Bounenkai – A festa de fim de ano japonesa

O ano vai chegando ao fim e, no Japão, esta é a época na qual as pessoas mais ficam ocupadas. Tudo isso, por uma boa causa, é claro: as diversas festas de fim de ano!

bounen

Entre elas, uma é bem interessante: o Bounenkai. O Bounenkai é uma palavra formada pela junção de três caracteres: Bou (忘 esquecer) Nen ( 年 ano) kai (会 encontro). Ou seja: o bounenkai é o encontro, a festa para dar adeus ao ano velho e boas-vindas ao ano novo!

Estas comemorações fazem parte de 10 entre 10 empresas e instituições japonesas e, são realizadas de acordo com as finanças de cada um. Empresas de grande porte ou órgãos do governo costumam alugar salões de festa em hotéis badalados da cidade, onde no pacote, está incluído bebida e uma enorme diversidade de pratos. Os pratos podem variar entre pura e autêntica comida japonesa ou quitutes e algumas comidinhas da culinária ocidental, como massas e risotos. Já outra pedida bastate popular, é ir comer em um restaurante chinês, já que a comida agrada a todos.bounenkai

bounenkai2 bounen

O bounenkai, assim como toda festa japonesa, segue um protocolo. Começa com o brinde (kanpai) geral e termina, geralmente, com um banzai. Isto é: Se estiver alguém sóbrio o suficiente para  fazê-lo.

banzai-1106

Sim!! O bounenkai é o tipo de festa onde todos os estereótipos que vocês têm em relação aos japoneses, cairão por terra! Outros que vão cair por terra, literalmente, são os japoneses bêbados. Sim!Eles sempre são um show à parte em cada uma destas festinhas.

bonenkai-fun-1106

Neste dia, a maioria usa transporte público mesmo ou, freta um mini-ônibus que vai deixar cada funcionário de volta à casa, são e salvo. Me lembro de um dos bounenkai que participei, onde eu e mais outra colega de trabalho que também nao bebia, tivemos que levar nosso chefe para a casa dele e entrega-lo nos braços da esposa, que muito sem jeito, só pediu milhões de desculpas e perdões para nós. Se bem que esta prática é comum e a maioria das esposas japonesas está acostumada e não parece se importar muito. Para elas, é uma maneira do marido extravasar todo o stress do trabalho. Compreensivas, não?

Mas, o bounenkai é mesmo daquelas festas que a gente relembra o resto da vida. Lembro de outro caso, de uma funcionária japonesa super durona e mal-humorada, mas que ficava tarada depois de beber. As estórias dela eram conhecidas, mas em um dos bounenkai que tive conhecimento, ela se superou, arrancando a calcinha e dançando!

yopparai

Outra prática comum durante o bounenkai são os diversos jogos e a troca de lugares, geralmente, para possibilitar que todos na festa tenham uma interação e possam conhecer uns aos outros melhor, coisa que dificilmente é possível durante as horas de trabalho.

Confesso que na época que morava no Japão, eu não era muito chegada em bounenkai ou enkai, propriamente dito, pois não suportava o jeito nojento de certos chefes e funcionários, bem como suas piadas de mau-gosto. Também odiava ter que responder porque eu não bebia, já que não beber era considerado algo estranhissimo para eles!

Mas, não pensem que os bounenkai ficam só nisso! Eles têm continuação, chamada de nijikai (o segundo, próximo encontro). O nijikai é a continuação do bounenkai, só que trocando para outro bar. Geralmente, as festas japonesas têm horário para começar e terminar. Sendo assim, a maioria dos bounenkai termina lá pelas 21:00, 22:00. Depois disso, o povo ainda quer festejar e aí, fazem a continuação, geralmente em alguma izakaya (bar estilo japonês). E, depois de entornar o caneco na izakaya, eles terminam a noite, geralmente, em alguma loja ou barraquinha de lamen, pouco antes do sol raiar.

nomihoudairamenya2 ramenya

Pois é! Se você achava que os japoneses eram sérios e não sabiam se divertir, precisa participar de um bounenkai!! É realmente, uma experiência cultural única!!

Um abraço e até a próxima!

por Banjara

Anúncios

6 comentários sobre “Bounenkai – A festa de fim de ano japonesa

  1. Bom dia Juliana. Meu sonho aprender hindi. Acho um idioma incrível. Você acha que é possível aprender hindi sem dominar o inglês? Tô estudando inglês me esforçando mas ainda não tenho fluência. Você conhece algum canal legal do YouTube de alguem que ensine hindi? E você teria alguma dica pra tornar a aprendizagem mais rápida/fácil? Adoraria saber algumas dicas já que vc fala muitos idiomas e é professora. Você é muito inteligente! Dominar a lingua japonesa não é facil não é muito complexa. Você fala tantos idiomas, vou me inspirar em você e focar para conseguir melhorar e aprender novos idiomas. Parabéns pelo blog. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Giovana!! Obrigada pelo carinho. Respondendo a sua pergunta…sim, com certeza eh possivel aprender hindi sem saber o ingles, ja que sao duas linguas completamente diferentes e de origens diferentes. Em relacao a aprender no Youtube, eu recomendo o canal do Anil Mahato, pois ele alem de muito simpatico, ensina de forma bem simples. Aprendi muitas coisas no canal dele!! Alem disso, eu tenho outro blog, que anda meio paradao, o Indian Bhasha Brasil. La, eu tenho algumas licoes de hindi disponiveis. Um abraco!

      Curtir

  2. Haha, eh mesmo, jah estamos na epoca de Bounenkai! Ai como eu o-di-a-va Bounenkai e Shinnenkai na epoca que trabalhava em Tokyo! Por outro lado, adorava quando tinha enkai na faculdade jah que todo mundo era colega de laboratorio e de classe ne. Realmente a japonesada solta a franga acumulada durante o ano nessas ocasioes!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Se japonês, já é engraçado serio e de boca fechada imagina bêbado embounenkanekado né! kkk
    Pelo menos é uma vez no ano, kkk aqui o povo se embounenkai todas semanas kkk
    E a amiga da calcinha, no final devolvem, ou fica de brinde pra quem pegar? kkk Cada coisa não! kkk o nome diz que o bounenkai (bom nem cai) mas pelo visto todos caem no chão mesmo, de bêbado kkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s