época das monções, como acabamos nos molhando e entrando em locais com ar condicionado, terminamos gripados. As dores de barriga são comuns sim, mas muitas vezes, elas são causadas pelas especiarias indianas, que talvez sejam fortes demais para nosso pobre estômago brasileiro. Mas, não achem que isto é coisa de país subdesenvolvido, pois no Japão, existe o tal do ichoukaze(胃腸風邪), a gripe da barriga, que causa sintomas parecidos com algumas doenças mencionadas acima e ninguém deixa de ir ao Japão por causa disso. Eu morei lá por 7 anos e acho que tive o famigerado ichouen umas duas vezes! E, olha que o Japão é um primor de limpeza!!

Portanto, relaxe e caso você venha à Mumbai e precise de um hospital, em breve publicarei um artigo sobre isso, com uma lista dos melhores hospitais da cidade. Fique de olho nos próximos posts!!

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

 

 

Anúncios

8 comentários

  1. Enfim, nada que o Brasil também não tenha. Tomar todos os cuidados com a higiene pessoal, alimentar, ambiental ainda é a melhor prevenção. E tem brasileiras que ADOOOOOOOORAM detonar a Índia por causa de um amor mal resolvido com um indiano do mal! Esquecem que o Brasil é quase irmão siamês da Índia nas desgraças ….rsrsrsrsrsrsrs… Se cuide!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Ju ! Comecei a acompanhar seu blog junto com seu canal no Youtube. Conheci uma pessoa que mora em Mokokchung, India. Desde então me interessei mais pelo país. Gostaria de entrar em contato direto com você para falar a respeito de viagem e a cultura, se puder entrar em contato está aqui meu e-mail: NNatalia.Limaa@gmail.com

    AH ! adorei seus vídeos no YouTube, e obrigada pela atenção

    Curtir

  3. Oi Banjara! Excelente post! Estou pensando seriamente em conhecer a Índia! Você me despertou esse interesse! Essas informações foram de grande valia para os futuros turistas!
    Gostaria de saber qual a época do ano você sugere ser a melhor para turistas!

    Bjo grande e melhoras!
    Zineide

    Curtido por 1 pessoa

    • Ola, Zineide!! Fico feliz que o blog tenha despertado este interesse em ti. Bem, a melhor epoca do ano para visitar a India depende do roteiro que voce queira fazer, mas geralmente, eu aconselho de Outubro a Marco. Um abraco!!

      Curtir

  4. Bem interessante este teu alerta sobre as doenças mais comum nas Monções.
    Eu imaginei que os indianos adorassem a chuva, pois estou vendo muitas fotos de chuva na no instagram de indianos com os mesmos fazendo a maior festa. Mas sempre me vem em mente a leptospirose, de como eles não t~em medo desta doença, já que ratos são bastante comuns na India.
    Quando eu fui a India, fiz 5 tipos de vacinas: contra a Febre Amarela, Tétano, BCG, Hepatite A (são duas doses) e Hepatite B (são três doses), mas não me indicaram a contra a Febre Tifóide, vou fazer antes de ir de novo., achei importante.
    Embora eu tenha feito todas estas vacinas, as fiz porque quis, porque a única obrigatória mesmo é a contra a Febre Amarela.
    Desejo que você se recupere rápido da gripe!
    Beijos,
    Ana

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada, querida!!! Como lido com os pacientes japoneses aqui e eles sao muito temerosos, antes de vir, a maioria deles toma todas as vacinas necessarias e prescritas pelo site do Consulado do Japao na India. Eu eh que ate hoje nao tomei nenhuma, mas tambem penso em tomar a da febre tifoide, que eh mais comum de ter por aqui. Um abraco!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s