Aamir Khan é um dos atores mais refinados de Bollywood. O filme Taare Zameen Par, que trata sobre o tema da dislexia, tem ele como ator principal, encantou as pessoas pelo mundo afora. Além deste, há outras grandes atuações dele como Ladaan, 3 idiots e, mais recentemente, PK.
O talento de Aamir, claro, é indiscutível. Porém, desde o filme PK, ele tem caminhado para se tornar um dos grandes vilões de Bollywood na vida real!
PK, para quem não conhece, é um excelente filme cujo tema é como as religiões fazem uma lavagem cerebral em seus membros e enchem os bolsos às custas dos fiéis. O filme é brilhante, mas causou um rebuliço na época de seu lançamento, pois hindus ficaram extremamente ofendidos e depredaram os cinemas de vários locais do país. O filme é simplesmente incrível, mas o problema, é que o diretor deu mais ênfase na crítica ao hinduísmo do que a outras religiões, apesar de ter mostrado outras religiões e as loucuras que as acompanham. Para completar, a mocinha da estória (Anushka Sharma), vem de uma família hindu e em uma viagem ao exterior, se apaixona por um rapaz do Paquistão (obviamente,muçulmano).
Desde então, as pessoas começaram a ficar com o pé atrás com Aamir. Mas, a gota d’água foi ano passado, quando ele fez comentários dizendo que a Índia era um país onde a intolerância religiosa têm aumentado (graças ao atual partido radical hindu no poder) e que ele estava considerando ir embora do país com sua família. Sua esposa, que é hindu, ainda concordou com o marido.
O público ficou revoltado, ainda mais porque eles são riquíssimos e não sofreriam nenhum tipo de violência ou dano. Outros atores de Bollywood como Akshay Kumar e Vivek Oberoi também criticaram a atitude de Khan e sua esposa. Mas, outros que compartilham o mesmo sobrenome e origem (Pashtun), como Sharukh Khan, Farah Khan e até Hritik Roshan ficaram do lado do ator.
Posteriormente, Aamir se desculpou e disse que não tinha intenções de deixar o país onde nasceu e foi criado e disse que a mídia é que distorceu seus comentários e fez com que ele virasse o grande vilão da estória.
Verdade ou não, esta semana, quando perguntei no meu escritório se meus colegas tinham assistido PK, eles disseram que sim, mas logo emendaram em um discurso cheio de ódio contra Aamir, dizendo que ele deveria era ir para o Paquistão ou qualquer país muçulmano para ver o quanto a Índia era boa. E, há um movimento entre os indianos para boicotar todos os filmes do astro, também.
Recentemente descobri uma pagina na internet chamada ” Slap Aamir” (De um tapa no Aamir”), onde as pessoas vomitam toda a sua revolta contra o astro.
Ou seja: Estando Aamir certo ou não, a verdade é que o circo já foi montado. E, na Índia, os temas religião e política sempre andam juntos e criam um verdadeiro furor no coração dos indianos, sobretudo dos hindus, que consideram os muçulmanos e cristãos indianos como uma espécie de traidores, já que originalmente, a maioria era hindu.
Recentemente, como uma espécie de castigo, Aamir foi excluído do papel de Embaixador de Turismo da Índia e substituído por ninguém mais ninguém menos que Amitabh Bacchan, grande apoiador do atual governo.
O futuro de Aamir, ninguém sabe, mas como apreciadores da Sétima Arte, realmente desejamos que ele lance ainda muitos filmes e que mais uma vez, a arte vença a política e as diferenças religiosas.
Por enquanto, vamos curtir alguns dos momentos memoráveis de Aamir Khan, o ator mais camaleônico e mais versátil de Bollywood.
Um dos meus videos prediletos:
por Banjara
I watched the PK movie. The film does speak of religion, but offers an understanding of religiosity. Religion is rules, conventionalisms, hierarchy, ritual, dogmas, standardized behaviors and a monopoly on access to divinity. Religiosity is how the creature connects with the divinity, in intensity and in quality. This film shows how man creates rules to connect with God, while this connection must be individual and unique, respecting non-human laws of love, compassion and inner reverence. Aamir Khan is an excellent artist, the films he starred in were good because he was there, it wasn’t the production or the script that made them shine … Why the intolerance? Intolerance is not divine, it belongs to man. Any religion is good, as long as it doesn’t teach violence, intolerance or hatred.
