FAQ sobre indianos

Graças ao nosso blog e canal no Youtube, tenho recebido muitas perguntas e, achei que compartilhando-as aqui, na forma de um post, também ajudaria a solucionar as dúvidas de muitos dos leitores.

Então,vamos às perguntas:

  1. Indianos e árabes são a mesma coisa?
    NÃO!! 1000 vezes não! Por mais que muitos indianos possam ter cara de árabe, pois aqui há uma grande mistura étnica, os indianos não são árabes. Porém, há muitos indianos que seguem o Islamismo, religião compartilhada pela maioria dos países árabes.
    Voce saberia dizer a diferenca?
  2. Os indianos são muçulmanos?
    delhiislam
    Muitos são. A população muçulmana na Índia é enorme, apesar de ser considerada minoria aqui (menos de 15%). A maioria da população é hindu. Além destes, há indianos sikhs, cristãos, jainistas, budistas, etc. 
  3. Indianos podem ter mais de uma esposa?
    weddingrai

    NÃO. Não é a cultura daqui e não é permitido por lei. Ter mais de uma esposa é permitido para os muçulmanos, pois está escrito no livro sagrado deles. Porém, há algumas condições para tal, como a 1a esposa aceitar a segunda e, o homem poder sustentar todas as outras da mesma forma. Ou seja: Só quem tem grana pode se dar ao luxo de ter mais de uma esposa.
  4. A Índia fica no Oriente Médio?
    NÃO. Sei que com uma aula básica de geografia,esta questão poderia ser evitada, mas ainda assim, tem gente que me pergunta. A Índia fica na Ásia, apesar de estarmos próximos ao Oriente Médio. Daqui de Mumbai até Dubai, por exemplo, são apenas 3 horas de vôo. Veja o mapa abaixo. Os paises que estao coloridos fazem parte do Oriente Medio. Consegue achar a India por ali? Nem Egito eh Oriente Medio, so para sua informacao.
    rios da mesopotâmia
    5. Que língua se fala na Índia?
    indialanguagesmap

    Muitas. Milhares. Oficialmente, há 29 idiomas oficiais. Dialetos e linguas não-oficiais são milhares. De forma geral, os idiomas mais falados são o hindi e o inglês.

    6. É perigoso morar na Índia?

    Mais perigoso é morar no Brasil!! A Índia é bastante segura sim, principalmente na questão de roubos e assaltos. Basta procurar na internet o ranking das cidades mais perigosas do mundo e a Índia , certamente, não estará lá, mas a sua cidade e a minha, lá no Brasil, certamente estarão! Um lugar onde você pode usufruir dos bens que adquiriu sem correr o risco de alguém aparecer e passar a mão neles, para mim, já é o suficiente para ser classificado como seguro. E os estupros, Juliana?? Estupros há no mundo inteiro e em muitos países ricos, apesar de todos associarem estupro à Índia devido aquela atrocidade de 2012. A Índia tem muito ainda que avançar em relação ao bem-estar da mulher e seus direitos, mas como estamos falando de segurança, não vou entrar nesta questão agora.

    7. Os indianos gostam de estrangeiros?
    8693.resident-non2

    Desde que os estrangeiros respeitem a cultura deles, até onde sei… gostam sim. Muitos acham “cool” ter um amigo estrangeiro. Já outros, gostam de sair com estrangeiros porque acham que estrangeiros tem dinheiro e vão pagar a conta no final. Porém, no geral, eles são muito curiosos e ávidos para conhecer novas culturas,seja um motorista de tuk-tuk ou um professor universitário.

  5. Ainda sobre o mesmo tema….os indianos tratam os estrangeiros bem?
    Bem, até onde sei, tratam muito bem sim. Aliás, aqui na Índia há o ditado em hindi que diz: Athithi Devo Bhava, cuja tradução seria “o convidado é como um deus“. Por isso, ao  visitar uma casa indiana, eles vão fazer questão de te tratar como um rei, te empanturrar de comida e muitos doces indianos. E, nas ruas ou locais de trabalho, sempre fui muito bem tratada e respeitada por todos. E, quando me perco ou percebem que não sou daqui, aí, todos se juntam para ajudar. Pode ser que alguém diga o contrário, mas pelo menos, eu estou tendo uma ótima experiência nestes 3 anos no pais.
  6. Os indianos são frios?
    indianface1

