Decoração e requinte indianos

A idéia para este post me veio após ter reparado em um estranho gosto indiano em relação às cores e  decoração de suas casas e apartamentos. Se você já entrou em uma casa indiana,  deve ter reparado que cada cômodo da casa possui uma cor diferente.

Como assim?? Cada cômodo tem suas paredes pintadas em cores diferentes. Não há um padrão para a escolha das cores e, cada um, escolhe a cor com a qual mais se identifica.

flatclean

indianflat1colorful
Segundo os indianos para quem perguntei, parece que este gosto era tendência nos anos 80 e 90 na Índia. Mas, outro dia quase cometi uma gafe, dizendo que achava isso tudo demasiado brega. Ainda bem que antes que eu cometesse esta gravíssima gafe, minha colega de trabalho disse: – “Nossa…é muito legal cada ambiente ter uma cor! Tudo branco é muito sem graça! Eu mesma estou pensando em pintar meu quarto todo de roxo!”

1bhkbangalore

Outro detalhe, só para dar o toque final, são as lâmpadas fracas, que deixam o ambiente ainda mais escuro e estranho.

Dependendo da localização, o aluguel de um apartamento de 1 quarto, mesmo com toda a breguice que mencionamos, não sai por menos de 2,500 reais.

209235348900750f7a497b0b91Outro Outro item, que certamente irá assustar muitos estrangeiros que pensam em morar em Mumbai, é a cozinha. Ou, para ser mais precisa, o fogão. Os fogões são portáteis e não é tão comum encontrar um fogão daqueles que temos no Brasil. Geralmente os fogões são assim:

166871455_1_1000x700_incouding-modular-kitchen-one-bhk-flat-for-rent-navi-mumbaiUma  amiga quase pirou quando  viu o tipo de fogão que colocaram no apartamento dela e, ainda mais quando descobriu que o gás era aquele de botijão!! Foi muito difícil fazê-la entender que aqui na Índia, isso é comum.

gascylinder

Nem  a cozinha belíssima de cor salmão escapou do fogão portátil de duas bocas!

kitchensalmon

Outro detalhe interessante, são as portas dos apartamentos. Muitas vezes, elas fogem do padrão de porta ao qual estamos acostumados e o que encontramos são portas coloridas ou com detalhes e desenhos bem diferentes!

doormumbai1.jpg

Como vocês já sabem, na Índia, a religião de um indivíduo é sempre algo de grande orgulho e que deve ser mostrada. Por isso, as portas com designs religiosos, como desenhos ou pinturas de Ganesha, são muito populares.

ganeshdoor

Falando em religião, é muito comum encontrar pequenos altares de oração nas cozinhas das casas e apartamentos. Vejam um exemplo:

altar

E, como dizem por aí, gosto não se discute. Porém, ainda bem que já é possível encontrar apartamentos como os das fotos abaixo:

Ou seja: Após a tendência dos apartamentos coloridos, parece que a nova onda é ser “clean”. O inquilino estrangeiro agradece.

por Banjara

 

Anúncios

8 comentários em “Decoração e requinte indianos

  1. Morri de rir com seu comentário ” o aluguel de um apartamento de 1 quarto, mesmo com toda a breguice que mencionamos, não sai por menos de 2,500 reais.”

    Uma vez eu fui na casa de um muçulmano, pior que não tenho certeza agora se era muçulmano, mas a casa era extremante decorada, com tapetes na parede, tapete no chão, imagens da religião deles, assim era muita coisa num comodo só, achei bem estranho rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rapaz, acho que os indianos não conhecem o conceito de “poluição visual” hein, rsrs. Ai, quando entro em alguma casa com cômodo com parede de cor berrante me cansa os olhos.
    Na China eles tb usam muita parede colorida ou papel de parede, mas é sempre beeeeeeeeem clarinho – just a hint of color. Nos 2 apartamentos que morei na China a sala era um amarelinho quase branco. Tenho saudades do 2o apartamento que moramos – aquele com papel de parede de flor de liz dourado clarinho em um fundo amarelo. No quesito decoração, acho os apartamentos na China mais bonitos até que no Japão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. kkkk ai Juliana, em São Paulo é moda paredes coloridas faz uns anos, geralmente pintam tudo de uma cor e colorem apenas uma parede de cada comodo com uma cor bem forte e agora estão revestindo paredes com tecidos ou papel de parede estampados, é moda também, aq no Ceará onde moro atualmente percebi q as casas também são coloridas, cada comodo de uma cor e é mais comum do que em São Paulo , paredes coloridas eu até acho bonitas, oq acho q não ia gostar é do excesso de coisas penduradas nas paredes indianas, uma poluição visual kkk e as cozinhas em São Paulo quando fazem planejadas os fogões são semelhantes a esses, mas são embutidos e tem o a gás e os elétricos e são bem mais bonitos q esses e o forno compram a parte, na casa q eu moro ainda não foi pintada, mas na verdade eu queria pintar de colorido, mas como o piso é estampado ia virar uma papagaiada só, kkk então vai quando eu puder pintar será branco ou um bege hehe, eu já tinha reparado nas paredes indianas coloridas por fotos, e percebi q eles gostam muito de rosa, salmão, e também percebi q para roupas dos bebês não tem esse negocio de menino usa azul e menina rosa, quando vejo um bebê indiano é difícil identificar o sexo kkkk. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentario, Claudia!! Fiquei surpresa em saber desta tendencia “indiana” ai no Brasil. Hehehe..Sim…geralmente os apartamentos indianos, sobretudo os de Mumbai, pela falta de espaco, sao todos amontoados e cheios de tralha. So de entrar, ja me dah um nervoso..Hahaha…Bjs!

      Curtido por 1 pessoa

      1. ai tralha é um saco, me da nervoso também só de pensar em tirar o pó, e odeio bibelôs, acho lindo na loja kkkk cores é muito lindas, mas realmente quando vejo casas indianas e as casas coloridas já me leva ao passado, ai lembro do jogo de cozinha azul da minha avó, do fogão vermelho, dos fusquinhas e peruas azul bebê, de penteadeira cheia de frasco vazio de perfume pra enfeitar kkk acho q amo todas, mas moderadamente e geralmente combinando com o branco kkk amei essas cozinhas a salmão e a vermelha, mas se vc for ver fotos obras e artesanato nordestino eles também amam as cores e nem sempre elas combinam entre si kkk

        Curtir

  4. Geeeeeente, mas é muito colorido! 😂 Hahaha, mas é interessante ver como eles não se incomodam em nada com essa vibe coloridona até mesmo nos quartos, pois acho que muita cor passa uma imagem de agitação, já o branco é mais clean e dá uma sensação de tranquilidade hahaha. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Natalia!!Exato!! Eu tambem gosto de tudo branquinho e, se for para ter alguma cor, que seja apenas em uma parte da sala e, de preferencia, uma cor mais clara, que nao enjoe tanto. Mas, gosto eh gosto, ne?? Bjs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s