Divas do Iêmen

O Iêmen, como muitos dos nossos leitores já sabem, é um dos meus sonhos de consumo. Sua capital, Sana’a é uma das cidades mais antigas do mundo e considerada patrimônio histórico pela Unesco.

Apesar de atualmente a situação lá estar complicada, não podemos negar que o país possui uma bela cultura, mas na qual, ainda as mulheres não têm muita voz ativa. Porém, mesmo assim, o país produziu um grande número de estrelas da música e, uma mais talentosa que a outra.

A maioria, infelizmente,não vive em seu país de origem ou nasceu em outros países do Oriente Médio, mas filhas de pais iemenitas. Sendo assim, conseguiram preservar sua cultura através da música, fazendo lembrar ao mundo que no Iêmen há muita gente talentosa, sim senhor.

Vamos começar  por esta estrela aqui:

Arwa

Yemen

Arwa é um nome bastante popular no cenário musical árabe, mas nasceu no Kuwait. Porém, quando Arwa tinha dez anos de idade, em 1989, sua família mudou-se para o Cairo onde, mais tarde, ela cursou engenharia na Universidade do Cairo.Na verdade, seu pai é iemenita e sua mãe, egípcia. Arwa não só arrasa como cantora, mas também é apresentadora de tv. Em 2010, Arwa casou-se com um produtor libanês e hoje, vive no Líbano, onde segue sua carreira como cantora e apresentadora. Vamos curtir o som da moça iemenita.

 

Balqees Ahmed Fathi

balqees4

Conhecia como Balqees, a talentosa cantora é hoje, uma das sensações do mundo pop árabe. Seu talento já veio de berço, já que é filha de Ahmed Fathi, famoso cantor e compositor iemenita.Apesar de seu pai ser iemenita, sua mãe é dos Emirados Árabes e, foi lá que ela nasceu e foi criada. Ela lamenta não ter ido ainda até sua terra natal,Hudaidah. Balquees arrasa tanto no repertório pop como no tradicional. Uma verdadeira estrela!!

 

Rana Al Haddad

rana2

Assim como Balqees, Rana também é filha de um aclamado compositor iemenita. Rana costuma cantar canções patrióticas e religiosas. Em 2012, ela assinou um contrato de 3 anos com a famosa Rotana, a gravadora saudita cujo dono é o Príncipe Alwaleed Bin Talal (sendo que no país dele, música é pecado). Infelizmente não há quase informação na net sobre mais este talento iemenita.

rana1

A-wa

awa1

Elas pintaram aqui no nosso blog há alguns meses. Muita gente curtiu o som delas e compartilhou com os amigos. Eu também amei as canções deste talentosissimo grupo de irmãs isralitas de origem iemenita. O grande hit do grupo, Habibi Galbi nada mais é do que uma canção antiqussima que sua mãe costumava cantorolar. A canção foi remasterizada e ficou aqui:

As irmãs estão fazendo enorme sucesso no mundo pop árabe.

E aí? Gostou das divas do Iêmen??

Um abraço e até  a próxima!!!

por Banjara

 

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Divas do Iêmen

  1. Oiiiii!!! Obrigada responder meu último comentário!! Gostei muito de seu blog..gratidão por compartilhar seu olhar com nós internautas!!!….e este seu post eu não conhecia estas cantoras e como fazem gente bonita neste mundo…kkkkkk…..gosto muito tb da cultura do oriente médio, adoro assistir filmes turcos mesmo muitas vezes sem entender nada!!!kkkk e algo me deixa muito feliz é que aqui no Brasil nós temos acesso para descobrir essas belezas pela net, não é vedado…Um lindo fim de semana para você Juliana!!!!!! Paz e Luz!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Aninha!Fico feliz que tenha gostado do blog!! A cultura do Oriente Medio eh fascinante mesmo! Ja conhece o canal e blog Conexao Oriente? Eh o pioneiro sobre assuntos do Oriente Medio e escrito pela Andreia, que eh uma simpatia. Beijos e otimo fim de semana!

      Curtir

    1. Oi, Ellem!! Salam!!! Sim, eh verdade. O Yemen eh um pais muito lindo.Eu estava planejando ir agora nesta epoca do ano, contactei uma agencia la, mas eles me disseram para esperar mais um pouco porque a situacao ainda esta tensa no pais. Portanto, meu sonho teve que ser adiado…E, eh pertinho de Mumbai. 3 horas de voo apenas!! Ai…que a paz volte a reinar em breve por la e, na Siria, tambem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s