Quanto custa? Quanto custa?

shutterstock_139283189
Por mais que já vá completar três anos desde que me mudei para a Índia, ainda há algumas (ou muitas) práticas com as quais creio que jamais hei de me acostumar. Uma delas, com certeza, é o hábito de eles perguntarem o preço de tudo!!
Tanto no Brasil quanto no Japão, perguntar o preço das coisas é algo bastante inapropriado e uma verdadeira falta de educação. Mas, perguntar quanto alguém ganha, é praticamente um tabu!!
Mas aqui, na Incredible India, é pratica comum, ainda mais entre família. Minha mãe, até hoje, nunca perguntou o quanto eu ganho ou deixo de ganhar. E, eu também pouco me importo em saber qual o valor da pensão dela.

Porém…qual não foi minha surpresa quando minha sogra (!!) me perguntou quanto eu ganhava e o quanto minha mãe ganhava de pensão!! Depois,claro, ainda perguntou se eu mandava dinheiro pra minha mãe ou não. Engoli seco e respondi. Só não esperava que ela fosse falar para várias parentes que nos vistaram ontem, que minha mãe ganhava X de pensão!!

Mas, sabendo que o negócio aqui é ostentar, não estranhei que isso aparerecesse no meio da conversa.
wpid-20151025_141506.jpg
E vocês? Se sentem mal quando alguém pergunta quanto vocês ganham? Antes que me respondam,vamos ver mais algumas perguntas inevitáveis dentro de uma familia indiana:indianfamily
>> Quanto você ganha?
>>Quanto seu marido ganha?
>> Quanto você paga de aluguel?
>> Quanto é a escola das crianças?
>> Quanto custou esta tua roupa?

wpid-20151028_140315.jpg
>> Esse seu brinco é de ouro? Quanto custou?
>> Quanto custou a passagem aérea de vocês?
>> E do aeroporto pra cá?Quanto custou o táxi?
E agora, a melhor de todas:
Quanto custou aquele presente que vocês me deram??

Depois de todo este interrogatório, não tenho mais dúvidas sobre a razão de o yoga ter surgido aqui. Deve ter sido criado por alguma nora injuriada. Só rindo pra não chorar!

yoga
Um abraço e até a próxima!!!
por Banjara

Anúncios

10 comentários

  1. Vixi, na China tb eles perguntam o preco de TUDO! E olha que nao precisa nem te conhecer pra perguntar: as vezes vc tah lah de boa, e do nada surge alguem perguntando quanto vc pagou nisso ou quanto vc ganha de salario ou paga de aluguel. Hoje em dia jah nem ligo mais, rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Haha,eu já havia lido sobre isso,no blog da “Paranaense na India” (Camila Pimenta)e ela respondendo 😮 suficiente para o local onde moro,o suficiente para me manter ,quanto custa seu aluguel?quanto você recebe?perguntas bem diretas que normalmente só se faz para pessoa bem próxima e quando faz!para nos ocidentais e bem invasivo mesmo.Eu lembro também ela contando que havia mais ou mesmos três dias que havia conhecido um casal indiano no trabalho ,Dilip industries em Jaipur, eles a chamaram para morar com eles no período que ela fosse ficar na Índia.OI!como assim?e claro que ela não aceitou ,mas agora ela entende a hospitalidade indiana.kkkkk coisas da Índia né. Bjsss Juliana,um forte abraço.Att Elaine Rangel

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, eh verdade!! Eu acho que li este post no blog dela,tambem!! Mas esta de morar junto eh demais!! Conhecendo o povo aqui, tenho quase certeza de que eles queriam eh ficar nas costas dela!! Pq eles acham que todo estrangeiro ganha bem.

      Curtir

  3. hahahaha já ouvi os indianos fazendo essas perguntas a meu esposo e ele também perguntando isso aos amigos todos eles sabem o quanto os amigos ganham, se o brinco da esposa de fulano é de ouro, se o relógio foi caro, etc.

    Só não ouvi ainda a ultima pergunta sobre presente rsrs e isso eu tive que ensinar meu marido que no Brasil não se pergunta essas coisas, ele se saiu bem mas algumas vezes o espírito indiano falou mais alto e umas 3 vezes me deparei com a situação de vê-lo perguntar quanto era o salário em tal empresa que a pessoa trabalhava ou se pagavam bem kkkkkkkkk a pessoa faz uma cara de CHOQUE e responde “ahh mais ou menos” hahaha imagine minha cara, finjo que não vi nada rs

    Beijos!

    Curtir

  4. Kkkk ai ai, cada coisa, eu como tenho mania de falar preço de tudo já ia facilitar a vida dos indianos kkk uma dica para os presentes, já dá com a etiqueta com o valor kkk coisa q aq é o fim do mundo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Claudia!! Hahaa…verdade! O pior eh que meu marido foi colocando tudo dentro da mala com as etiquetas de preco!!! Quase pirei!! Ai, ele eh que achou estranho eu estar removendo as etiquetas e disse que quando o presente eh para a familia,nao precisa remover. Ai, Jesus!!

      Curtir

  5. Ooi Juliana :). Nossa, esse negocio de perguntar o valor que pagamos nas coisas ou quanto ganhamos é muito desagradável ne? Mas é interessante como isso parece ser natural na Índia, pra eles não é visto como algo grosseiro. Mas, Ju, aqui no Brasil também tem um povo que não liga e tem mania de fazer esse tipo de perguntas haha mesmo sabendo que é muita indelicadeza, isso quando não perguntam quando há várias pessoas em volta, não sabem nem ser um pouco discretos e ficam olhando com aquela cara de tipo: uai, você não vai me responder? Hiper falta de senso. hahaha, como lidar?! 😂 Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s