    Se tem uma coisa que eu não suporto é essa mania de brasileiro achar que todo mundo que não compartilha a cultura latina é frio. Cansei de ouvir isso lá e casa e sempre achei ridículo. Coisas do tipo: “Noossa…eles nem se beijam na hora de cumprimentar…que frios!!” Bullshit!!! Não existe esse lance de frio ou caloroso. Existem sim, diferentes modos de se expressar em cada cultura. Os indianos não beijam alguém quando o conhecem, assim como em toda a Ásia nao ha este costume, mas isto não quer dizer que sintam menos que os brasileiros.
  7. Ainda existe o sistema de castas?
    Sim, com certeza. Não só existe, como ainda vai durar por muitos longos anos. Basicamente, ninguém fica falando abertamente sobre o problema e as castas não são exatamente um obstáculo na hora de fazer amizades no local de trabalho etc. Porém, na hora de escolher alguém para casar, elas são extremamente importantes e dificilmente um indiano irá ignorar este fato. E, outro aspecto que vale a pena ressaltar é que fazer parte de uma casta considerada “baixa” não quer dizer que a pessoa seja pobre. Essa é uma coisa que confunde muita gente. Tem muita gente de casta alta, como o motorista do escritório onde trabalho, mas cuja profissão não lhe permite ser rico. Portanto, ele é pobre porque seu salário é baixo, mas não tem nada a ver com sua casta. Deu para entender?
  8. Ainda existe o casamento arranjado?
    sindoor

    Com certeza. Poderia dizer que 97% (ou mais) dos casamentos no país são arranjados. Favor não confundir com casamento forçado. Casamentos arranjados são geralmente feitos pela família após consultar os noivos. E, geralmente, se os pais escolhem, os jovens aceitam porque partem do pressuposto de que os pais sempre têm mais experiência e vão escolher o melhor para eles. Nas cidades grandes como Mumbai por exemplo, muitos jovens tens suas namoradas e ate namoram por um longo periodo, mas no final, acabam casando com alguem que os pais escolheram e, claro, da mesma casta.
  9. Os que os indianos pensam dos estrangeiros/estrangeiras?
    1_182214_142220_2787

    Bem, depende de onde é o estrangeiro. Se vem do Brasil ou América do Sul, há uma enorme possibilidade de eles não saberem onde fica. Praticamente todas as vezes que digo “Brasil”, a pessoa pergunta de volta: “Belgium?”(Bélgica?). Enfim…
    Mas, de modo geral, os indianos não suportam os chineses, têm um pé atrás com qualquer pessoa de país árabe, apesar de ambos serem bem parecidos em muitos aspectos culturais, gostam dos japoneses e, em relação aos ocidentais, eles consideram todos muito libertinosos e sem valores morais ou familiares. Isso, claro, sem contar que as estrangeiras ocidentais (sobretudo as loiras), têm fama de biscates e basta assistir qualquer vídeo musical de Bollywood para ver de onde eles tiraram esta idéia.
  10. Os indianos são racistas?
    fair_n_lovely

    Esta pergunta é clássica, extremamente delicada, mas não posso deixar de inclui-la em nossa lista. O dicionário me diz que Racismo é:

    Racismo
    substantivo acismo
    1.
    conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
    2.

    doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.

    Baseada nesta definição, eu diria que os indianos são racistas sim. Os brasileiros também são, pois cansei de ver gente sofrendo preconceito na minha escola no Rio de Janeiro por ser “de cor” ou por ser filho ou neto da servente. No meu prédio, as garotas eram insuportáveis a tal ponto que não queriam brincar comigo pelo fato de eu não ser tão branca como elas.

    Portanto, antes de falarmos da Índia, precisamos admitir que o Brasil é um país extremamente racista. Porém, a diferença é que as pessoas não chamam o outro de negro, japa ou qualquer outro nome na frente dos outros, porque hoje, há leis que podem ferrar com este indivíduo. Mas…e na Índia?

    Na Índia, como a maioria de nossos leitores já sabem, há uma estranha e mórbida obsessão pela pele branca. Cremes clareadores de 10 rúpias que prometem fazer milagres, como arranjar emprego ou marido. Atrizes belíssimas, indo fazer tratamento de clareamento no exterior e voltando mais brancas que uma européia.

    Classificados de noivas onde 99,9% das famílias apresentam a principal característica de sua filha como “ser branca”. Filmes onde diálogos como os seguintes são comuns:” Nossa…que linda…olha como ela é Fair! (branca)” Ou…”Ei, você acha que ela vai dar bola para um cara preto como você?”, entre outras pérolas.

