Comida indiana- Pani puri

A cozinha indiana é riquíssima e, basta chegar a um restaurante e tentar ler o menu para constatar as centenas de pratos e combinações possíveis.

Porém, além dos pratos típicos deliciosos, há também os snacks. Sabe aquele lanchinho da tarde ou lanchinho antes do almoço que a gente faz aí no Brasil onde geralmente rola um pastel com caldo de cana, uma esfiha, um joelho (como vocês chamam aí no estado de vocês?), etc. Assim como adoramos um salgadinho, com os indianos, a estória não é diferente. E, hoje venho apresentar um dos quitutes ou comidas de rua mais famosas do país: o Pani puri. Não entendeu nada? Se você mora no norte da Índia, não deve ter entendido mesmo, pois em Delhi, Haryana, Punjab, Uttar Pradesh e outros locais, esta delícia é chamada de Gol gappa.

panipuri2

Mas, voltando ao Pani puri….Pani significa ” água, líquido” e puri, é uma espécie de salgadinho redondo frito, com um buraquinho no meio, onde será colocada a tal “água”. Mas, essa água  não é uma água qualquer: ela leva diversas especiarias e, no final, o salgadinho ainda é complementado com uma mistura que leva molho de tamarindo, pimenta, batata e grão de bico.

everest-pani-puri

Os indianos são loucos por pani puri e, é incrível a rapidez com a qual eles conseguem comer o salgadinho, já que é super apimentado!! O segredo para comer o pani puri é colocar tudo dentro da boca de uma vez só. Só não deixe as lágrimas rolarem quando a pimenta correr solta! Mas, na segunda bolinha, você já vai virando craque!

Minhas colegas de trabalho gostam muito de parar aqui perto do metrô para comer pani puri depois do trabalho. Já as acompanhei, mas meu ritmo é muuuito mais lento que o de um indiano normal. Hahahaa..Além disso, nesta barraquinha, as condições de higiene não me apeteceram a tentar mais uma vez. Mas, não me impediram de fazer um vídeo para nossos amigos que acompanham o blog! Vamos lá!

Outra coisa que os indianos gostam de fazer, é competição de pani puri, para ver quem consegue comer mais em menos tempo! Esta brincadeira foi mostrada no filme Rab ne bana di jodi, estrelado por Sharukh Khan e Anushka Sharma.

E ai? Ficaram animados para provar esta delicia?

Um abraco e ate a proxima!

por Banjara

Anúncios

5 comentários sobre “Comida indiana- Pani puri

  1. Eu experimentei quando fui num restaurante indiano aqui no BR. Na primeira bolinha não gostei não..achei muito estranho kkkk mas depois não sobrou nada já que eu adoro pimenta e o azedinho do tamarindo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oiiii!! Namaste!!! Faz tempo que não comento…muito trabalho, mais sempre estou lendo suas novidades e amando todas!! Esta em especial quando assisti ao filme Rab ne bana di jodi, fiquei com muita vontade de comer este salgadinho,rs…mais até hoje não tentei fazer!! Parece uma delícia!!
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s