As diversas faces da India

Muita gente ao assistir pela primeira vez os filmes indianos fica com a nítida impressão de que todos os atores não se parecem indianos. Ou, pelo menos, o que elas consideram como um rosto indiano. Quando meu esposo foi ao Brasil pela primeira vez, todo mundo falava com ele em português nas ruas e, minha família ficou impressionada com os traços europeus dele, dizendo que ele parecia mesmo era português. Então, eu te pergunto: Que cara tem um indiano?
Inspirada nestes acontecimentos, resolvi escrever sobre as várias faces da Índia.

indianface1

Que na Índia há mais de 2000 grupos étnicos, não é novidade. Mas, quais seriam as raças que formariam estes grupos étnicos? Muita gente não sabe, mas a Índia recebeu imigrantes e escravos de diversas partes do mundo, incluindo Europa e África. Mais recentemente, o Império Britânico era quem dominava o território indiano e, certamente, muitas misturas aconteceram. Muitos séculos antes, tivemos o Império Mughal, vindo da Ásia-Central, mais precisamente do Irã. Isto só para citar alguns.

jodhaa

Para falar sobre as raças (palavra da qual nao sou muito fa, mas a qual usarei aqui para o leitor não confundir com grupos étnicos), vou me basear na classificação sugerida pela diretora do Instituto de Pesquisa Antropológica da Índia, a Dra.B.S.Guha, a qual, diga-se de passagem, sempre gera discussões a respeito. Mas, pelo menos, nos dá uma boa introdução sobre o assunto.

Então, vamos à classificação sugerida pela especialista:

Negritos – Segundo a Dra. Guha, eles, vindos da África, teriam sido os primeiros habitantes da Índia, ainda podendo ser encontrados nas Ilhas Andaman e Nicobar e em diversas tribos do Sul da Índia, como Irulas, Kodars, Paniyans e outros.

andaman-islander
Um habitante das ilhas Andaman&Nicobar

Pro-australoides – Segundo a Dra, Guha, eles chegaram logo depois dos negritos.Possuem a pele marrom escura, cabelos ondulados e habitavam,sobretudo, na Índia, Myanmar e algumas ilhas do Sudeste Asiático.

 

Mongolóides– Encontrados sobretudo no Nordeste da Índia, eles tem características em comum com pessoas da Mongólia, China e Tibet. A maioria é habitante das províncias indianas de Assam, Meghalaya, Ladakh e Sikkim.

indianfaces4

Dravidianos– Dra. Guha classifica-os como sendo descendentes dos povos mediterrâneos, colocando-os na mesma categoria dos cretas,gregos, etc. Mas, há outros estudos que comprovam que esta raça veio da África, já que o Sul da Índia, onde eles são maioria, se encontra na mesma latitude do Senegal, Mali,Niger, Chad, Sudão, Etiópia e Somália. Além disso, muitos indianos ficam confusos ao encontrar alguém da Etiópia, devido a sua semelhança com o povo que habita o sul da Índia.

indianfaces5

Nórdicos ou Indo-arianos– Foram os imigrantes mais recentes da Índia. Os nórdico-arianos são um ramo dos indo-arianos, que deixaram suas casas 5000 anos atrás e se encontraram moradia na Mesopotâmia. Sua primeira casa foi no norte da Índia, na região do Punjab.

indianface2

Basicamente, são estes os grupos. Porém,em 2015, houve um estudo sobre genes e chegaram a conclusao de que todas as populações na Índia fazem parte de uma mistura genética de dois grupos ancestrais: ANI (Ancestral North Indians) e os ASI (Ancestral South Indians). E, chegou-se à conclusão de que os ANI são imigrantes (vindos da Ásia Cental,Oriente Médio, Regiões do Cáucaso e Europeus), enquanto os ASI seriam originários do próprio território indiano. Esta rixa entre indianos do norte e do sul é antiga e complexa. Volto a falar neste assunto em um próximo post.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto, eu deixo um link bastante detalhado:

Racial Classification of Indian People (by Different Anthropologist)

http://genetics.med.harvard.edu/reich/Reich_Lab/Press_files/Fountain%20Ink%20-%20December%202013%20-%20Cover.pdf

Para encerrar, vamos ver algumas fotos de atores e personalidades famosas da Índia só para dar uma idéia ao nosso leitor da variedade étnica deste país.

ranbor

ranveer

Agora, os atores do sul da India, so para voces notarem a diferenca.

Volto a ressaltar que antes que alguem possa ficar ofendido ou comece a criticar, que esta classificacao nao foi feita por mim, mas por diversos pesquisadores e, o texto acima foi baseado na tese de uma professora indiana. Mas, em um pais antiquissimo como a India e onde tantas culturas se mesclaram, realmente fica dificil saber de onde veio cada um. E, talvez este seja o maior atrativo da India: tanta diversidade cultural, religiosa e linguistica coexistindo de uma forma fenomenal. E, que a India continue a nos encantar…

Um abraco e ate a proxima!

por Banjara

Anúncios

6 comentários sobre “As diversas faces da India

  1. Excelente post!! Meu marido sempre escuta essas duas frases: “…mas você não parece indiano!!” ou ” indiano branco?! Os indianos que vejo na tv são de pele mais escura..”.

    Que eu me lembre até hoje só uma pessoa acertou que ele é indiano .

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois eh…no Brasil eles acham que todo indiano tem que ter aquela cor de pele marrom belissima, tipica, mas, nem todos sao assim. Eu tenho mais cara de indiana que meu marido. Ate aqui na India pensam que ele eh estrangeiro.Eh mole? Falam comigo em hindi e com ele em ingles!

      Curtir

  2. Oi Juliana! Maravilhoso esse post porque muita gente ainda tem aquela visão estereotipada de que todo indiano é de tal jeito, tem tais traços, e, pelo contrário, se vê que é um povo muito diversificado. Beijos. 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s