Não se depile, minha filha!!

O tema para este post surgiu em uma conversa com uma colega do escritório, onde começamos a falar sobre depilação a laser e, o assunto se estendeu até chegar a aversão que muitos pais indianos têm em relação a depilação de suas filhas. -“Hein???”- você deve estar se perguntando.

waxing1

Vamos explicar fazendo uma comparação com a nossa cultura brasileira. No Brasil, a maioria das pessoas acha que o corpo é para ser mostrado. Ainda mais no verão e, ainda por cima se você mora em uma região onde tem praia. Quantos anos você tinha quando começou a se depilar? Não lembro ao certo quando comecei, mas deve ter sido bem cedo, por volta dos 12 anos, seguindo os conselhos da minha mãe. Geralmente, os pais são os primeiros a darem “aquele toque” a seus filhos para irem depilar a perna, as axilas e aos meninos, para fazerem a barba.

Portanto, como no Brasil temos a cultura de usar roupas que deixam partes do corpo à mostra, as pernas, devem, de preferência, estar bem depiladas. O mesmo acontece com as axilas. E, assim vai, de acordo com a preferência da moça.

Já na Índia….as roupas indianas tradicionais não deixam nada à mostra, exceto o saree, que deixa o barrigão de fora. Porém, as pernas estão sempre cobertas. Acredito que por isso mesmo, nunca incentivou-se a depilação sem um propósito. Propósito?? Sim. Aqui na Índia, nas famílias mais tradicionais, os pais só deixam suas filhas se depilarem em uma ocasião: antes do casamento, onde elas recebem um tratamento completo de beleza que inclui a depilação total, incluindo as partes íntimas.

veet

Minha colega de trabalho explicou que em Mumbai e nas grandes cidades indianas, muitas meninas, influenciadas pelo Ocidente, querem usar shortinho, saia e acabam depilando muito antes do tempo. Mas, a maioria, contra a vontade de seus pais. Ela mesma disse que seus pais achavam desnecessário a depilação. Mas, não tive coragem de perguntar se ela se depilava ou não. Achei que não, pela força dos argumentos dela, mas não quis entrar em detalhes.

Minha sogra, por exemplo, não depila as pernas. As axilas, não faço idéia, porque nunca a com roupas que as deixassem à vista. Minha cunhada, nunca reparei se depila ou não. Mas, certamente, antes de casar com meu cunhado, ela deve ter passado pelo processo completo.

 

Uma das minhas vizinhas lá em Uttar Pradesh, jovem, também não depilava. Outro dia, aqui em Mumbai, estava sentada, aguardando o oftalmologista, quando uma adolescente (devia ter uns 14 anos) chegou com os pais usando uma calça corsário e não só suas pernas, mas seus braços também era extremamente peludos! Mas, achei interessante o fato de ninguém nem dar uma olhada para aquelas pernas cabeludas. Imaginei o que teria acontecido se tal cena fosse no Brasil, por exemplo. Ou no Japão, onde os pêlos são totalmente indesejáveis.

Uma vez, no trem, vi uma moça, jovem, de uns 19 anos, talvez, que levantou os braços para segurar em uma das argolas e, suas axilas estavam ali expostas e….peludas. Creio que fui a única no vagão que deu uma olhada para as axilas da moçoila.

pit6_120214041944

Porém, há aqui na Índia, um costume que não temos no Brasil, mas acho que deveríamos adotar: a depilação dos pêlos dos braços. Sim. Tem muita mulher com pêlos no braço aqui e, esteticamente falando, eles são muito feios. Comecei a tirar todos os meus desde cedo, ainda no Brasil e aqui, achei ótimo poder continuar com esta prática.

Já uma amiga estrangeira, namorada de um indiano aqui em Mumbai, nunca depilou os braços porque não faz parte de sua cultura, apesar de depilar pernas e tudo mais que tem direito. Mas, acreditam que o indiano dela reclamou? Pediu para que ela arrancasse aqueles indesejáveis pêlos que tanto o incomodavam. Da última vez que a encontrei, ela ainda não havia cedido ao pedido de seu amado. Vamos ver da próxima vez.

Enfim…até mesmo quando o assunto é depilação e padrão de beleza, as diferenças culturais continuam entre Índia e Brasil!!

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

 

 

Anúncios

11 comentários

  1. Moro aqui na india. Quando falei PRA minha Cunhada q depilava tudo ela me olhou espantada, ppis ela nao tem habito de fazer depilacao. Seila acho meio anti higienico,sou do Rio como vc e sempre me depilei e aqui realmente as mulheres Indiana’s nao ten esse habito. Bjs. carla

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Carla! Obrigada pela visita ao blog! Pois é…sei como é. Esse lance da não-depilação ainda me choca um pouquinho, mas, cada um no seu quadrado, né? Em que regiao da India voce vive? Um abraco!

      Curtir

  2. E sobre as baladas as mulheres não curtem como e.porque quando eu for viu a chandiargh e quero dança e conhece as baladas e dançar kkk o que vc me diz sobre isso só da homem na balada e do lascada kjkkk.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom, as indianas que vao as baladas sao meninas de classe media alta. Muitas vao escondidas da familia. Ja outras, tem permissao e vem de familias mais liberais, que ja moraram no Ocidente. Mas, as baladas aqui terminam cedo e nao atravessam a madrugada como no Brasil. Um abraco.

