Dica de leitura – Nômade

Em minhas andanças pela internet em busca de novos livros para ler, me deparei com um livro cujo título chamou minha atenção: NÔMADE. Achei que o nome tinha tudo a ver comigo e fui ver do que se tratava a estória.

Nômade foi escrito por Ayaan Hirsi Ali, uma bela moça somali, muçulmana, crescida dentro de um clã cuja interpretação radical e literal do Islã trazia mais mazelas do que bênçãos. Porém, ao invés de ter o mesmo destino das outras mulheres de sua família, Ayaan decidiu escrever sua própria estória, ato que quase lhe custou a vida diversas vezes.

Fugindo para a Holanda e, posteriormente, morando nos EUA, Ayaan virou uma ativista e principal voz contra o Wahabismo islâmico (fundamentalismo islâmico) pelo mundo.

No Ocidente, Ayaan encontrou-se com o Iluminismo e este encontro foi fundamental para que ela percebesse que a religião na qual ela nascera era exatamente o oposto das idéias iluministas. Seu primeiro livro, intitulado de Infidel, também deixou o mundo islâmico em polvorosa.

infidel1

Ayaan convoca instituições ocidentais – como o movimento feminista e as igrejas cristãs – a pôr em prática ações para ajudar outros imigrantes muçulmanos a superar os obstáculos que ela vivenciou em sua assimilação à sociedade ocidental e a resistir à sedução do fundamentalismo. (trecho retirado do site Companhia das Letras).

islamnotpeace

Ayaan virou inimiga número 1 dos  muçulmanos e é considerada uma grande traidora da fé, condenada, segundo seus ex-irmãos da fé a queimar no mármore do inferno.

Porém, ela não se deixa abater e continua indo dar palestras pelo mundo afora para alertar as pessoas sobre o perigo iminente daquela que um dia já fora a sua religião.

O livro é imperdível não só para não-muçulmanos, mas também para os muçulmanos, pois ela cita diversas práticas tribais e anti-islâmicas, e em algum ponto, você terá que dar ao braço a torcer a esta incrível mulher chamada Ayaan.

The-Unbelievers-Ayaan-Hirsi-Ali

E impressionante como muitos dos relatos sobre Wahabismo feitos por Ayaan no livro, se parecem (e muito!) com o que muitas igrejas que se denominam evangélicas também pregam. Por isso, eu insisto que é uma leitura obrigatória para todo aquele que possui um pensamento crítico, mesmo tendo fé em alguma crença. Afinal, a crítica e a contestação são os primeiros passos para a verdade.

Um abraço e até a próxima!!

por Banjara

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Dica de leitura – Nômade

  1. Ai esse eu vou querer ler, acho q já cheguei a ver esse livro para vender no Extra ou lojas americanas de São Paulo, mas nunca me chamou a atenção, mas gostei muito do enredo do livro, vou procurar, obrigada pela dica.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s