    Só para citar mais alguns exemplos, minha colega de trabalho outro dia me contava como foi a reação de seu pai quando ela nasceu: “Nossa…mas ela é tão preta!!”. Então, sua mãe disse a ele: -“Preta? Claro que é! Olhe bem para sua cor!Ela é idêntica a você!”

    E, claro, jamais poderei esquecer a reação da minha sogra ao nos ver chegando do Brasil, já que tínhamos passado um dia na Praia da Barra e acabamos super queimados.
    Nossa…o que aconteceu com vocês? Como você deixou ela ficar preta assim? “(se dirigindo ao meu marido. Claro..a culpa era dele, que não cuidou direito da esposa e de si mesmo!). E, depois,quando as visitas chegaram, ela pedindo desculpas pelo fato de eu estar tão “preta”, mas é que nós tínhamos acabado de voltar da praia e, que na verdade, eu era branca, bem branca mesmo. Senti algo estranhamente confuso naquele momento.

    Mas, não pensem que a questão aqui é só com a cor da pele. A Índia é formada por centenas de grupos étnicos e cada um com suas características físicas, linguísticas, etc. E, cada grupo tem um orgulho enorme, o que faz com que eles sempre façam piadas ou comentários degradantes em relação a outros grupos.

    Com estes pequeno exemplos, acho que já  deu para responder a pergunta, não?

    E vocês? Têm alguma dúvida a qual ainda não fora abordada aqui no blog? Se sim, basta escrever!

    Um abraço e até a próxima!
    por Banjara Soul
Anúncios

13 comentários

  1. Fico imaginando minha cara de pastel se alguém olhasse pra mim e dissesse: “olha com ela é fair”
    kkkkkkkkkk

    aaa e acho triste a mudança de Kajol,era tão mais bonita morena parecia q a mlr n ficava velha nunca…agr tá super estranha,parece um roupa colocada na água sanitária kkkkkkk ( dscp a infeliz comparação)

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim, eh verdade. Muitos nem os consideram indianos, apesar de eles serem. Mas, os indianos tem preconceito mesmo com outros indianos que nao tem olhos “puxados”, simplesmente pelo fato de ser de um grupo etnico diferente, de falar uma lingua diferente, de ter uma cor diferente, de comer coisas diferentes…Bem complexo.

      Curtir

  2. Oi Juliana! Sei que você já viu, mas pensei que estas postagens do Blog Tudo Índia também poderiam interessar os leitores do seu blog, esclarecendo ainda mais mitos e verdades sobre a Índia:

    9 mitos sobre a Índia que você precisa parar de acreditar
    http://tudoindia.com.br/blog/9-mitos-sobre-a-india/
    5 coisas que você ouviu falar sobre a Índia… que são verdades!
    http://tudoindia.com.br/blog/5-verdades-da-india/

    Seu post fala de outras dúvidas que as pessoas têm e de que eu não tratei lá, achei bom… quanto mais informação esclarecedora sobre a Índia disponível para todo mundo, melhor! 🙂

    Alex

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Juliana! Sei que você já viu, mas pensei que estas postagens do Blog Tudo Índia também poderiam interessar os leitores do seu blog, esclarecendo ainda mais mitos e verdades sobre a Índia:

    9 mitos sobre a Índia que você precisa parar de acreditar
    http://tudoindia.com.br/blog/9-mitos-sobre-a-india/
    5 coisas que você ouviu falar sobre a Índia… que são verdades!
    http://tudoindia.com.br/blog/5-verdades-da-india/

    Seu post fala de outras dúvidas que as pessoas têm e de que eu não tratei lá, achei bom… quanto mais informação esclarecedora sobre a Índia disponível para todo mundo, melhor! 🙂

    Alex

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Alex!! Obrigada pela visita!! Sim, sim!! Eu conheco o Tudo India atraves das comunidades do Facebook e sempre achei os artigos interessantissimos e de interesse publico. Vou criar um post sobre blogs que valem a pena serem lidos e, certamente, o Tudo India estara la. Um abraco e sucesso!

      Curtir

  4. Vai ver os indianos nao gostam dos chineses pq nao querem concorrencia, hahahah.
    E a reciproca eh verdadeira… Na China eles tem uma palavra derogatoria para indianos: a-san. Mas deve ser pq um sabe que o outro eh tao malandro como ele mesmo.
    Jah os japas… Devem gostar dos japas pq sao faceis de enganar ne?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s