Ashura – Conheça mais um pouco sobre o festival xiita

Para quem não sabe, ontem foi comemorado o dia de Ashura, ou Muharram, como é conhecido por aqui. O Ashura é um dia sagrados para os muçulmanos, e é celebrado no mundo todo de formas diversas.Para os muçulmanos sunitas, a data é uma data de expiação. Para os xiitas, é a data na qual eles relembram o martírio do neto do profeta Muhammad. Porém, há outros acontecimentos marcantes que compartilham a mesma data.

  1. A libertação do povo judeu da escravidão do Egito
  2. A morte de Imam Hussein, neto do profeta Muhammad, no ano de 680 em Karbala, atual Iraque.
  3. O dia que Noé saiu da arca.Porém, uma prática muito comum neste festival, é a auto-flagelação, a qual todos os anos, é sempre comentada na mídia. A auto-flagelação, até onde sei, é praticada apenas pelos muçulmanos xiitas. Aqui em Mumbai, por exemplo, há uma pequena comunidade xiita, mas eles praticam o auto-flagelo, cujas imagens podem ser bastante forte para aqueles mais sensíveis.Vamos conhecer algumas práticas comuns neste dia de festival:1. Muitos muçulmanos fazem peregrinação até a  Mashhad-al-Husayn, o templo em Karbala (Iraque), onde está o mausoléu de Husayn, o neto do profeta. No local, a entrada de não-muçulmanos não é permitida.
    karbala_iraqhussei_tumba

    2. Assim como na Páscoa encenam a Paixão de Cristo, no festival de Ashura, há a encenação da batalha de Kabala.

    Baghdad.Ashura2.4Nov2014

    3. Alguns pais fazem um corte na testa de seus filhos para simbolizar a data, o que, às vezes, causa sangramento intenso.

    babyxiita

    4. Há a queima de fogos.

    5.  Cobrir o corpo e a face com lama. Esta prática é mais comum entre mulheres da zona rural e as quais não possuem pouco ou nenhum acesso à educação formal.

    ashuramud

    6. Há diversos rituais de purificação durante o Ashura. Um dos mais curiosos, acontece no Marrocos, onde moças esvaziam as tâmaras e as preenchem de volta, usando fios do próprio cabelo. Apos isto, elas saem em um desfile pela cidade, cantando e tocando tambores. No final, as tâmaras são queimadas, como um símbolo de crescimento e fertilidade.

    31turkey_ashura2

    7. O festival de Ashura é a única data na qual as mulheres podem desafiar todos os códigos patriarcais inseridos em sua religiao. Em um dos cânticos proferidos pelas mulheres nesta data, há versos como: ” Baba Aishur, não estamos sob nenhuma lei. Mas o festival do nascimento do profeta está sob as leis dos homens.”

    enhanced-buzz-wide-3814-1384443606-22ashura1

    8. No Irã, há a prática chamada de “Congregação dos bebês de Hussein”, na qual as mães levam seus bebês ao ritual para relembrar o filho de Hussein, morto cruelmente aos 6 meses de idade, na batalha de Karbala.

    ashura_iran muharram_1
    9. E, como não poderia deixar de ser, há a prática do auto-flagelo, praticada ao ar livre em muitos lugares, incluindo Londres. (!) Este, é, sem dúvida, o ritual mais polêmico deste festival e muitos muçulmanos não compartilham da mesma opinião em relação a ele. As cenas todos os anos são chocantes, já que até crianças pequenas praticam este ritual.
    ashura_pak
    Mas, ao escrever este artigo, uma pergunta me veio à mente:
    Será que o Ashura também é celebrado no Brasil?

    A resposta é….SIM!! Há dois dias, por exemplo, houve uma cerimônia em Brasília, para celebrar o Ashura. A cerimônia foi aberta ao público e iniciou-se pela manhã, na porta da Embaixada da República Islâmica do Irã. Isto, claro, sem contar as diversas mesquitas espalhadas pelo país, as quais também celebram a data, mas ao que parece, de forma menos agressiva.  Não há muitas mesquitas desta vertente espalhadas pelo Brasil, mas há algumas em São Paulo e no Paraná.
    blog1***Foto retirada do blog http://islamismobr.blogspot.com

    Para maiores detalhes sobre esta importante data para os muçulmanos, sugiro que vocês leiam o post que escrevi no último Muharram.
    https://tabibitosoul.com/2014/11/04/muharram-o-ano-novo-muculmano/
    Deixo, também, um vídeo em português (de Portugal) sobre a origem e celebração da data.

    Bom, é isso. Espero que tenham gostado do post.
    Um abraço e até a próxima!!

    por Banjara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s