      Curtir

  3. Meu Deus que confronto de costumes, os indianos na verdade não decidem se quer que depila ou se não depila kkk, os pelos já me fizeram sofrer muito na infância, hj não mais rs na escola já tive apelido de Maria homem pelos cabelões nas pernas eu chorava ai minha mãe dizia q eu ainda não podia tirar pq ia ficar grosso e q ia descolorir, eu afoita fui e rapei braço, perna, bigode, me cortei toda, até o nariz eu cortei aff e depois minha perna impipocou todo, ficou horrorosa, minha mãe pedia para a familia não me chamar de bigoduda, pq quando eu me revoltava eu me trancava no banheiro fazia a festa e saia toda cortada, ai ela falava: Mulher de bigode nem o diabo pode! kkk eu ficava toda feliz e me achava, pq comigo nem o diabo podia, na adolescência aprendi a descolorir e aderi isso ate hj, mas no começo fiz um estrago descolorindo o rosto com amoníaco e fez bolhas ficou pior, depois de adulta raspei as pernas umas vezes mas não gostei, depois fica pinicando e encrava tudo aff ainda bem q meus pelos não são os mesmos da infância e são finos e pouco e quando passa do tempo de descolorir e eu não retoco eu nem ligo, também pouco me interessa q olhem para a minhas pernas, rsrs amo meu braço cabeludo e queria ter coragem de deixar crescer os do sovaco crescer e pintar de azul igual a Cassia Eller! mentira kkk existem alguns estudos q informam q o ideal é não depilar o sovaco, pois a depilação e o uso de desodorante é um fator responsável pelo câncer de mama, por isso q em homens é bem menos comum, pois os pelos protegem a pele do antitranspirante e assim não fecha os poros, se é verdade ou não eu não sei, mas li uma matéria sobre isso, eu acho que raspar ou não pernas e braços tem q partir de cada um, e não de uma cultura ou sociedade, e eu apesar de achar bonito pernas depiladas, não sigo o padrão cultural brasileiro por motivos individuais (odeio pelo encravado) e não acho q não depilar braços e pernas esteja ligado a higiene, então poderíamos julgar mulheres como higiênicas e homens como anti-higiênicos? Pois a maioria não se depila, mas acredito q a questão da Índia seja bem essa, eles depilam oq fica exposto oq esta escondido só Deus sabe kkkk. Bjuss me empolguei demais escrevendo kkk

    Curtido por 1 pessoa

  4. Aaaah se fosse aqui a menina seria tarjada de porca e afins! Juliana você ficou sabendo da recente moda de algumas feministas no Brasil, que defendem justamente o direito de não se depilar, além de deixarem os pelos crescerem, algumas colorem de cores como rosa, azul e tal! Eu acho estranho, mas acho que vamos sempre instintivamente lançar olhares de estranheza nesse tipo de situação!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá Juliana! Também sou super a favor da famigerada depilação, é tão boa a sensação de pele lisinha, sem pelos hahahaha. Aqui no Brasil as feministas mais radicais também deixam os pelos das axilas bem grandões e pintam de colorido, você já viu? Haha. Bom, mudando de assunto, é verdade que aí na Índia as pessoas falam sem pudor nenhum o que vier na cabeça o que elas pensam da outra? Por exemplo: “nossa, como você engordou!” “que roupa estranha!”. Ouvi falar nisso, porém não sei se é verdade. A questão peso aí também há esse padrão de ditadura de magreza? Eles são adeptos da beleza natural não curtem muita maquiagem é verdade? Me desculpe por tantas perguntas tenho muitas dúvidas sobre a Índia, um pais que quero muito visitar um dia. Beijos pra você.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Ola, Angel!!Obrigada pela participacao. Sim, os indianos geralmente nao tem nenhum “tato” mesmo. As nocoes de educacao que temos no Ocidente sao praticamente inexistentes aqui. Em relacao a questao da ditadura da magreza, tem recebido bastante influencia do Ocidente e hoje, as estrelas de Bollywood querem estar mais magras e tudo. Mas, gracas a Deus, esta moda ainda nao pegou em todo o pais e a maioria gosta de mulher com bastante curvas. Ja a maquiagem…bem, elas usam mais eh o lapis de olho. Depende muito da pessoa, mas no geral, a maioria nao usa maquiagem pesada no dia-a-dia. Vou praticamente de cara lavada para o escritorio e todo mundo acha normal. Ja no Japao, essa atitude era considerada um insulto. Bom, eh isso. Beijos !

      Curtir

  6. Engraçado esse lance das mulheres na Índia fazerem questão de depilar o braço, mas não ligarem pra pernas e axilas. Mas é por aí mesmo como vc falou: elas estão acostumadas a mostrar os braços, mas não as pernas, então é natural darem mais importância aos braços do que a partes que geralmente não ficam a mostra.
    Eu particularmente não ligo pra pêlos no braço. Sei lá, não reparo meeesmo nesse detalhe… mas se aparecer uma mina com sovaco cabeludo é lógico que vou reparar né, kkkkk!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s