A modelo assassinada e a questão da honra

Olá, pessoal!

Uma notícia no fim de semana chocou muita gente aqui na Índia e, creio que deva ter repercutido aí no Brasil, também. Uma bela modelo paquistanesa, chamada Qandeel Baloch, foi assassinada (estrangulada) por seu próprio irmão. O motivo? Ela teria manchado a honra da família com suas fotos no Facebook e outros comentários no Twitter.

Baloch, além de modelo, era também ativista social e ficou conhecido após postar vários vídeos mostrando sua rotina e falando de assuntos que geram controvérsia. Em 2013, ela fez um teste para o Pakistani Idol e seu teste se tornou viral, sendo um dos mais assistidos e comentados. Porém, assim como sua coragem ganhou a admiração de muitos, também angariou vários inimigos e pessoas que criticavam veemente sua atitude e o conteúdo de seus vídeos.

Em uma das postagens mais polêmicas, ela mandou uma mensagem ao Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, na qual pedia a ele a cidadania indiana, pois estava muito difícil continuar vivendo no Paquistão, onde, segundo ela, não havia liberdade de expressão, coisa que não faltava na Índia.

Porém, antes que seu pedido fosse concedido, sua vida foi brutalmente interrompida na noite de 15 de julho, quando seu irmão mais velho a drogou e a estrangulou, cometendo mais um dos famosos crimes de honra, que tanto manchama imagem do belíssimo país que é o Paquistão.

Qandeel Baloch era sim, uma pessoa que causava e não tinha medo disso. Casou-se aos 17 anos e teve um filho, mas mais tarde divorciou-se, fato que, já é suficiente para transformá-la em uma persona non grata em seu país. No mês passado, ela começou a receber ameaças de morte do irmão e de outros parentes e estava com medo de ficar no Paquistão. Havia decidido mudar de país com os pais após o fim do Ramadã.

Seu irmão, Waseem, confessou o crime e disse que não aguentava mais o comportamento da irmã, que estava trazendo muita vergonha para a família inteira. O pai dela, porém, tinha uma opinião diferente: “Minha filha era corajosa e eu jamais esquecerei ou perdoarei seu brutal assassinato!”

O irmão assassino

Porém, conhecendo um pouco da cultura paquistanesa, posso dizer a vocês que o irmão não matou só por honra, mas sim, porque deve ter rolado uma boa grana para que ele fizesse isso. Estes crimes também são comuns na Índia, sobretudo nos vilarejos mais tradicionais e eu já escrevi diversos artigos sobre o assunto aqui no nosso blog.

Nós, do Tabibitosoul, oramos para que a alma de Baloch encontre logo seu lugar de repouso e possa descansar em paz. E, certamente, sua morte não foi em vão.

por Banjara

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “A modelo assassinada e a questão da honra

  1. Sinceramente não entendo como alguém tem coragem de matar outra pessoa, principalmente alguém que compartilha dos mesmos genes e do mesmo sangue! Esse cara merece o mesmo mal que causou à própria irmã e consequentemente à própria família.

    Curtir

  2. Triste, isso repercutiu aqui também. Eu acho que ele a matou porque a família toda deveria receber ameaças da população. Então para “provar” que a família não a apoiava, ele fez isso. É muita covardia.

    Curtir

  3. Sim Ju, eu li a notícia na internet. Uma brutalidade sem tamanho. É difícil julgar uma cultura, mas quando acontece um crime bárbaro, impossível não criticar. Pior ainda se foi motivada por dinheiro, o que eu acredito que tenha sido mesmo, a mando de pessoas mais conservadoras
    Infelizmente essas crueldade não acontece só no Paquistão. Como vc disse, na India também. Eu, que nem moro aí, apenas visitei o país duas vezes, conheci quem teve um amigo assassinado por não concordarem com um namoro entre diferentes religiões, então imagina a quantidade real que não deve existir…
    Ana
    http://www.viagensebeleza.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s