CurtirCurtir
Aamir Khan é de longe o melhor ator de Bolly, e um dos melhores do mundo!
Além de um ser humano maravilhoso com consciência social. Eu não escondo que sou fã mesmo e por mim o mundo tinha mais Aamir’s e menos Trumph’s.
Dangal é de longe seu melhor filme e eu vim aqui só pra tietar ele mesmo 😀
Amei o blog!
CurtirCurtir
Aamir Khan, se não te quiserem no seu país por causa de mera religião, atravesse esse mundo e vem para nosso Brasil.Estaremos de portas e janelas abertas.Amo mais que chocolate.Voce é o melhor ator de Bollyood.Assisti todos os seus filmes e quero mais.
CurtirCurtir
Eh aquele negocio: quem se sente ofendido eh pq a carapuca serviu ne.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho o o maior apresso por todos os ”KHANS” da industria cinematográfica indiana..em momento algum aamir falou inverdades, a intolerancia tem aumentado substancialmente e consequentemente e violencia! é visível a atual conjuntura de “bota fora” de religiões que preguem outros dogmas na india..
Definitivamente a índia deve estar bem dificil de se viver mesmo… se estão com ódio até de um dos maiores “heroes” do cinema bollywoodiano… o próprio sha ruck khan mandou seus filhos mais velhos para morar em Londres e ele deve ter seus motivos! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
OI, Helen!!Obrigada pelo comentario. Sim..eu tambem sou fa de todos os Khan, cada um com seu talento e caracteristica. Mas, aqui na India, a rixa “hindus x muculmanos” eh muito antiga e com um partido radical hindu no poder, as coisas so tem piorado, pois eles e outros partidos politicos incitam o odio entre as pessoas, sendo que no dia-a-dia mesmo, todo mundo convive numa boa, sem problemas, respeitando o espaco do proximo, mesmo que nao suportem uns aos outros.
CurtirCurtir
E ele fez foi muito bem, e o Aamir Khan que faça o mesmo enquanto é tempo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse primeiro filme sobre dislexia é lindo foi o primeiro filme que fez eu me tocar q a Índia produzia filmes, até então se já tivesse assistido filmes indianos eu não havia percebido a origem deles, para muitos estudantes de pedagogia esse filme é quase q obrigatório q assistir, por vale até nota de tão bom q é, e o nome dele aqui é “Como estrelas na terra” e um assunto,abordado nele e que hj é muito enfatizado na pedagogia pela grande carência de informações é a inclusão de deficientes e o preconceito que eles ainda sofrem dentro das instituições. Eu me apaixonei pelo ator mas nunca nem fiz questão de pesquisar o nome dele rs fiquei sabendo agora, e é triste que ainda se sofram represalias religiosas e politicas por simplesmente se falar a verdade, aqui onde moro existe uma religião com nome de partido politico que dependendo hahha que dependendo do que vc falar vc pode sofrer na pele os danos e os boicotes que os seus fiéis eleitores fanaticos podem lhe proporcionar. QUERO assistir esse filme PK agora, será q já tem legendado? Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Claudia, eu assisti PK legendado no PopCornTime.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Opa!!! Obrigada por compartilhar, Grazi!!! Um abraco!!
CurtirCurtir
obrigada Grazi estou tentando fazer o dowload do Popcorn time, bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grazi o nome esta como pk mesmo? Não estou conseguindo achar, se puder me passar agradeço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Claudia! Pode colocar P.K. se não colocar os pontos não aparece! 😀
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada haha eu não tinha colocado
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Claudia!!Sim!!O filme sobre dislexia eh show e eu chorei baldes de agua. Falando em PK…uma moca respondeu seu comentario aqui, dizendo que ja tem PK online para assistir com legendas. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também chorei e as frases que o professor fala, como por exemplo de que não criam filhos mas cavalos de corrida, do exemplo da aldeia que derrubam arvores xingando elas, e o mesmo fazem com o menino, quantas crianças se perdem por falta de um olhar diferenciado como a deste professor não é verdade! bjs vou tentar assistir o filme pk
CurtirCurtir
Só falta um slogan tipo “índia, ame-a ou deixe-a”. A intolerância, qualquer que seja seu motivador, é uma lástima
CurtirCurtido por 1 pessoa