Crimes de honra – Uma realidade em muitos países

Para uma pessoa que veio do Brasil, sobretudo do Rio de Janeiro, onde mata-se mais anualmente do que em guerras ao redor do mundo, não me sinto muito no direito de falar sobre o tema, mas ainda assim, resolvi falar, já que através do nosso blog, muitas pessoas têm nutrido interesse pela Índia e sua complexa sociedade.

Estava eu, folheando o jornal de hoje, quando me deparei com a seguinte manchete, de tamanho diminuto no meio de um dos cadernos do jornal.

Woman burnt alive for marrying outside caste” 
(Mulher é queimada viva por casar fora da casta)

Não, não estamos falando de uma notícia isolada de 80 anos atrás, mas sim, de algo que aconteceu esta semana.E, aconteceu em um dos locais mais turísticos  da Índia: no Rajastão.

A vítima era uma moça de 30 anos, que há 8 anos havia fugido do vilarejo para poder ficar com seu amado, pertencente a uma casta diferente,  indo contra a vontade de toda a família e do vilarejo. Na última sexta, a moça voltou para seu vilarejo, na esperança de que sua família a aceitasse, já que tantos anos haviam se passado. Ela imaginou que seus pais fossem perdoá-la, mas não deu nem tempo: seus irmãos (todos do sexo masculino, claro!), ainda furiosos, souberam que ela estava na casa dos pais, entraram lá, a expulsaram e, impiedosamente, atearam fogo nela, enquanto o vilarejo inteiro assistia a grotesca cena.

“Ela implorou por ajuda, mas ninguém veio ajudá-la. E, ainda conduziram o funeral na mesma noite, para destruir toda e qualquer evidência.

062610032630protest-against-honour-killings-7

A sogra da moça avisou a polícia, que prendeu um dos irmãos da vítima, além de outros 6 homens.

Mas, conhecemos como acabam estes casos: na impunidade. Mas, ainda assim, esperamos que desta vez, pelo menos, o final seja diferença.

Por mais que todos nós gostemos da Índia, não podemos tapar o sol com a peneira e mentir a nossos inúmeros leitores, inventando uma Índia que só existiu na tela da Globo. Os crimes de honra são comuns não só  em vilarejos da Índia, mas no Paquistão,Bangladesh, vários países árabes e, pasmem: Austrália e Inglaterra, onde o número de imigrantes destes países mencionados é  alto.Porém, muitos dos crimes são tão bem planejados e executados, que a polícia local demorou muito a conectá -los a crimes de honra, uma realidade, até então, desconhecida da maioria dos ocidentais. Ainda mais em pleno século XXI.

140628-honor-killing-jsw-832a_6d67f5f110c41215331f4400044cf3acFica aqui um vídeo sobre o problema (em inglês):

Reino Unido

Jordânia

Índia

E, deixo a dica de um excelente filme: Khap. O filme trata exatamente dos clãs e dos crimes de honra envolvendo jovens que decidem se casar com pessoas da mesma gotra (procurem em nosso arquivo para saber o que é gotra) ou jovens que fogem com seus amados porque as famílias não aceitaram o relacionamento.

A internet tambem esta recheada de fotos de honour killings para quem gosta de ver este tipo de coisa. Mas, evitei colocar aqui para nao assustar ninguem e para poupar o estomago dos mais fracos, pois as fotos sao realmente terriveis. Deixo também, uma dica de leitura, o livro: “Souad, queimada viva”, cuja sinopse voce  encontra abaixo:

queimadaviva

«Souad tinha dezassete anos e estava apaixonada. Na sua aldeia da Cisjordânia, como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte. Tendo ficado grávida, um cunhado é encarregado de executar a sentença: regá- -la com gasolina e chegar-lhe fogo. Terrivelmente queimada, Souad sobrevive por milagre. No hospital, para onde a levam e onde se recusam a tratá-la, a própria mãe tenta assassiná-la.
Hoje, muitos anos depois, Souad decide falar em nome das mulheres que, por motivos idênticos aos seus, ainda arriscam a vida. Para o fazer, para contar ao mundo a barbaridade desta prática, ela corre diariamente sérios perigos, uma vez que o “atentado” à honra da sua família é um “crime” que ainda não prescreveu.>> ( extraido do site Tempo de Ler)

 

por Banjara

Anúncios

4 comentários em “Crimes de honra – Uma realidade em muitos países

  1. Nossa Juh, essa foi um bom tema para falar aqui no blog. Pq amanha é dia das mulheres e esses tipos de ato demonstra o quanto a mulher merece um “tratamento especial”. Vc é maravilhosa juh! Que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s