Noivas indianas e o dilema do nome

Olá, pessoal!

Semana passada, no escritório, não lembro qual foi o assunto que conversávamos quando começamos a falar da mudança de nomes após o casamento na Índia. Eu me referia ao sobrenome, mas, como sempre digo, a Índia não cansa de me surpreender!! Adivinha o que a colega de trabalho me disse?

aliabhatt-bride-two-states

Ela me disse que sua e outras comunidades (grupo étnicos) indianas, a noiva não só mudava o sobrenome, mas o primeiro nome,também! Geralmente, para algum nome que lembrasse o do MARIDO!! Vamos pensar na nossa língua portuguesa. Imagine que seu marido se chame José. Entao, você, que se chama, Luciana, muda seu nome para Josefa, porque tem “José”, no meio. Tipo isso.

Fiquei sem reação. Afinal, o nome é a maior identidade de uma pessoa! Eu não consigo me imaginar com outro nome. Na verdade, tenho dois nomes: Juliana Paula. Porém, estou tão habituada com o Juliana, que se alguém me chama de “Paula”, eu geralmente não percebo que estão falando comigo! E isso, porque este nome me acompanha desde o meu nascimento! Agora, imaginem só se eu tivesse que trocar meu primeiro nome, dando um tapa na cara da minha mãe, no meu caso, que com tanto carinho o escolheu.

Mas, analisando a função de uma noiva indiana, a gente até entende.Quando casa, ela deixa de pertencer a família dela e passa a ser da família do marido. Ganha um sobrenome do marido.E, como ela agora é propriedade do marido e de sua família, ela ainda recebe um novo nome, anulando completamente quem um dia ela já fora! Realmente faz sentido, não? Para os indianos, claro. Porque eu, não engoli esta estória. Pronto, falei.

indianlady

Quando comentei isso com meu esposo ontem à noite, ele também ficou surpreso, porque mesmo vindo de uma região super conservadora da Índia, ele nunca ouviu esse tipo de “bullshit” (besteira, merda), como ele mesmo descreveu.

Como para tudo há um motivo, acredita-se que a sorte de uma família é carregada pela mulher. E, no dia do casamento, o pandit ( padre na versão hindu), geralmente sugere que elas troquem de nome, para que não tragam azar para a nova família. (Que maior azar há do que ter que mudar o próprio nome?) Muitas mulheres, claro, supersticiosas do jeito que são, acreditam piamente nesta tradição e mudam todo o nome quando se casam.  Afinal, reza a lenda de que isso traria boa sorte!E, na Índia, não importa o quanto uma pessoa e culta, pois ela certamente terá várias superstições.

E voce, leitora? Aceitaria mudar seu primeiro nome caso fosse uma tradicao na comunidade do seu noivo indiano?

Um abraco e ate a proxima!

por Banjara

 

 

 

Anúncios

8 comentários em “Noivas indianas e o dilema do nome

  1. É difícil julgar uma cultura, mas trazendo isso para a nossa, se eu me casasse com um indiano, jamais trocaria meu nome. Nem quando casei com um brasileiro eu adotei o sobrenome dele….
    Eu sou o que sou, com cada letrinha escolhida pelos meus pais, mas isso sou eu e quem troca o nome por vontade própria, acho até legal, quer seguir uma tradição . O pior é para quem troca obrigada, sem opção de recusa!
    Beijos,
    Ana

    Curtir

  2. Kkk será q tem algum Claudio para se casar comigo na India? Ai eu aceito mudar o nome kkkk. ahh q eu acho q nao ia aceitar nem o sobrenome de uma marido piorou o nome inteiro mas isso me lembrou costume aq de fundir o nome da mae com o nome do pai para nomear os filhos kkk ja conheci uma familia q os 3 filhos tinham como nome um mix dos nomes do pai e da mae, kkk cada louco com a sua sentenca, mas uma coisa q vi tambem no face de um indiano q casou com brasileira e adotou o sobre nome dela, nao sei como ela conseguiu essa divindade depois de ler isso, ate me surpreendi, e eu meu nominho nao é dos mais lindos, mas nao aceitaria troca-lo de jeito nenhum, alias eu tenho um apego tao grande a nomes q nem chamar pessoas por apelidos eu consigo, se eu souber o nome verdadeiro e mesmo q todos chamem pelo apelido é mais forte q eu, eu nao consigo falar o apelido é muito estranho. Bjs muito interessante o post kkk

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juuuuu!! Querida! Namaste! Adoro sua sinceridade…tava rindo aqui com este post…imagina…o nome de meu pai é Josildo – acho bem diferente, e ele sabe disso, aí minha mãe seria Josilda…kkkkkkk….vou ter que contar essa para eles…e minha cunhada seria Frederica…kkkkk….ai meus deuses…que essa Índia sempre nos surpreende! Gratidão por compartilhar essa peculiaridade…mas concordo que é exagero, enfim…respeitamos…e rimos, vai só um pouquinho…fico imaginando…kkk…Nilson, Amadeo, Guilherme…Nilséia…Amadéia?…Guilhermina(ah atéh que + ou -)….kkkkkk
    bjx

    Curtir

  4. Oi Juliana, adoro seu blog, estou na india desde dia 04/04, pois vou me Casar com Indiano, sou do Rio, ao ler a materia lembrei do que MEU noivo disse, que eu seria conhecida nao com.MEU primeiro Nome Carla, mas pelo nome   do MEU future marido com sobrenme. Alias MEU casamento e dia 18. Bjs carla

    Carla Pimentel

    Sent from TypeApp

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Carla!!!Que otimo!Sim, segundo a tradicao indiana, quando a mulher casa, ela passa mesmo a carregar o nome do marido, mas tudo depende da casta e do grupo etnico ao qual cada um pertence. Nao ha uma regra. Eu nao mudei meu nome, nao adotei o sobrenome do meu esposo e nem ele o meu. Apenas ganhei um nome hindu na cerimonia de casamento no templo, para o pandit pronunciar meu nome com mais facilidade. Eu mesma escolhi o nome, mas ninguem me conhece pelo meu nome indiano!Hahaha…Um abraco!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s