Indonésia – Morando com os mortos

Acredito que a maioria das pessoas já tenha perdido um ente querido ou alguém próximo. Claro que as despedidas são difíceis, mas dependendo da crença de alguns, não ficar lamentando a morte de alguém daria paz a alma do falecido e ela poderia descansar em paz ou ir para o lugar onde deveria ir, após sua passagem pela terra.

Porém, estamos falando sob  uma perspectiva ocidental, certo? Pois é. Agora, imagine só se você morasse em uma país, em determinado vilarejo, onde todo os anos, os mortos são desenterrados e trazidos de volta para casa.Sim, este vilarejo existe! E, fica na Indonésia!

Na verdade, trata-se de um ritual realizado anualmente Toraja, um vilarejo na Indonésia, no qual as famílias “desenterram” seus mortos, dão-lhes banho, vestem-lhe novas roupas e passeiam com eles pela cidade. O ritual tem o nome de Ma’nene. Após o desenterrarem os corpos, as famílias levam- no de volta para a casa, e colocam-no exatamente no local onde ele morreu. Isto tudo se baseia na crença de que o espírito de uma pessoa deve retornar ao seu vilarejo após a morte.

No tal ritual, ainda há uma rocha onde há um espaço separado para os corpos daqueles que ocupavam posições de prestígio dentro do vilarejo.

A pior parte do ritual,em minha opinião, não é o fato de desenterrar os corpos, mas sim, ter que sacrificar um búfalo, que não tem nada a ver com a estória. Mas, tudo pela “tradição”!!

Vamos “curtir” algumas fotos do ritual, que me fez lembrar aquele filme americano: “Um morto muito louco”. Deixo, também, um vídeo muito interessante sobre o mesmo, produzido pela National Geographic.

O documentário:

E aí, pessoal? O que acharam do bizarro festival?

Um abraço e até a próxima!!

por Banjara

 

 

Anúncios

8 comentários em “Indonésia – Morando com os mortos

  1. kkkkk vou mostrar para minha filha essa postagem para ver se ela se interessa em morrer ai nesse vilarejo, pois essa semana estávamos falando sobre isso, e ela disse que não quer ser enterrada, que quer que a guardemos em casa, eu disse que não seria possível ia feder muito, mas estou vendo que um bainho resolva, e matar o búfalo talvez seja para despistar o fedor, ai coitado do búfalo, misericórdia kkkk e eu já disse que não quero ser colocada no caixão, quero ser enterrada direto na terra para ser consumida pela natureza rapidamente e depois plantem uma arvore bem grande em cima para que meus tataranetos brinquem em baixo de sua copa que ira exalar a minha essência, kkkk mas me admira essa bando de múmias estarem em tão boas formas, o tempo lhes fizeram bem e aparentam estar mais jovens e vivos kkkkk uii

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s