Apesar de hoje os Emirados Árabes e outros países do Golfo Pérsico como Kuwait gozarem de muita modernidade e riqueza, há algo que eles fizeram questão de preservar: a música de raiz. E, esta música de raiz, oriunda desta região, é chamada de música Khaleeji. Apesar da enorme quantidade de artistas pops árabes, a música Khaleeji continua não só intacta, mas também crescendo em popularidade.
Na época em que aquela região nada mais era do que um deserto, as canções surgiram como uma forma de transmitir as estórias das comunidades beduínas e dos pescadores que viviam na costa destas regiões. Para isso, não só a música, mas também a dança e a poesia são usadas para expressar este estilo único chamado Khaleeji. A música Khaleeji mistura elementos originais com algumas influências da África, Irã e Índia, o que faz com que o resultado seja fantástico.
A arte da poesia já existia nas tribos beduínas, onde havia um shaa’ir, cujos conhecimentos literários lhe faziam obter uma posição de prestígio dentro da tribo. Em relação a melodia e a coreografia que acompanham a música Khaleeji, elas podem variar de acordo com a região. No Catar, por exemplo, eles possuem uma dança chamada Ardah, a qual é tradicionalmente executada às sextas-feiras.
É muito comum ver homens cantando este tipo de música, mas Khaleeji não é exclusividade dos homens. A maior prova disso é a cantora Ahlam, de Dubai.
Além de já ter mais de 10 álbums lançados, ela sempre é uma figura constante em festivais de música e concertos pela região. Outros nome que não podemos deixar de fora, é o maior astro da música Khaleeji atual: Hussain El Jasmi, que desde 2001 comanda o cenário Khaleeji.
Vamos conhecer mais este estilo de música através dos vídeos abaixo:
Ahlam
Hussein El Jasmi
Uma canção com tema Catari (Catar)
Se você gostou do astro Hussein El Jasmi, aqui vai um show dele exclusivo para você:
Documentário sobre a música Khaleeji
Khaleeji nos Emirados Árabes
Alyaziya- Uma bela e jovem cantora dos EAU cantando Khaleeji
Espero que tenham gostado!
Um abraço e até a próxima!
por Banjara Soul