Índia- Racismo em questão

Esta semana, no post intitulado “FAQ sobre indianos”, eu citei o fato do racismo no país, já que muita gente me pergunta se eles são racistas.

Desde ontem, aqui na Índia, os noticiários estavam todos falando sobre o incidente com a estudante da Tanzânia, de 21 anos.  Ela foi espancada e teve sua roupa arrancada, além de ter sido obrigada a desfilar completamente nua pelas ruas de Bangalore.

O motivo? Vou contar agora para vocês.

modelafrica

Um estudante do Sudão dirigia por Bangalore, quando acabou atropelando uma indiana, que, infelizmente, faleceu na hora. Porém, 30 minutos depois do acidente, a estudante tanzaniana passava pelo local, quando o povo que se aglomerava no local, achou que ela, por ser negra, também estava junto com o rapaz que causou o acidente. Como a população já estava quase linchando o sudanês, aproveitou que a moça indefesa estava ali dando sopa e, a humilharam da forma mais cruel possível. Só não foi estuprada porque aqui ninguém sente atração linando pela cor escura. (Pronto, falei.)

O pior de tudo é  que quando ela tentou pegar um ônibus para escapar, as pessoas do ônibus a impediram de subir e a jogaram de volta na multidão, para que continuasse a ser linchada.

Você deve estar se perguntando onde estava a polícia nisso tudo. Não sei, mas segundo informações, a polícia se recusou a aceitar o depoimento da estudante africana.

A represália contra outros estudantes africanos continuou, já que mais pessoas colocaram fogo nos carros de dois estudantes.

Um vídeo foi divulgado na internet, no qual africanos moradores do país dão seu sincero depoimento em relação ao modo como são tratados na Índia. Uma triste realidade.

Será que muitos indianos já pararam para pensar que podem ter ascendência africana, também?

Slum-dweller-uses-mobile

É fato que há muitos africanos envolvidos com tráfico de drogas, especialmente aqui em Mumbai. Porém, isto não dá o direito de alguém julga-los de forma tão cruel e colocar todos os africanos no mesmo saco.

O mais intrigante é que no Times of India de hoje, a notícia, que deveria ganhar primeira página, ganhou apenas uma pequena coluna. E, no escritório, ninguém comentou nada a respeito, sendo que quando os temas são religião e política, eles sempre têm muito o que falar!!

No país de Kali, a deusa negra, adorada por tantos, aos negros, só restou a proteção divina.

kali1

por Banjara Soul

Publicidade

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo de 13 anos no incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração, continuo compartilhando informações do continente com vocês!

12 comentários em “Índia- Racismo em questão

  1. povo lixo nojento– eu não vou em um pais desse nem que me paguem á viágem — povo imundos e idolátras tem tantos deuses de pédras e só vivem miséria–se eles discrimina eles mesmos por castra os dalits que o diga imagine os africanos—-

    Curtir

  2. Mas como os indianos podem ser racistas em relação a negros, se eles também são negros ?
    Podem até ter cabelo liso e feições afiladas, mas a cor da pele deles é tão negra como a dos africanos.

    Curtir

    1. Oi, Margarida. Pois eh….entendo seu questionamento. Apesar de que a India eh formada por centenas de etnias e, assim como ha indianos com feicoes de negro, ha indianos com feicoes europeias e outros, com feicoes bem asiaticas, como os chineses, por exemplo. Um abraco e obrigada pela participacao!

      Curtir

    2. ná etiópia somália eritreia djbuti tem algumas tribos que tem cabelos lisos e esses paises que eu citei 90% das pessoas lá tem nariz e rostos finos

