Salões de beleza da Índia- Como são?

Olá,pessoal! Há muito tempo nossos leitores e espectadores têm me pedido uma matéria sobre os salões de beleza da Índia e os tratamentos de beleza. Bem, infelizmente, eu não sou muito ligada a nada disso. Por isso, até hoje, pouco abordei o assunto no nosso blog. Porém, decidi escrever um pouco mais sobre ele porque semana passada,tirei um dia de folga e fui cuidar do cabelo, que estava REALMENTE precisando de um trato (leia-se: alisamento).

Deixar os cabelos nas mãos de qualquer um, sobretudo quando o procedimento envolve produtos químicos (c0mo alisamento, tinturas, reflexos, etc), é para deixar qualquer mulher insegura. Realmente, não é tão simples assim encontrar um profissional e um salão cujos critérios batam com os que você possui.

Muitas pessoas acham que na Índia tudo é primitivo, sujo e sem qualidade, mas prepare-se para quebrar todos os preconceitos ao chegar aqui. Tratando de salões de beleza, as grandes metrópoles da Índia não deixam NADA a desejar a qualquer grande cidade ocidental. Há salões para todos os tipos de bolsos. E você encontra aqui também, todos os tratamentos de beleza aos quais você está acostumada no Brasil. Os produtos usados também são todos de marcas importadas que você conhece, como Kerastase, L’oreal Schwarzkopf ,etc.

Como disse anteriormente,não  sou frequentadora assídua de salão de beleza e nem tenho saco para isso, hoje em dia. Quando vou, é para duas coisas: alisamento ou tirar sombramcelha. Sim, tirar sombrancelha no melhor estilo indiano, com aquela linha que deixa o resultado maravilhoso!!

Nunca fiz pé e mão no salão aqui. Portanto, não me perguntem se as manicures indianas tiram a cutícula ou não. Brasileira tem um negócio com a tal da cutícula, mas de todos os países que visitei e tive conhecimento, esta prática de tirada de cutícula não é muito comum. No caso dos pés, só faço em casa, mas vale lembrar que aqui na Índia a mulherada tem a tendência de deixar a unha dos pés longa, o que não me agrada muito. Às vezes, as unhas das mãos  são curtinhas e as dos pés…enormes!!!

Mas, bem..isso nada tem a ver com o salão de beleza! Voltemos ao assunto:

Os principais serviços

Muita gente deve achar que não existe alisamento na Índia porque acha que toda indiana tem cabelo liso. Não, senhora. Você precisa estudar mais sobre a Índia. Os indianos são totalmente miscigenados. Portanto, há indianos com cabelos lisissimos como os de japonês e indianos com cabelos ondulados, encaracolados e até crespissimos, no melhor estilo Maria Betânia.
Sendo assim, o alisamento tem muita popularidade por aqui. Há diversos tipos de alisamentos e a pessoa precisa ver qual que combina com a textura do cabelo dela, além  do tempo de duração, etc. Da última vez, eu fiz o tal do Keratin Super Straightening, com produtos da L’oreal.

As indianas não costumam pintar os cabelos de diversas cores. E nem precisam, pois a cor do cabelo delas é lindo! Mas, muitas indianas moderninhas e de classe média alta, gostam de fazer luzes e ganhar uns frios dourados para ficar com pinta de mais “ocidental”, digamos. Mas, pintar tudo de loiro, graças a Deus, ainda não é uma tendência por aqui e espero que nunca seja, como no Brasil, onde a gente não sabe mais quem é morena ou loira de verdade.

Fora isso, as indianas costumam ir aos salões de beleza quando vão à algum casamento ou evento importante, assim como fazemos no Brasil. Nos salões, também é possível ter o mehendi aplicado nas mãos e pés.

Em relação ao corte de cabelo, as indianas são bem mais conservadoras, o que também acho ótimo, já que elas ficam lindas de cabelos longos. Os cabelos longos são preferência nacional e, me lembro até hoje a revolta da minha sogra quando me viu de franjinha. Quando cheguei na Índia, eu usava uma franjinha lisa, coisa que era moda no Japão e, ela e meu sogro simplesmente detestaram. Não sei muito bem o motivo, mas quase que eles não me dão a mão do noivo por causa da bendita franja,que, por sinal, eu adoro, já que me deixa mais jovem uns 5 anos, pelo menos!

Cortes muito radicais e picotados também não fazem a cabeça das indianas, com raras exceções. Os rapazes também ousa pouco e a maioria usa o mesmo corte de cabelo que os jogadores de Cricket, os ídolos da maioria e lançadores de moda, como nossos craques da seleção brasileira de futebol.

Virat Kohli – O grande idolo e icone fashion para os homens indianos

Os melhores salões 

Há diversos salões de renome, mas aqui, deixo alguns nomes famosos e recomendações.

Jawed Habibi

É uma rede de salões muito famosa, presente não só na Índia, mas também em Cingapura, Emirados Árabes e Reino Unido. Os preços são um pouco salgados, mas não estão muito longe da maioria dos grandes salões. Infelizmente, ainda não usei.

Biguine India

Home

Fundado por Jean Claude Biguine, este salão e academia seguem o estilo francês, assim como seu dono. Os cabeleireiros e esteticistas são treinados por uma francesa e os preços, apesar de salgados, estão na média dos grandes salões indianos. Nunca usei.

Enrich Salon

http://www.enrichsalon.com/

O Enrich também está presente em todos os lugares e tem uma boa qualidade. Além de salão, eles também são uma escola de treinamento de futuros cabeleireiros. Usam muitos produtos da Wella e L’oreal. Pessoalmente, já  usei o salão diversas vezes para fazer sombrancelha, escova, corte e alisamento. Saí satisfeita com o resultado. Os preços são ligeiramente mais baixos que os outros dois acima, mas não são tão baratos assim para os padrões indianos. Dependendo do tipo de alisamento e do tamanho do cabelo, ele pode sair a partir de 7000 a 15000 rúpias (de 376 a 800 reais).

B Blunt

O B Blunt é o salão mais badalado do momento por ser fundado pela esposa do ator Farhan Akhtar. Muitas celebridades, amigas do casal, começaram a frequentar o salão e, com isso, o salão caiu na mídia e agora, todo mundo quer usar! O B Blunt é um pouquinho mais caro, mas nada exorbitante e está na média. Porém, ainda não tive a oportunidade de usar. Comprei apenas um produto no salão deles há um tempo.

Inauguracao do salao com o astro Farhan e sua esposa

Envi

Conheci o Envi quando precisei fazer uma escova de última hora no shopping Oberoi Mall e foi a primeira vez, em quase 3 anos de Índia, que um professional fez uma escova como as que eu estava acostumada no Brasil. Simplesmente maravilhoso! Deu até pena de lavar o cabelo depois! Sendo assim, semana passada, quando fui fazer meu alisamento, resolvi procurar o salão (desta vez, em Powai) para saber mais detalhes do serviço e tarifa. Decidi fazer e, novamentente,o resultado foi simplesmente maravilhoso!!!! O melhor alisamento feito desde que cheguei na Índia! Nem o último que fiz no Brasil, ficou tão perfeito quanto este. Para quem estiver interessado, o nome do profissional é Sameer.

O salao que eu fui

Dentre outros salões de renome e que você vai encontrar nas grandes  cidades indianas,podemos citar: Juice Salon, Haakim Aalim (cabeleireiro da maioria dos “Khan” de Bollywood), Kromakay, Christiaan Georgio, Toni and Guy, Lakme e outros.

Enfim…espero que tenha servido para quem está procurando um salão de beleza na Índia e para quebrar alguns estereótipos de que tudo na Índia é de baixa qualidade e com falta de higiene. Existem sim, os barbeiros de rua, como mostram as reportagens do Globo Reporter e outros programas do mesmo genero. Porem, nao se deixe enganar: A India esta muito alem dos estereotipos.

Espero que tenham gostado da materia. Um abraco e ate a proxima!

por Banjara

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

10 comentários

  1. Que legal Ju!

    Esse post chegou no momento certo, passarei um mês por aí e estava me perguntando como seriam os salões, já que tenho um casamento para ir. Fiquei um pouco mais descansada, pelo menos não vou mal arrumada no shaadi! kkkk

    Beijos & Abraços,
    Leticya.

    Curtir

  2. Nooossa, os salões daí são show de bola hein! Nada a ver com aquelas barbearias bizonhas que eles mostram no Globo Repórter como vc disse!
    Ah, vi em Cingapura várias indianas loiras – e pior, loiro amarelado!! Tinha umas que chegava a ofuscar a vista de tão amarelo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Wow!!! Adorei!!! Sabe, eu fui conhecer a linha da Loreal profissional Absolut Repair através do meu esposo! Aí na Índia ele só usava isso porque ele tem o cabelo cacheado e fez um alisamento porque na época era moda kkkk pena que aqui no Brasil é muito caro, mas sempre que ele vai à Índia eu peço algum produto que são maravilhosos e por um preço melhor do que no Brasil.

    Sobre a franjinha, eu te entendo, um dia minha sogra disse que eu poderia aparecer na Índia com o cabelo da cor que quisesse mas ela queria meus cabelos longos. A primeira coisa que as indianas reparam é no tamanho dos meus cabelos, elas não querem saber se são macios, brilhosos, ressecados etc. O importante é o comprimento!

    Sobre a moda de cabelos loiros aqui no BR parece que está passando..pelo menos aqui em SP não vejo mais tantas loiras de salão como alguns anos atrás. Eu mesma não faço mais parte do time das loiras, me libertei hehe

    Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Ju, sobre a cutícula, em países como a Itália, as manicures são proibidas a tirar. Deve ser para evitar contaminações, como a hepatite.
    Em Mumbai eu vi muitos saloes de beleza, muito mais do que em Delhi. Sim, os produtos são quase todos os mesmos que usamos no Brasil.
    Beijos,
    Ana

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s