      Curtir

  3. Olá, Juliana. Outro dia eu falei no seu canal sobre minha amizade com um indiano jovem que me levou a pesquisar tudo sobre a Índia. Bem, continuo pesquisando e… cada descoberta é uma decepção… Me pergunto: QUE MUNDO É ESSE, MEU DEUS? É uma cultura cheia de contradições, como voce mesma disse: adoram uma deusa negra mas tem ódio de negros africanos. Tão diferentes dos baianos que adoram as coisas dos negros e se amam como negros. Talvez seja por isso que a Bahia é um lugar tão cheio de energias positivas. Semana passada eu li um post falando dessa discriminação contra os negros africanos, o nojo que o homem indiano tem das mulheres negras, como eu, por exemplo, a perseguição contra os negros africanos, e … (horror dos horrores!)… dos comerciais de produtos para clarear a pele e…. A VAGINA!… NOSSA!… Sou afrodescendente e não aceitei bem essa nova descoberta. Eu tive tanto ódio, tive vontade de apagar esse país da minha mente e só falar para todo mundo das mazelas que existem por aí. Passei o final de semana falando para todos sobre essa realidade macabra, comentando sobre os tais comerciais e dando graças a Deus por ter nascido no Brasil. Me sinto aliviada por ser brasileira apesar do PT, da Dilma e etc….hahahahahahaha…Como um povo tão escuro pode ter nojo da própria cor? EU NÃO CONSIGO ENTENDER, jULIANA! Aí vem a outra contradição: se mulheres brancas ocidentais são consideradas prostitutas, por que a fascinação pela pele branca? Por que tanto ódio pela cor escura se eles casam dentro da própria casta e dessa forma conservam as próprias características, inclusive a cor escura? Tenho tantas perguntas sobre as contradições deles, mas deixarei para uma outra oportunidade. E, sim, continuo trocando mensagens (como amigos….) com o jovem indiano, sulista, pele bem escura, boa formação educacional e profissional, LINDO, LINDO DE MORRER! Por causa dessa amizade é que ainda continuo pesquisando sobre esse mundo esquisito chamado INDIA. Mas, sabe Juliana, estou quase, por um fio mesmo, bloqueando ele do meu FB, do Hangout, da minha vida… Gente que não respeita minha raça não merece minha amizade, o meu respeito…voce não acha?
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  4. São coisas absurdas esse tipo de comportamento, eu sempre achava q o fato da cor dos indianos em geral ser escura tinha relação com misturas dos povos africanos e depois que li o seu post (esse >>> https://tabibitosoul.com/2016/01/28/as-diversas-faces-da-india/ ) que vc colocou que segundo pesquisas os primeiros habitantes dessas terras eram africanos, creio que a origem principal seja essa e que por conta de misturas no decorrer de milênios originou as características predominantes, o ser humano é tão tosco que julga e faz acepção de pessoas por conta de cor, cabelo, origem etc etc e não se dá conta que tudo foi feito com perfeição, não me recordo onde li, mas o negro é negro para adequação ao seu meio comum que são regiões extremamente quentes, e para a própria sobrevivência o organismo humano passa a produzir seu próprio protetor solar (melanina) tanto que podemos observar que em geral a pele negra é muito mais resistente que a pele branca, o cabelo crespo também tem relação com a proteção contra o sol, pois bem sabemos que chapeis, protetores solar etc é tudo criação do homem, alias tudo o que penduramos e colocamos em nosso corpo por achar legal é imposição humana, um belo tufo de cabelos crespos bem esparramados na cabeça tem a mesma finalidade de um excelente chapéu, pois impede que o sol esquente diretamente a cabeça funcionando + ou – como uma caixa de isopor, muitos fazem piadinhas do tipo: cabelo crespo é impermeável! sim! impermeável a água e também ao calor do sol que dá uma proteção de 5 cm do couro cabeludo, Deus é ou não é sábio? Quando li isso também li sobre japoneses, chineses e outros que herdaram olhos puxados e mais fechados, pois são originários de regiões que ventam muito e Deus também não fez óculos para protegerem os olhos do vento, então paah! Seres humanos destas regiões tem olhos mais protegidos que os outros, haha e o mesmo se dá aos olhos escuros que tem uma retina escura para proteger de claridade excessiva funcionando como óculos escuros, tanto que é sabido de muitos que tem olhos claros são mais sensíveis e vulnerareis a problemas de visão. Mas o ser humano tosco ainda teima em menosprezar, desfazer, depreciar as pessoas por não se adequar a aquilo que elas julgam como mais bonito, sendo que Deus não fez as características do homem diferenciadas para ser “mais bonito”, mas sim para ser útil e capaz de sobreviver dentro do meio oferecido pela natureza, o mesmo que observamos nos animais cada um com características adaptadas aos seus habitat natural. E esses dias lendo comentários percebi que indianos sofrem muita discriminação, por parte de outros povos. Beijos e desculpa pelo textão kkk

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi, Claudia!!! Obrigada pelo texto. Sim…concordo contigo em numero e grau. E, eh verdade mesmo que os indianos sofrem bastante preconceito por parte de outros povos. Nao pela pele escura, mas principalmente porque sao considerados sem educacao, machistas e com extrema falta de higiene. Mesmo que nem todos os indianos se enquadrem neste perfil, eh a fama que eles ganharam no exterior, sobretudo nos EUA e Europa. Um abraco.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Absurdo. Uma vez meu esposo me disse que no Punjab também existem muitos universitários norte africanos e existe hostilidade dos indianos. Infelizmente aqui no Brasil, o preconceito e violência contra imigrantes negros vem aumentando também, já transmitiram notícia sobre a violência que eles vem sofrendo, mas abafaram o caso e não falaram mais nisso, para ser precisa, ignoraram o caso aqui também.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: